quinta-feira, 18 de junho de 2015

14/06/2015 - 5ª Meia Maratona de Floripa O2 - FLN/SC

5ª Meia Maratona de Floripa O2

Fotos da Corrida (Ativo)

Essa foi a minha 5ª participação na Meia maratona de Floripa O2. Com certeza a maior prova do estado de Santa Catarina. Esse ano tive que abrir mão de participar da Maratona de Porto Alegre, que aconteceu nessa mesma data. Uma pena, eu queria fazer as duas, pois ambas são excelentes para quem busca melhorar o tempo pelos seus percursos relativamente planos e em época mais fria.

Optei pela Meia de Floripa, pois ano passado tinha feito uma prova debaixo de muita chuva e acabou não sendo do jeito que eu queria. Tinha esperança então de melhorar esse ano e fazer um sub 1h40min decente. Esse era o objetivo.

A retirada do kit foi na sexta e no sábado que antecederam a prova, no Hotel Majestic. Fui nos dois dias e estava bem tranquilo. Tinha uma feirinha de produtos da O2 e, para quem era assinante, além de descontos, tinha como benefícios a personalização da camiseta do evento (por sinal muito bonita), e acesso a área VIP no dia da prova, com mesa de frutas, pipoca, barras de cereais, massagem, banheiros exclusivos, e a melhor vista do portal de chegada.

A previsão do tempo para a prova era de chuva. E infelizmente se confirmou. Como já sabia da grande quantidade de atletas (segundo a organização do evento já estava em mais de 4.700 inscritos) chegamos mais cedo, um pouco antes das 6 horas. A largada foi às 7 horas para todas as modalidades de distância: 5 Km, 10 Km e meia maratona.

Desde que chegamos até a hora da largada a chuva não parou. Tivemos até que comprar capas de chuva. Nunca foi tão conveniente ter acesso a área VIP, coberta, e com uma boa estrutura para aguardar e se preparar para a prova.

Pouco antes do horário fui me aquecer e alinhar para a largada. Havia divisão por pace e eu estava no setor azul (pace de 4:30 a 5:30), mas na hora da largada deu pra sair junto com o pessoal do pelotão Quênia (abaixo de 4:30). Resolvi sair sem a capa de chuva, pois sabia que logo teria que tirá-la.

A largada foi pontual e não tive problemas com o congestionamento inicial. Desde o início deu para eu impor o ritmo que eu queria, sem limitações ou esforços desnecessários. A beira mar continental ajuda porque é bem larga e os primeiros 2 Km foram bem tranquilos, abaixo do pace alvo. Só afunilou no início da Ponte Pedro Ivo Campos onde passamos por cima dela com trânsito parcialmente fechado aos veículos. Essa foi a primeira subidinha, ainda tranquila por ser no início.

Após passarmos pela ponte, acessamos o viaduto Rita Maria com mais uma subidinha. Nada ainda que quebrasse muito o ritmo. No início é tudo bem mais fácil. As pernas respondem bem. Os atletas que fizeram os 5 Km retornaram antes de cruzar a ponte. Os de 10 Km cruzaram a ponte e um pouco a frente antes de chegar a Ponte Hercílio Luz retornaram. Os atletas da meia maratona seguiram em frente pela beira mar norte.

A chuva deu uma aliviada nesse trecho, mas ainda havia várias poças d´água e na medida do possível tentava desviar delas. Não sei porque também. Já estava todo encharcado mesmo. Quanto a hidratação, fui alternando, posto sim, posto não.

Pela beira mar norte fomos até o viaduto do CIC, onde fecharia a distância aproximada de 10,5 Km e retornaríamos. Na ida estava razoavelmente tranquilo, com o ritmo encaixado e conseguindo seguir dentro planejado. Como ainda era bem cedo e estava chovendo, pouca gente dessa vez pela beira mar para assistir. A minha passagem pelos 10 Km foi com 46:23. Havia optado por tomar somente um gel de carboidrato e fiz isso durante o 9º Km.

Garmin - Meia maratona de Floripa O2

Na volta deu pra ver a quantidade de atletas que participavam da meia maratona. Muita gente vindo do outro lado e várias saudações e palavras de incentivo dos amigos. Essa é a vantagem de correr em casa. Um pouco depois de retornar teve um posto de isotônico em saquinho. Tomei quase um inteiro. Bem mais prático. Ah, lembrando que os copos de água estavam gelados quando passei.

Até o 15º Km, próximo do trapiche, eu consegui sustentar o ritmo que queria, fechando essa distância com 1h10min cravados. Faltava pouco mais de 6 Km para segurar, mas é exatamente nessa parte que o gás vai acabando e o esforço vai ficando cada vez maior.

Do 16º Km ao 18º Km eu perdi alguns segundo preciosos e que dificilmente eu conseguiria recuperar, uma vez que depois seria a subida pela ponte Colombo Salles. Eu fazia força, mas as minhas pernas não estão acostumadas às subidas e penei bastante. Muitos atletas me passaram nessa subidinha final. Nessa hora eu estava dando adeus ao meu objetivo de sub 1h40. Não tinha mais de onde tirar oxigênio.

Finalmente vencida a subida fui tentar recuperar o tempo perdido na descida. E já no finalzinho da ponte, quase chegando para entrar pela beira mar continental, senti a perna direita. Ela tinha perdido a força com uma dorzinha na lateral na altura da canela. Não conseguia mais levantá-la direito e quando conseguia doía. Puxa, faltavam pouco mais de 2 Km e me acontece isso, pensei.

Estava praticamente desistindo da prova, pensando que poderia ser uma lesão e se continuasse poderia piorar. Parei um pouquinho tentei achar um movimento que não doesse tanto e fui seguindo meio que em trote leve. Era o que dava pra fazer. Ao mesmo tempo brigava comigo mesmo por achar que ainda dava pra chegar no tempo. Aos poucos fui aumentando o ritmo e consegui cruzar o portal de chegada com o tempo líquido de 1:40:45, apenas 9 segundos acima do ano passado.

Era para eu ficar ter ficado bem chateado por não conseguir o sub 1h40min, mas no final até achei que foi de bom tamanho, principalmente por essa parte final que quase me tirou da prova. E mesmo assim ainda deu pra chegar na casa de 1h40min. Bom, os segundos a mais fica para tirar no ano que vem e espero que sem chuva.

A dispersão foi bem rápida por causa da chuva. Encontrei alguns amigos que vieram na mesma tocada, me hidratei apesar de já estar totalmente molhado, entreguei o chip e retirei a medalha. Como continuava chovendo, fui logo para a área VIP onde estava o pessoal. Além de ser coberto deu pra se trocar mais tranquilo, comer umas frutas, pipoca, e tirar mais algumas fotos. Tenho que concordar, dessa vez valeu a pena.

Posso não ter conseguido a minha meta nessa prova, mas mesmo assim para mim foi um excelente final de semana.

Percurso 2015 (21,350 Km)

Retirada do Kit
 Só começando. Ainda escuro
Com a Ponte Hercílio Luz ao fundo

Voltando pela Ponte Colombo Salles

Na beira mar continental
Chegando um pouco cansado
Agora é só alegria
Com a turma na área VIP. Fausto, Roberto, Lou, Lucas, Marina e a Josie
Todos felizes. Com a querida Josie e a Lou, direto de Curitiba
E essa era a visão privilegiada da área VIP

Local: Beira mar Continental - FLN/SC
Data: 14/06/2015 
Horário: 07:00 Hs 
Distância: 21,097 Km (21,350 Km) 

Inscrição: R$ 104,80
Kit: Número do peito, sacola, camiseta manga comprida, boné, isotônico e chip.  

Tempo: 1h40min45s
Pace: 4:43 min/Km

Colocação: 022 de 0179 (categoria 45-49 anos)
Colocação: 189 de 1391 (masculino)
Colocação: 196 de 2082 (geral)

5 comentários:

  1. Oi.. Adorei seu relato... Sempre entro para ler seu blog. Fiquei curiosa... Como faço pra saber quantas mulheres estavam no 10k, na minha categoria e no total. Obrigada pela postagem registrada. Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luciane. Muito obrigado por acompanhar o meu blog. Fico feliz !!! Então, pelo site do resultado estava dificil de conseguir os números, mas os nossos amigos do Podcast "Por falar em Corrida" sempre fazem esses levantamentos. Segue o link: http://www.porfalaremcorrida.com/meia-de-floripa-14062015/. Espero que ajude. Abraços.

      Excluir
    2. Obrigada pelo link... Li tudo. Pena não ter a informação de quantas mulheres de 25a29 no 10k. Mas vejo que eles tem mais informações que o Ativo. Rsrsrs... Agradeço pela resposta e continue postando sempre. Adoramos ler... Força

      Excluir
  2. Legal Eduardo! Como é minha primeira meia de Floripa, seu relato me colocou a situação real da prova. Obrigado e parabéns! Torço para que vc consiga seu objetivo esse ano! Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, Jander. Essa era a ideia. Também estava dando uma olhada pra ver como fazer ou "o que não fazer" na Meia esse ano. Tenho certeza que vais gostar do percurso e farás um excelente tempo. Vamos pra cima. Até lá. Abraço.

      Excluir