terça-feira, 21 de outubro de 2014

18/10/2014 - Corrida Santos Dumont - Base aérea FLN/SC


Corrida Rústica Santos Dumont - Base Aérea 2014

Resultado

Uma das poucas provas que consigo participar desde que comecei a correr, completando 6 anos consecutivos de participação. É uma prova bem interessante, pois ocorre dentro da base aérea de Florianópolis e o percurso segue por quase toda a sua extensão. Geralmente é possível também ver algumas aeronaves em exposição ou fazendo algumas manobras durante a concentração da prova.

Não estava muito animado quanto a objetivos nessa prova. A distância na verdade não é de 10 Km e mesmo se fosse dificilmente daria para brigar por um recorde pessoal devido as fortes subidas e descidas nos 2 primeiros quilômetros. O desafio então seria melhorar o tempo dos anos anteriores pois o percurso seria o mesmo, mas confesso que não estava me sentindo tão preparado pra isso, uma vez que estou treinando mais rodagem que velocidade por conta da preparação para a Maratona de Curitiba.

A largada estava prevista para as 16 horas na Base aérea de Florianópolis.Chegando por lá eu não imaginava que fosse encontrar tanta gente. Ao contrário dos anos anteriores onde o número de atletas beirava os 250 e considerando que as inscrições eram gratuitas, esse ano deve ter pelo menos dobrado ou até triplicado o número de participantes, e detalhe, com a cobrança mínima de uma inscrição no valor R$ 20..

Esse aumento expressivo do número de atletas acredito que tenha sido também pela abertura da opção de distância de 5 Km, o que possibilita a participação de muito mais gente que estão iniciando ou que não se acham em condições de percorrer os 10 Km em um percurso mais pesado.

Era tanta gente que a largada foi realizada em duas etapas, primeiro para os atletas dos 5 Km e depois para os de 10 Km. Acho que foi uma decisão acertada, uma vez que os trechos iniciais da prova em morro acima e alguns trechos de trilhas não eram tão largos e não davam vazão pra tanta gente, afunilando demais o início da prova.

Eu participei da prova de 10 Km, largando cerca de 10 minutos depois que o pessoal dos 5 Km. Como não tinha nenhum grande objetivo, a decisão então foi fazer um teste de estratégia de corrida, considerando a pedreira que seriam os 2 primeiros quilômetros.

Nos anos anteriores sempre larguei forte para os meus padrões, me desgastando logo no início da prova e comprometendo todo o meu rendimento para os 7 Km finais. Não conseguia mais me recuperar e sofria muito durante todo o restante da prova.

A ideia foi sair em ritmo mais controlado sem elevar muito o batimento cardíaco e sem exigir muito das pernas para poder chegar mais inteiro na parte plana e desenvolver um bom ritmo. E foi o que fiz. Consegui não exagerar na parte inicial dos morros, mesmo que em alguns trechos estivesse em ritmo de quase caminhando. Mas compensou, pois saindo desse trecho que  acabou em uma super descida deu pra retomar logo um ritmo normal de prova.


Passada a pior parte seguimos no sentido da entrada da base aérea em um percurso plano e de asfalto. Na cabeça ainda pensava na estratégia e tentava encaixar o ritmo mais constante a partir de então. 

Muitos amigos atletas referencias de provas que correm mais ou menos no mesmo ritmo já tinham aberto uma boa distância e nesse início eu me perguntava se teria feito a coisa certa. Mas segui concentrado no meu plano. Ainda com medo do que aconteceria comigo no final.  

Durante os primeiros quilômetros no asfalto não consegui muito progresso no ganho de posições mas estava conseguindo manter um pace bom e constante. Um detalhe que me chamou a atenção foi a falta de uma sinalização mais ativa no retorno dos corredores de 5 Km. Havia somente um cone com uma folha indicando. Enquanto estava indo percebi alguns atletas em dúvida sobre o retorno e alguns que já tinham passado do ponto, cerca de 1 Km. Esses eu ate consegui avisar.

Com o passar dos quilômetros fui notando que estava conseguindo manter o ritmo e que me aproximava de boa parte de pessoal que tinha disparado na minha frente. No retorno dos 10 Km, praticamente na entrada da base aérea, deu pra ver como estavam as diferenças. 

Não digo que a corrida estava fácil, mas estava conseguindo manter a regularidade, coisa que nas provas anteriores não consegui, elevando os paces acima de mais de 10 seg por Km. Aos poucos fui ganhando algumas posições e a partir 6º Km não me lembro de ter sido mais ultrapassado. Simplesmente mantendo o mesmo ritmo. Percebi então que estava valendo a pena manter o plano. 

Ainda até o final da prova deu pra fazer algumas ultrapassagens de quem foi perdendo o ritmo pelo caminho, inclusive nos 100 metros finais.

Fechei a prova muito satisfeito, ainda sem saber do tempo líquido, mas com a sensação de ter ido bem. Consultando posteriormente o garmin fechei em 45min09s, tempo bem inferior ao de 2012 de 46min46s e muito além do imaginável.

A seguir coloquei um comparativo dos paces dessa prova desde 2011, onde claramente dá pra observar a diferença após o 3º Km. Acho que a estratégia dessa vez funcionou.
Pode ser que as condições climáticas favoráveis, sem sol e sem fortes ventos, tenham ajudado um pouco nessa melhora.

A chegada exaustiva não foi diferente em relação aos outros anos. Muito suor e muita força nos metros finais, mas posso dizer que dessa vez valeu a pena. Depois uma super hidratação, alimentação com frutas e confraternização com os amigos.

Vídeo em câmera lenta (by Enio Augusto do Por falar em corrida)
 
Acabaram os morros. Agora é só plano.
Reta final
Curva final e último esforço
Essas minhas amigas correm demais (Lu e Cissa)
Medalhas diferenciadas para as distâncias de 5 Km e 10 Km (by Enio Augusto)

Local: Base aérea de Florianópolis / SC
Data: 18/10/2014 
Horário: 16:00 Hs 
Distância: 10Km  (9,65 Km)

Inscrição: R$ 23,00
Kit: Número do peito    

Tempo: 45min09s
Pace: 4:41 min/Km

Colocação: 012 de 029 (40-44 anos)
Colocação: 073 de 218 (masculino)
Colocação: 077 de 278 (geral)

2 comentários:

  1. Melhorou muito de 2011 pra cá, o que achei interessante o fato da inscrição ser tão barata, aqui em Brasilia é caro demais. Vou para Florianópolis final do ano conhecer a cidade bonita que todos falam... Parabéns pela corrida!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Hayra. Aos poucos vamos tentando ganhar alguns segundos e aprendendo com o percurso. As inscrições daqui realmente são mais baratas em relação aos grandes centros, mas também já estão começando a subir. Ainda temos algumas provas tradicionais com bons preços, mas são raras. Que legal que você vem conhecer aqui. Tenho certeza que vais gostar e muito. Quem sabe não participas de alguma corridinha com a gente aqui ?!!!

      Excluir