terça-feira, 12 de agosto de 2014

03/08/2014 - Corrida e Caminhada da Esperança - Florianópolis

2ª  Corrida e Caminhada da Esperança - FLN/SC
Esse final de semana era para ser dedicado ao último longão antes da maratona de Santa Catarina. Mas não consegui resistir e deixar de participar dessa prova. Ano passado não pude fazer correndo por causa da lesão e tive que completá-la caminhando com muita dificuldade.

A corrida foi bem divulgada na mídia por todo o Brasil pois fazia parte do Projeto Criança Esperança 2014 e aconteceria em praticamente todas as grandes capitais do país. Era uma prova sem muito foco na competição em si, mas sim no espírito de solidariedade dos atletas e caminhantes. Só houve premiação para os 3 primeiros colocados da prova tanto no feminino como no masculino. E não teve nem a divulgação do resultado geral, uma vez que nem chip de controle foi utilizado.

Imaginava que por se tratar de um evento de solidariedade a adesão seria maior, mas acredito que o número de concluintes tenha ficado na casa dos 300 atletas, de um número limite de 700 inscrições. 

Boa parte dos amigos do grupo Loucos por Corridas estavam la prestigiando e participando do evento. Eu na verdade estava querendo testar os 5 Km em ritmo forte, pois a prova tem a distância praticamente correta, e sem outras opções, além de ser plana. Quem sabe um novo recorde pessoal ?

A largada em Florianópolis foi uma das mais tardes em relação a outras localidades, às 9 horas. O tempo estava bom e o sol já tinha aparecido. Como não havia controle algum de tempo líquido e queria fazer uma prova forte, me posicionei na frente para a largada.

O percurso era bem simples e conhecido. Do início da Beira mar continental no Estreito até a altura do IFSC (Coqueiros) e retornar. Na saída larguei em um ritmo bom para o início, sem aquela loucura de tiro sub 4 min/Km. 

Os primeiros dois quilômetros estava me sentindo bem e sustentava um ritmo para conseguir baixar o recorde pessoal na distância. Mas após o retorno no Km 2,5 não consegui mais. Ainda fechei o 3º Km dentro do tempo, mas já estava jogando a toalha. Não sei se o calor ou a brisa contra que batia na volta acabaram me minando um pouco.
A verdade é que o 4º e o 5º Km foram na base do sacrifício mesmo. Foi muito duro tentar sustentar o ritmo inicial. Não sei se os treinamentos para a maratona, em ritmo bem mais leve, acabam prejudicando um pouco na velocidade. De qualquer forma, concluí a prova com o tempo líquido de 22min10s, com o pace de 4:23. Bem acima dos 21min30s que eu gostaria. É, recorde pessoal não deu. A tentativa agora dos 5 km vai ficar para a Corrida pela Paz, em Setembro.

Apesar de não ter um público em massa, o evento foi legal, pois foi possível reencontrar vários amigos. Acredito que alguns fatores limitaram a participação de muitos atletas, como a prova do Mountain Do Costão do Santinho, realizada no dia anterior, com a participação de mais de 500 atletas e também a opção por não premiação nas categorias e não divulgação dos resultados. 

Valeu por poder ajudar o projeto "Criança Esperança", e poder fazer uma das coisas que mais gostamos: correr com os amigos !!!
 Encontrando os amigos antes da corrida
Não era pra ser assim. Me desequilibrei.
Já voltando. Lindo dia !!!
Na chegada com a recepção canina (detalhe: ela fez todo o percurso da prova)
Prazer em conhecer pessoalmente o amigo Jeffrey Messa
Fim de festa e todos concluindo bem a prova.


Medalha aos concluintes (by Por falar em corrida)

Local: Beira mar Continental do Estreito
Data: 03/08/2014 
Horário: 9:00 Hs 
Distância: 5Km (5,06 Km) 

Inscrição: R$ 45
Kit: Camiseta, caixa de tubete e número de peito (não teve chip)  
Tempo: 22min10s
Pace: 4:23 min/Km

Colocação: xx de xxx (40-44 anos)
Colocação: 20 de 150 (masculino - estimado)
Colocação: 20 de 250 (geral - estimado)

Um comentário:

  1. Um grandioso evento. Parabéns, amigo !!! Por aqui também teve, mas optei por ir na Poa Day Run. Beijo, bons treinos.

    ResponderExcluir