quarta-feira, 8 de julho de 2015

05/07/2015 - 9ª Corrida Volta a Lagoa da Conceição - FLN/SC

 Corrida Volta a Lagoa 2015

Resultado
Fotos da Corrida

Essa é uma das poucas corridas que consigo participar desde que comecei a minha vida de corredor em 2009. Com essa edição completei 7 participações seguidas e isso torna-se interessante para poder fazer um comparativo evolutivo ano a ano, mesmo que o percurso tenha sofrido algumas alterações.

Como é tradição o trajeto principal basicamente dá a volta pela Lagoa no seu trecho aproximado de 10,5 Km. Para essa distância havia opções: individual e duplas. Ainda teve como prova alternativa a distância de 4 Km, com percurso concentrado no condomínio das proximidades. Ao contrário do ano passado que ela foi realizada no sábado pela manhã, esse ano voltou a ser domingo.

Meu objetivo desse ano era ainda tentar melhorar o meu tempo de 2012 (48min45s). Ano passado bati na trave com o tempo de 48min55s. Como está difícil melhorar agora. Cada segundinho parece uma eternidade.

Esse ano achei a temperatura e as condições climáticas ideais para a prova. Estava friozinho e sem sol e nem muito vento. A largada da prova principal foi pontualmente às 9 horas, com intervalo de alguns minutos para os atletas dos 4 Km. Fui me alinhar para a largada mais em cima da hora por isso saí no bloco intermediário, o que não foi tão ruim, pois as ruas eram largas no início facilitando a dispersão.

Na parte inicial com o percurso mais plano deu pra desenvolver um bom ritmo, muito semelhante ao do ano passado. Coloquei esse comparativo na tabela a seguir. Nesses primeiros 2 Km podemos contemplar bem o visual da Lagoa da Conceição. Para facilitar um pouco esse ano estava com calçadas novas. Acabei correndo por elas.

Como já conheço bem o percurso e sei da dificuldade do morro do Badejo, um pouco depois do 6º Km, corri forte nesse início, mas não no meu limite. A ideia era chegar um pouco melhor pra encarar o morro e não caminhar. Que a subida quebra o ritmo não tenha dúvida, mas dessa vez consegui subir mais constante e ao contrário do ano passado que fui sendo ultrapassado, esse ano fui chegando próximo dos outros atletas que seguiam mais a frente. Cheguei no topo bem cansado, mas dessa vez senti evolução.

                         

A descida por outro lado é bem forte e eu não costumo mais descer a toda, pois martela muito o joelho. Vou mais contido. Nessa parte os outros atletas abrem um pouco, mas com a volta ao plano a gente consegue encostar novamente.

Postos de hidratação me lembro de pelo menos 2. Peguei água em ambos. Um pouco para beber e um pouco pra molhar a boca e a cabeça. O percurso depois do morro do Badejo segue meio com altos e baixos, mas nada com grandes variações. 

Sentia que estava em um ritmo bom, próximo de vários amigos que normalmente correm a minha frente, só não sabia se iria aguentar por muito tempo. Dessa vez o trecho final foi alterado não sendo pela tradicional chegada pela avenida, e sim pelas ruas mais tranquilas do condomínio. Isso afetou e alterou um pouco a distância.

No finalzinho, o Bruninho, filho do amigo Sebastião, emparelhou. Foi legal que chegamos mais fortes e juntos. Com certeza esse ritmo final com essa puxada do Bruninho foram importantes no tempo final e fez eu ganhar alguns segundinhos.

Cruzei o portal de chegada com o tempo líquido de 48min32s. Estava estabelecido o meu novo recorde da prova. Até esperava que fosse melhor, mas com uma diferença de 200 metros a mais registrado pelo garmin por conta da alteração no final do percurso, a melhora não foi tão significativa. Poderia ter até caído da faixa de 48min, mas fica pra tentar no ano que vem.


Percurso Volta à Lagoa 2015 - 10,72 Km

Na chegada uma boa estrutura aguardava os atletas. Havia café quentinho, caixinha de cappuccino, muitas frutas, água, além das massagens pós-prova. Entreguei o chip que era retornável e retirei a medalha. Depois teve aquela confraternização com os amigos, assisti a premiação e tiramos mais algumas fotos. Prova muito boa e já tradicional em Florianópolis.

Galera ainda agasalhada antes da prova. Friozinho bom. 

Trecho inicial com passagem pela Lagoa (2 Km)
Tentando me hidratar sem perder o ritmo
No meia da prova, apertando o passo.
Chegada com o Bruninho, filho do Sebastião. Viemos juntos nos últimos quilômetros.
Mais uma vez testando e aprovando o coolbelt
Bom público. Assistindo a premiação.
Passando pelo mirante para ver de cima o local da prova

Local: Lagoa da Conceição
Data: 05/07/2015 
Horário: 09:00 Hs 
Distância: 10Km (10,72 Km) 

Inscrição: R$ 60,00
Kit: Camiseta, cappuccino em caixinha, número de peito e chip.    

Tempo: 48min32s
Pace: 4:32 min/Km

Colocação: 009 de 027 (45-49 anos)
Colocação: 061 de 230 (masculino)
Colocação: 064 de 319 (geral)

Um comentário: