sexta-feira, 20 de março de 2015

15/03/2015 - 22ª Meia Maratona de Joinville / SC

 22ª Meia Maratona de Joinville

Em 2012 participei da 19ª 
Meia maratona de Joinville com largada e chegada na arena Joinville. Não tinha boas lembranças dessa prova. Sofri muito com o calor, com o sol forte e percurso em voltas. Por isso, dessa vez, com a inscrição em conta, percurso melhor com várias longas retas, largada mais cedo, decidi encarar novamente e tentar tirar o gostinho amargo de 2012.

Como a largada às 7 horas, optei por ir na véspera e me hospedar no Hotel Sabrina, que ficava cerca de 1,5 Km da largada, 1 Km do Shopping Mueller e em frente ao Mercado Municipal. Achei bem bom, principalmente pela localização, pois podíamos fazer tudo a pé.

A retirada do kit foi em outro local e para quem não conhece muito Joinville deu um certo trabalho para achar. Ainda bem que temos o GPS. A minha retirada foi bem tranquila e sem filas. Havia a opção para quem era de fora de retirar o kit no dia da prova, mas como estava por lá adiantei. De qualquer forma muito bom ter essa opção.

No dia da prova chegamos na largada cerca de 30 minutos antes e já dava pra perceber o grande movimento. Segundo a organização eram mais de 850 inscritos, sendo que mais de 500 para a meia maratona e o restante para a prova de 6,6 Km de participação. Um bom público.

Um pouco antes da largada começou a chover e já imaginava correr com chuva mesmo, mas logo passou. Tantos os atletas dos 21 Km como dos 6,6 Km largaram juntos. Eu me posicionei a frente, mas nem tanto.

Minha expectativa para a meia era fazer um tempo inferior a 1h45min, mas tentando chegar próximo de 1h40min. Sem perceber o meu ritmo inicial dos 3 primeiros quilômetros acabaram sendo mais fortes e até então estava me sentindo confortável. Eram trechos planos.

Até o 7º Km consegui manter o pace pouco abaixo do objetivo e imaginava que daria pra fazer uma prova boa. Mas a sensação de calor aumentava a cada quilômetro e já não estava conseguindo manter esse ritmo A partir de então só foi caindo.

Havia postos de hidratação a cada 3 Km e fui pegando água em todos eles, tanto para beber como pra refrescar um pouco. No final do 8º Km aproveitei para tomar o meu gel de carboidrato. Tinha programado tomar no  8º Km e no  16º Km. Mas tava difícil de descer.

11º Km foi o último que consegui ainda segurar o pace abaixo de 5 min/Km. Depois disso parece que comecei uma outra corrida praticamente me arrastando e torcendo para chegar os postos de hidratação o mais rápido possível. A partir desse ponto já estava dobrando as doses na hidratação.



No 15º Km teve um posto com isotônico. Não aguentei. Caminhei para tomar melhor os dois copos, mas não gostei muito e nem estava gelado. Argg... Como era esperado, pra complicar, apareceu o primeiro morro mais acentuado. Mais alguns momentos de caminhada. O coração continuava batendo a mil.

Uma curiosidade é que havia um limitador nesse 15º Km, onde os atletas teriam que estar passando com o tempo de até 1h45min para preservar a integridade física do atleta e a liberação do trânsito local. Não sei dizer se foi cumprido.

Logo em seguida no Km 17 um outro morro acentuado, mas dessa vez consegui reduzir e não caminhar. Também era mais curtinha. Segui no meu sacrifício, já sem objetivo a ser batido. Era conseguir chegar do jeito que dava. Nem tive vontade de tomar o outro gel.

Mais um posto de água  no Km 18. Caminhei mais um pouco e lá se foram mais dois copos de água pra molhar a garganta e refrescar. A sensação de calor ficava cada vez pior. Depois verifiquei pelo Garmin que a grande culpa dessa sensação era da alta umidade do ar que estava registrando 94%.

Agora estava terminando, e eu até quis recuperar um pouco do tempo perdido. Mas o esforço se tornava bem imperceptível a essa altura. Dores na panturrilha começaram a aparecer. 

O alívio veio com a chegada do último quilômetro. Era hora de apertar o passo. Não tinha muito gás, mas mesmo assim dei uma acelerada. A reta final chegou com o tapete vermelho e com uma subidinha pra complicar um pouco. Cruzei o portal com tempo bruto acima de 1h46min. Não deu nem o sub 1h45min no tempo líquido. Estouraram alguns segundos. 

Ao finalizar, minha sensação foi de ter feito um grande esforço na prova e não ter atingido um bom tempo para a meia, com mais de 6 minutos de diferença para o meu melhor resultado. Porém, conversando com o pessoal percebi que esse aumento de tempo foi geral em consequência do calor e da alta umidade. Definitivamente essa não é uma prova para melhorar tempo.

Nunca havia me hidratado tanto em uma chegada. Foram 7 copos de água, 2 copos de repositores e 1 garrafa de isotônico, além de uma banana. Isso porque peguei água em todos os postos de hidratação durante a prova.

Retirei a medalha, encontrei os amigos Roberto e Sidney na arena que já haviam chegado, e fomos "correndo" para o hotel ver se pegávamos ainda um bom café da manhã. Deu certo. Chegamos no último minuto antes de fechar e tiramos a barriga da miséria !!!

Percurso: Meia maratona de Joinville.

Retirando o kit
Jantar pré meia maratona, com Sidney, Roberto e Jorge Dutra
Com os feras antes da largada: Roberto, Sidney, Paulo Henrique e Ronaldo Urbano
Quilômetros iniciais
Não me lembro em que altura, mas antes dos 10 Km
Nada como a chegada. Tempo líquido: 1h45min35s
Fim de prova e com as medalhas em mãos, com o Roberto e Sidney

Local: Associação dos servidores públicos do município de Joinville / SC
Data: 15/03/2015 
Horário: 07:00 Hs 
Distância: 21,097 Km (21,220 Km) 

Inscrição: R$ 50,00
Kit: Sacola, camiseta, squeeze, chip descartável e número de peito.  

Tempo: 1h45min35s
Pace: 4:59 min/Km

Colocação: 020 de 048 (categoria 45-49 anos)
Colocação: 131 de 410 (masculino)
Colocação: 138 de 499 (geral)

3 comentários:

  1. Ola Eduardo.

    Parabéns pelo tempo. Mesmo não alcançando o seu objetivo... vc fez um tempo muito bom, na condição que estava a prova.

    O percurso pareceu interessante pelo mapa.

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marcelo. Muito obrigado. Realmente o tempo não foi bem o que eu gostaria, mas proporcionalmente acabou sendo legal. Se não estivesse quente e úmido o percurso acho que seria interessante para tempo. Estaremos na meia em BC. Vai lá ? Abraço.

      Excluir
    2. Sim, estarei em Balneário. Confirmado para a meia, será a minha primeira meia depois da maratona de SC. Nos encontramos lá!
      Bons treinos amigo.

      Abraços.

      Excluir