sexta-feira, 1 de agosto de 2014

26/07/2014 - 8ª Corrida Volta a Lagoa da Conceição

8ª Corrida Volta a Lagoa 2014
Resultado
Fotos da Corrida
Essa é uma das corridas que participo desde o ano em que comecei a correr em 2009. Um percurso bonito e interessante, dando a volta em torno da Lagoa da Conceição, o que atrai muitos atletas da região e de fora.

Nesse ano a prova foi realizada em um sábado pela manhã. Normalmente elas ocorriam no domingo. Eram duas opções de distâncias: 5 Km e 10 Km, porém diferentemente do tradicional foram por percursos diferentes. Os 5 Km foram realizados em duas voltas próximo ao local da largada, enquanto a modalidade de 10 Km foi em torno da Lagoa.

Cheguei cedo. O dia estava friozinho, com o tempo fechado, mas sem muito vento e nem chuva. Muito bom para correr. A ideia era tentar fazer um tempo melhor que o do ano de 2012 (48min45s), uma vez que no ano passado estava correndo lesionado e participei somente para completar a prova.   

A largada dos 10 Km foi pontual, às 9 horas, com intervalo de alguns minutos para a largada dos 5 Km. Saí no bloco da frente, mas conseguindo controlar a euforia inicial para não sofrer muito no final. Agora já estou acostumando a ficar inicialmente para trás.

Nessa primeira parte é onde aproveitamos melhor o visual da lagoa da Conceição correndo ao seu lado por aproximadamente 2 Km antes de entrar pelas ruas.

Eu sabia que ia ter que encarar uma pedreira após o 6º Km, o morro do Badejo. Não tem jeito. Esse morro quebra qualquer ritmo. Só não queria caminhar. E subi bem mais lento, sem forçar muito o coração, mas trotando. Alguns atletas que estavam próximos foram me passando. Também estou analisando essas subidas em morros para encontrar um meio termo e ser mais eficaz. Já percebi que subindo muito forte comprometo todo o restante da corrida.
Vencida a grande subida vem a parte boa, a grande descida. Mas na verdade não é tão boa assim, pois a martelada no joelho é forte. Por isso, diferentemente de como fazia antigamente, desci mais controlado e um pouco com o pé no freio. 

O restante do percurso não é tão plano como os quilômetros iniciais, mas também não tem grandes elevações. Com isso, consegui recuperar várias posições perdidas no morro. O ritmo não caiu tanto dessa vez na parte final.

Completei a prova com o tempo líquido de 48min55s, conforme o garmin, que registrou uma distância de 10,52 Km. Por mais que tenha corrido razoavelmente tranquilo durante a prova, o esforço final sempre faz a gente chegar perto da exaustão. Pelo menos da a sensação de termos feito o melhor.

Não deu pra melhorar o tempo como eu gostaria, mas pelo menos melhorou um pouquinho o pace.

Na chegada havia suco, cappuccino gelado, água e frutas, além das massagens pós-prova. Dessa vez eu não fiz, pois estava frio e não estava com vontade de ficar esperando. Acompanhei ainda a premiação do pessoal. 

O resultado foi disponibilizado rapidamente em seguida ao término da prova e posteriormente no mesmo dia no site da empresa de cronometragem.
 A amiga Ana Clara também acordou cedo no sábado pra aproveitar essa bela prova
 Com o amigo Fausto Egídeo e o filho momentos antes da largada
Subindo o morro do Badejo
 Agora tá no final. Só mais essa subidinha
Chegando
 Opa, me pegaram na hidratação: cappuccino e suco !!!
Essa minha categoria não é fácil não:  13º colocado de 31 atletas

Local: Lagoa da Conceição
Data: 26/07/2014 
Horário: 09:00 Hs 
Distância: 10Km (10,52 Km) 

Inscrição: R$ 61,00
Kit: Camiseta, Pote de atum, sachê de cappuccino, refresco, número de peito e chip.    

Tempo: 48min55s
Pace: 4:39 min/Km

Colocação: 013 de 031 (40-44 anos)
Colocação: 080 de 228 (masculino)
Colocação: 083 de 323 (geral)

4 comentários:

  1. Curti seus números. Mas curtiria bem mais se estivesse lá na Lagoa para correr, que lugar calmo, que lugar lindo. Querendo fazer uma prova exótica como essa: dura e paradisíaca ao mesmo tempo. Parabéns, Hanada. Faixa etária dura, mas vc sempre bem na fita.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Runner Hostil. Realmente é uma prova bem fascinante. Faço ela anualmente desde que comecei a correr em 2009. Aqui em SC tem bastante corridas interessantes para se curtir a natureza, os Mountain Do, Indomit, além dos Circuitos pelas praias. Vale a pena !!! Abração.

      Excluir
  2. Eduardo, adoro seus relatos porque sempre me sinto dentro do evento. Sempre rico em detalhes e vendo rostos conhecidos. Parabéns por mais esta conquista. Sua categoria é forte mesmo.
    abraços
    helena
    Blog Correndo de bem com a vida
    Twitter @Correndodebem
    IG @Correndodebem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Helena. Obrigado. Também adoro ver as suas postagens. E agora fiquei mais contente que estás livre da lesão e das dores. Que bom. A pior fase já passou !!! E o melhor é que você conseguiu se manter em forma. Vai ser mais fácil para voltar. Daqui a pouco nos encontraremos novamente nas corridas !!! Bjo.

      Excluir