segunda-feira, 2 de março de 2015

01/03/2015 - Corrida Pedra Branca 2015 - Palhoça / SC

Corrida Pedra Branca 2015 - Palhoça / SC

Resultado
Fotos da Corrida FB (by Eduardo Hanada)
Fotos da Corrida FB (by Marta Eli Ventura)
Fotos da Corrida FB (by Cidade Pedra Branca)
Minha primeira corrida em asfalto de 2015 e diferentemente das outras edições optei por fazer uma corrida rápida de 3 Km e testar o meu limite perto dos 12 min. Na verdade também estava com uma certa preguiça ainda de fazer uma prova mais longa, pois não me sinto muito confortável correr no calor.

O percurso da prova pra mim é bem conhecido. Tinhas as opções de distância de 3 Km, 6 Km e 12 Km. Cada volta tem aproximadamente 3 Km, o que torna o circuito para as provas mais longas um pouco cansativa. No caso dos 12 Km são 4 voltas.


Participei com o apoio do Podcast “Por falar em Corrida” e na ocasião estava representando e fazendo um pouco da cobertura da prova, no que era possível.

A largada ocorreu às 9 horas. Esse também foi um dos principais motivos de eu optar por uma prova mais curta. Essa época o calor é intenso e com o passar do tempo, que no caso dos 12 Km beira uma hora, fica muito pesada e sacrificante.

Além dos amigos de sempre tive o prazer de rever a Clarinha (filhilha da Marta e do Renato Ventura) e encontrar com o pessoal do IFSC: Humberto de São José, fazendo a sua estreia nas corridas de rua; Fabiana e Simone da Reitoria na organização; e a Miriam Loregian de Joinville e o seu marido Eric Ito. Muito legal ver a participação dos amigos de trabalho.

Para a prova, o meu objetivo inicial era fazer o percurso de 3 Km em menos de 13 minutos. Isso já me deixaria bastante feliz nas condições atuais.


Me posicionei bem a frente na largada, pois em provas curtas cada segundo é precioso. Não vi os principais atletas de elite conhecidos por perto e comecei a sonhar com uma boa colocação na prova, mesmo não tendo premiação por categoria.


Largada pontual. Buzina acionada e lá fui eu. Saí o mais forte possível e era assim que teria que ser mesmo. Durante uns 200 metros consegui correr próximo da elite. Deu até pra sair na foto !!! Mas sabia que não poderia abusar muito no inicio, pois um pouco antes do 1º Km viriam as subidas que acabam exigindo um pouco mais.




Foi justamente nos finais dessas subidas que consegui recuperar algumas das posições perdidas um pouco depois da largada. Acho que essa foi umas das vantagens de conhecer o percurso e não ter ido tão mais forte no início.


Passado os morros agora era só aproveitar a super descida. O problema é que a musculatura já estava toda dura. Mas foi do jeito que deu mesmo. Passado o sufoco maior o percurso ficou todo plano e era tentar segurar o ritmo, uma vez que não havia tempo para recuperação do fôlego.


Apesar de alguns atletas terem me passado ainda tive a sensação de estar relativamente bem posicionado na passagem pelo 2º Km, o que me motivou a tentar segurar o ritmo até o final da prova mesmo com toda a vontade do mundo de querer caminhar pra respirar um pouco.


Os metros finais acho que foram um dos mais sofridos em toda a minha vida de corredor. Era a disputa interna entre querer parar e querer acelerar num sprint final. A chegada foi bem do jeito que deu. Cruzei a linha no meu limite extremo, mas já contente com o tempo avistado no portal, próximo de 12min05s.

Com esse tempo até me empolguei com a possibilidade de ter conseguido uma boa colocação geral na prova de 3 Km e um pódio inédito. Ficamos na expectativa por algum tempo.

Aproveitei para me hidratar com os gatorades e me alimentar bem com a farta mesa de frutas, bolachas e barras de cereais. Nada como fazer uma prova mais curta. Chegamos mais rápido e pegamos ainda tudo bonitinho. Na saída da arena aproveitei para retirar a medalha.

Depois fui assitir e fotografar um pouco da corrida dos amigos que faziam as modalidades de 6 Km e 12 Km. E acho que escolhi bem, pois o sol estava cada vez mais forte. Após todos os amigos terem chegado tivemos uma festinha com direito a cupcake pra comemorar o aniversário do amigo Lucas.

Em seguida foi anunciada a premiação. Só pra aumentar a expectativa começaram pelas distâncias maiores. O amigo Jabson conquistou a 2ª colocação geral na prova de 6 Km, e eu muito feliz consegui a 4ª colocação geral nos 3 Km. Minha primeira vez em um pódio geral e em uma distância que nunca havia feito anteriormente. Feliz demais !!!.

Ultimamente andava até um pouco desmotivado com os treinos desse ano por conta da falta de rendimento com o calor, mas com certeza um resultado como esse dá uma injeção de ânimo. Agora é se preparar para o proximo desafio: Meia maratona de Joinville.

Pessoal do IFSC: Mirian e o marido Eric, Humberto, Simone e a Fabi
Junto com as feras antes da largada
Largando com e elite, pelo menos os metros iniciais (by Marta Eli Ventura)
 No meio da subida
Subidinha leve, quase na reta final (by Josué Lange)
Registro com a Pedra Branca ao fundo (by Alexandre Santiago - Focoradical)
 E teve até festinha do amigo Lucas e com a presença da Clarinha
Aprendendo com o Jabson na Corrida Pedra Branca
4º colocado geral - 3 Km(2,9Km) - tempo líquido 12min02s

Local: Passeio Pedra Branca - Palhoça / SC
Data: 01/03/2015 
Horário: 09:00 Hs
Distância: 3Km (2,9Km) 

Inscrição: R$ 90,00 (em grupo R$ 45)
Kit: Camiseta, squeeze, chip descartável, Número de peito 
Tempo: 12min06s
Pace: 4:11 min/Km

Colocação: xx de xx (categoria não teve)
Colocação: 04 de 36 (masculino)
Colocação: 04 de 98 (geral)

4 comentários:

  1. Parabéns novamente, e valeu pelas dicas sobre a prova.
    Tinha lido seu post aqui no blog sobre a prova do ano passado para correr este ano.
    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Eric. Muito prazer em conhecê-los pessoalmente. Nos vemos nas próximas corridas. Bons treinos. Abraço.

      Excluir