quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

22/02/2015 - Trilha Praia Grande - Palmas do Arvoredo

Trilha Praia Grande - Palmas do Arvoredo - Gov. Celso Ramos/SC

Fotos da Trilha FB (by Eduardo Hanada)
Fotos da Trilha FB (by Caçadores de Aventuras)
Fotos da Trilha FB (by Jean Marcelo de Souza)
Fotos da Trilha FB (by Valéria de Brito Souto)
Fotos da Trilha FB (by Ana Dilla Mello)


Apesar de não se tratar efetivamente de uma corrida todo o ambiente foi como se fosse. Além disso, não deixou de ter trechos onde tivemos que usar nossas habilidades de corredor para superar alguns obstáculos e fugir principalmente das picadas de "alguns" pernilongos.

Foi a primeira vez que participei de um grupo de trilhas. Resolvi encarar o desafio junto com a amiga Josi, a convite do amigo André Fiorenzano que estava organizando essa empreitada e divulgando por meio da página Espírito Livre - Caçadores de Aventura no Facebook. Gostei da proposta do passeio e aproveitaria também para fazer um treininho pelas trilhas e pegar umas praias.

O preço de R$ 40 em esquema de rateio ficou bem em conta, incluindo transporte de ônibus ida e volta até a trilha, sucos, doces e frutas no meio do percurso, acesso a praias mais restritas e almoço buffet livre.

Havia dois pontos de partida dos ônibus, um no trapiche da beira mar de Florianópolis e outro na Academia Superação em são José. Por questões de logística pegamos o ônibus em Barreiros, que partiu próximo das 8 horas. Muitos amigos, inclusive do grupo de corridas, estavam também embarcando nessa aventura. Tornou o passeio mais divertido.



Chegamos por volta das 9:00 na Praia Grande, no município de Governador Celso Ramos. Desembarcando por lá pudemos ver a quantidade de pessoas que participariam. Eram mais de 100 pessoas nessa aventura. Alguns mais experientes estavam com vestimentas e equipamentos mais sofisticados, mas tinha também alguns iniciantes como eu que nem sabia o que levar.



O início foi na metade da Praia Grande onde percorremos cerca 500 metros até chegarmos a parte das pedras. Essa sem dúvida foi a parte mais difícil, porém a mais bonita e mais divertida. Era um trecho de costas com mais de 1 Km de belas paisagens e pontos para fotografar. Diria que não é um trecho muito fácil, pois em certos momentos as passagens são estreitas, escorregadias e até de difícil acesso tendo que contar com ajuda dos amigos. Não é uma trilha aconselhável para se levar crianças.



A passagem pelas pedras rendeu muitas fotos interessantes e bonitas, principalmente com as filas de trilheiros que se formavam.


Aqui registrando o momento com a Josi, e a seguir em uma pedra mais alta com direito a uma pequena escalada pra chegar ao topo.


Após mais de uma hora fechamos esse trecho e chegamos na Praia do Sisal. Por lá nos aguardava uma farta mesa com muitas frutas, banana, maçã, melancia cortada, doces, além de sucos de laranja, melancia e água para hidratar. Tudo bem geladinho. Excelente. 



Ficamos um tempo por ali conversando e aproveitamos para refrescar tomando um bom banho de mar. Eu estava testando as filmagens com a GOPRO na água e por pouco fico sem ela. Depois de uma forte onda me pegou de surpresa pensei que a tivesse perdido. Por alguns segundos eu e os amigos que estavam ao redor ficamos a procurá-la. Graças a água clarinha foi possível encontrá-la na parte mais rasa e o melhor, estava gravando tudo.


Seguimos depois por uma trilha por cerca de 1,3 Km com vários desníveis. Era a parte boa pra fazer um treino de corrida, mas somente em alguns pontos era possível, pois era muita gente e a passagem bem estreita. Nesse trecho também já deu pra sentir um pouco da mata fechada e úmida que proporcionou um belo ataque de pernilongos que fizeram a festa com os mais de 100 trilheiros que passavam por ali. Importante sempre levar repelente.



Finalizando essa parte da trilha descemos para a Praia do Ilhéus, praticamente deserta e bem limpinha. Dessa vez quase ninguém aproveitou para entrar na água. Eu, como estava morrendo de calor não resisti. Fui dar uma refrescada, enquanto a turma aproveitava uma fonte de água doce que havia por ali. Mas ai congestionou !!!



Para aproveitar a água doce ficamos mais tempo por lá e quase perdemos o caminho da trilha, pois a turma já seguia bem mais a frente. Tentamos correr atrás do prejuízo e alcançar o pessoal. O duro é que vinha gente mais atrás ainda que também não sabia direito o percurso, e fomos meio que acompanhando. Nesse trecho, mais um forte ataque dos pernilongos. Nem o repelente estava funcionado. As picadas passavam pela camiseta e meias. Esse trecho durou pouco mais de 2 Km. Já estava bem quente e com a presença dos pernilongos não foi muito fácil. Alívio foi poder ver de cima que a praia de Palmas estava próxima.



Mais um trechinho de 1 Km, agora fora das trilhas, e com direito a travessia pelo Riozinho Águas Negras que deu uma boa refrescada.


Finalmente chegamos a Praia de Palmas. Agora era só achar o pessoal. Não via mais ninguém. Já estavam todos devidamente instalados no restaurante, que até ficou pequeno pra tanta gente. A situação ficou um pouco desconfortável pois os banheiros estavam interditados. Fomos salvos pelo banheiro químico que havia na praia.



A fome era grande e aproveitei para comer até não conseguir mais. A caminhada pelas trilhas havia acabado, mas ainda tivemos tempo livre para curtir um pouco da Praia de Palmas. Quem quisesse tinha disponível por lá ainda banana boat e stand up paddle para alugar.


O ônibus de volta estava programado para ás 17 horas. Já não via a hora, pois estava bem cansado e morrendo de vontade de tomar uma bela ducha gelada. Foi um super domingo diferente e muito legal ao lados dos velhos e novos amigos.

Eu recomendo e parabenizo o amigo André Fiorenzano, um dos grandes responsáveis pelo sucesso desse passeio e com certeza participarei sempre que puder.

Local: Praia Grande e Palmas - Gov. Celso Ramos / SC
Data: 22/02/2015 
Horário: 08:00 Hs
Distância: 7Km (7,36Km) 

Inscrição: R$ 43,00
Pacote: Transporte de ônibus, frutas, doces, sucos, água e almoço buffet livre. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário