quarta-feira, 8 de abril de 2015

04/04/2015 - Corrida de Páscoa de Bombinhas / SC

Corrida de Páscoa de Bombinhas / SC

Resultado
Fotos da Corrida (by Eduardo Hanada)

Esse ano a Corrida de Bombinhas voltou ao calendário de provas de Santa Catarina. Em 2014 ela não ocorreu, pelo menos que eu tenha tomado conhecimento. Uma prova que normalmente me dá sorte.

Confesso que no dia fiquei com muita preguiça de ir. Na verdade mais pelo deslocamento que propriamente pela corrida. Enquanto seguimos pela BR-101 é tranquilo, mas quando saímos para a cidade de Bombinhas tudo fica muito demorado. Levei pouco mais de uma hora para chegar até lá. A largada era em frente ao Nico´s restaurantes. Fui direto para o antigo lugar e só descobri após perguntar para uma moradora local que o restaurante tinha mudado para a praia do Mariscal.

Ainda bem que saí com uma certa folga de tempo e deu para chegar. Apesar de ser mais longe, ficou em um local melhor e mais aberto para o público. Bem mais fácil para estacionar.

Fiz a inscrição na hora mesmo. Tinha opção de 5 Km e 10 Km. Por ter premiação somente nas categorias optei por fazer a distância de 10 Km. O percurso foi totalmente diferente das outras edições anteriores e do lado contrário, sem pegar os morros desafiadores de Bombinhas. Prefiro assim.

Na parte inicial foram praticamente 4 Km correndo por ruas de chão batido. Não gosto muito, mas até que deu para manter um bom ritmo perto dos 4:30 min/Km, com um 1º Km mais rápido de 4:18 min/Km na empolgação da largada.

Quem fez a prova de 5 Km fez o retorno antes e acessava a praia do Mariscal mais ou menos no meio e voltava. Os atletas dos 10 Km avançavam um pouco mais pela estrada de chão e acessavam a praia bem no finalzinho.

Logo quando acessei a praia após o retorno reduzi um pouco o ritmo. Acho que foi por entrar em areia fofa. Quebra um pouco o ritmo até chegar na parte mais firme da praia. Apesar de estar em um ambiente mais aberto e areia mais regular e dura não consegui manter o ritmo inicial, perdendo sempre alguns segundos nos meus paces, mas sempre procurando acompanhar alguns atletas referenciais de prova.

Só no finalzinho da prova dei uma bobeada. O Garmin ainda registrava menos de 9 Km e eu estava controlando para dar um gás no último quilômetro. Pra minha surpresa, ao passar a pontezinha que saía da praia percebi que a prova acabava por ali. O pessoal que vinha no mesmo ritmo deu uma acelerada e alguns me passaram voando. Sem chances de recuperação. Ainda bem que não eram da minha categoria.

A prova não teve chip, mas o tempo apurado pela organização registrou 40min56s para os 8,85 Km registrados pelo Garmin. Para esse tipo de ambiente e piso senti que tinha feito uma boa corrida. Fiquei na expectativa até de conseguir um pódio na categoria.

Na chegada teve uma boa hidratação com muita água, sucos, e algumas frutas. Só consegui comer uma banana. Enquanto aguardava a premiação encontrei a amiga e parceira Kelly. Ela estava retornando as corridas em 2015 depois de uma pequena lesão. E já voltou vencendo a prova de 5 km. Parabéns !!! A distância de 5 Km também foi um pouco menos, mas não tive a informação exata.

Na chamada da premiação tive a confirmação. Consegui a 3ª colocação na minha nova categoria de 45-49 anos. Meu 1º troféu da categoria nessa faixa etária. Muito Feliz. Valeu a pena a viagenzinha para Bombinhas. Só não contava com a TPA (Taxa de Preservação Ambiental) no valor de R$ 21,83 que ainda preciso pagar.

 Garmin - Corrida de Páscoa de Bombinhas (Perdi o registro dos dados)

Percurso pela Praia do Mariscal
Testando o pau de selfie com Paulo Henrique e Ronaldo Urbano
Terminando o trajeto pela praia
Medalha com efeito espelhado
Kelly (vencedora dos 5 Km) e Fabíole aguardando a premiação
Pódio com o Paulo Machado, vencedor da categoria 45-49 anos.
1º troféu da nova categoria de 45-49 anos

Local: Praia do Mariscal - Bombinhas / SC
Data: 04/04/2015 
Horário: 9:00 Hs
Distância: 10Km (8,85 Km) 

Inscrição: R$ 50
Kit: Somente número de peito. 
Tempo: 40min56s
Pace: 4:39 min/Km

Colocação: 03 de 004 (45-49 anos)
Colocação: 37 de 081 (masculino)
Colocação: 37 de 101 (geral)

4 comentários:

  1. Eduardo,
    Parabéns pela prova. Bombinhas é um lugar maravilhoso. Tenho vontade de correr lá. Estou vendo que o terreno "areia" não tem sido mais um obstáculo tão forte pra você. Parabéns pelo pódio, mas principalmente pela nova categoria. Feliz Aniversário atrasado (quem não tem fb parabeniza quando fica sabendo rs rs).
    abraços
    Helena
    Blog Correndo de bem com a vida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado, Helena, querida. Realmente a prova por lá é muito bonita. E esse ano facilitou um pouco, pois foi em terreno mais plano. A areia estava bem dura e ficou bom para correr. Por isso eu não senti muito. Ah, não foi atrasado não...foi adiantado. Eu ainda faço aniversário em Maio...rs. É que a categoria a gente muda na virada do ano mesmo !!! Bjos.

      Excluir
  2. Ola Eduardo.
    Parabéns pelo resultado e pelo pódio.

    Bons treinos até a meia de Balneário.
    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marcelo. Valeu, obrigado. Às vezes um pódio dá uma injeção de ânimo. Legal, que vais em BC. Nos encontramos por lá então. Abração.

      Excluir