quarta-feira, 29 de abril de 2015

25/04/2015 - Corrida 121 Anos de Emancipação Politica de Palhoça / SC

Foto: Masato Komati
Corrida 121 Anos de Emancipação Política de Palhoça / SC

Resultado
Fotos da Corrida FB (by Eduardo Hanada)
Fotos da Corrida FB (by Esporte Palhoça SC)
Fotos da Corrida FB (by Masato Komati)

Vídeo da Prova


Esse final de semana era pra fazer um belo treino longo de pelo menos uns 25 Km no domingo como preparação para a Corrida "Wings for Life" a ser realizada em 03/05/15 em Brasília, mas fui lembrado que a corrida nesse final de semana seria no sábado á tarde. Bem curtinha, resolvi participar mesmo assim.

Essa prova acontece anualmente em comemoração ao aniversário da Emancipação Política do município de Palhoça, e atraiu vários atletas de outras regiões e uma grande quantidade de atletas infantis. Acredito ser uma das maiores corridas destinadas as crianças da região.

A largada dos adultos foi próxima das 16 horas, bem no meio da tarde, após todas as baterias da provas infantis. A sorte é que não estava muito quente. Quando cheguei, às 15:15 já não havia local próximo para estacionar e como as ruas estavam fechadas tive que parar um pouco mais longe.

Os amigos de sempre estavam presentes e muitos até foram só pra prestigiar mesmo. Não sei porque, mas antes da largada não estava com aquela disposição normal de início de corrida. Acho que talvez por causa do horário. Como a prova era curta resolvi correr com a GOPRO na cabeça para filmar o percurso e a minha corrida.

Larguei um pouco mais atrás. Estava pensando em fazer uma prova progressiva. E consegui fazer exatamente o contrário. Saí naquela empolgação inicial em ritmo de tiro e fechei o 1º Km em 4:09, mesmo com uma subidinha. Era isso ou ficaria muito para trás. O pessoal saiu em disparada. Como sempre paguei caro depois.

No 2º Km o ritmo continuou forte, pelo menos para mim. Depois entramos na Av. Atílio Pagani e passamos em frente ao ponto de largada seguindo em frente no sentido oposto. Os amigos que estavam assistindo deram aquela força na passagem.

A partir desse ponto as coisas complicaram de vez. Não conseguia mais manter o ritmo e já começava a me arrastar. Na verdade estava querendo acompanhar o pessoal que seguia um pouco a minha frente, mas aos poucos fui me rendendo. Com mais uma subidinha no 4º Km me detonou de vez. Era preciso dar uma reduzida, pois não tinha mais de onde puxar o ar.

A hidratação durante o percurso não teve, pois a prova era curta, de aproximadamente 4,5 Km. Eu normalmente nem pego água em provas até 5 Km.

Ainda bem que a prova é rápida e logo já estava entrando na reta de chegada. Ao invés de me aproximar dos atletas que seguiam a minha frente ia ficando cada vez mais pra trás. Acabei fechando a corrida com o tempo líquido de 20min11s. Até que não foi tão mal. Analisando depois, vi que o pace médio desse ano 4:23 foi um pouco melhor que do ano passado que tinha sido de 4:29 min/Km.

Nessa edição entregaram medalhas de participação a todos os atletas que concluíram a prova. Entretanto houve redução da premiação para as categorias, sendo oferecido troféus somente até a 3ª colocação. Por conta disso eu achava que não daria nada, pois sabia que tinha atletas da minha categoria bem a minha frente na corrida. Por sorte eram somente dois e acabei ficando com o 3º lugar da categoria 45-49 anos. Estou gostando dessa nova categoria.

 Preparação para a largada
Passagem dos 2,5 Km, com a torcida da Clarinha
 Reta final
Finalmente chegando
 3º colocado na categoria 45-49 anos
Com o amigo Jabson, 6º lugar no geral e 1º na categoria
Com os feras
Loucos por corridas

Local: Prefeitura Municipal de Palhoça / SC - Lot. Pagani
Data: 25/04/2015 
Horário: 16:00 Hs
Distância: 4,5 Km (4,6 Km) 

Inscrição: R$ 30,00
Kit: Número de peito 
Tempo: 20min11s
Pace: 4:23 min/Km

Colocação: 03 de 07 (45-49 anos)
Colocação: 31 de 76 (masculino)
Colocação: 33 de 95 (geral)

Um comentário:

  1. Parabéns pelo tempo e o terceiro lugar na categoria!
    Fiquei impressionado que as vias não foram fechadas e os carros ultrapassando os corredores perigosamente em uma via de mão dupla.

    ResponderExcluir