quinta-feira, 16 de julho de 2015

11/07/2015 - Meia maratona de Pinhais - Subway - Curitiba/PR

Meia Maratona de Pinhais - Subway

Fotos da Corrida (by Circuito Paranaense de Meia maratonas)
Fotos da Corrida (by VivoEsportes)


A Meia maratona de Pinhais - Subway fecha a minha 30ª meia maratona concluída desde que comecei a correr em 2009, 6 anos atrás. No começo parecia algo impossível alcançar essa distância, mas a persistência fez com que ela se tornasse a minha distância preferida (21,097 Km). A minha primeira vez foi em 21/03/2010 listadas no link: http://eduhanada.blogspot.com.br/p/meias-e-maratonas.html

Essa prova em específico também tinha uns diferenciais: foi realizada em outro estado, Paraná, e à noite. Minha primeira meia nessas condições. Também tinha opções em percorrer a distância em dupla ou em trio, mas preferi fazer individual pela dificuldade na logística dos postos de troca.

Como a inscrição da prova foi bem barata, R$ 20 (isso incluindo kit com camiseta de manga comprida, bandana e barra de cereal), logo terminaram e com muito tempo de antecedência. As inscrições estavam limitadas e muita gente não pode participar oficialmente.

Daqui da grande Florianópolis foi um ônibus lotado para a corrida em Pinhais/PR. Eu fui antes, pois queria ficar mais descansado, sem loucura de bate e volta. Encontrei com boa parte do pessoal antes da prova, inclusive para pegar o kit. Ainda bem que acabei achando fácil.

A previsão de chuva e frio não se confirmou para a nossa felicidade. Frio até estava um pouquinho, mas nada de chuva. O que ficou de excelente tamanho.

Primeiro largaram os atletas das duplas e trios, os PNE´s, a elite, e só depois os mais de mil atletas que fariam os 21 Km individuais. Engraçado que estávamos todos conversando na parte mais atrás e quando vimos a largada principal já tinha sido dada. Lá fomos nós ver o que nos esperava. Minha meta de meia pelo menos por enquanto é tentar o sub 1h40min.

O início foi bem complicado. Foram praticamente 3 Km correndo pela pista do autódromo, porém com a quantidade de atletas e com a escuridão quase total (não havia iluminação alguma), dava um certo receio de esticar as passadas. Eu mesmo presenciei a queda de um atleta na minha frente. Mas logo se levantou e continuou.

Finalmente ganhamos as ruas de Pinhais. Eu nem estava conseguindo acompanhar o meu pace inicial porque estava tudo escuro. Só percebi que não estava dentro do esperado. Começou então um percurso com várias quebradas entre ruas locais e às vezes super retas.

Pelas ruas tínhamos a iluminação pública. Porém, mesmo assim tínhamos que tomar muito cuidado com as centenas de lombadas que tinham nas vias locais por onde corríamos. A grande maioria já sem identificação e era necessário correr sempre olhando para o chão. Em uma das minhas distrações, quase fui vítima também. Dei uma "trupicada" em uma lombada camuflada e por pouco não fui de cara no chão, por muito pouco mesmo. 

Depois disso corri com bastante receio a alterando até a forma da passada, mais alta. O percurso foi todo pela periferia parecendo bem cidadezinha do interior. O interessante é que os moradores locais iam para fora pra assistir e a criançada fazia a festa esticando a mão pra os atletas darem um tapinha. Isso foi muito legal. 

Garmin - Meia maratona de Pinhais - Subway

Apesar do friozinho fui me hidratando com goles de água em todos os postos. A partir do 9º Km tomei o meu primeiro e único gel. Estava correndo bem e conseguindo manter um bom ritmo, apesar de estar um pouco fora das minhas pretensões. Já havia percebido que seria difícil um tempo melhor por conta das várias quebradas pelas ruas locais e cuidados com o piso.

Até o 15º Km eu não sabia, mas estava dentro do ritmo para fazer o sub 1h40min, mas na corrida confesso que não tinha essa sensação. Também, a partir daí é que o cansaço começa a pesar e as pernas começam a endurecer. Os paces começaram a subir alguns poucos segundos e aí foi ficando difícil. 

Após o 18º Km entramos novamente pelo autódromo. Ufa, agora faltavam somente 3 km. Mas quem disse que seria fácil. Seguimos pela pista indo e vindo, meio desorientado com a falta de iluminação. Não conseguia nem ver pra onde seria a próxima curva e ao longe só víamos os vultos dos atletas, que mais pareciam fantasmas. Foram 3 Km que pareciam não ter fim.

Finalmente, depois de 21 Km entramos na reta final e já travado tentando evitar cãibras nas pernas cruzei a linha de chegada com o tempo líquido de 1h42min25. Do sub 1h40min ficou longe, mas em termos de ritmo foi quase, pois a distância segundo o garmin foi de 21,52 Km. Pelas condições achei que foi bem bom o resultado.

Na chegada encontrei alguns amigos que já haviam chegado. Retirei a medalha, isotônicos, água e frutas, que dessa vez estavam rigorosamente controlados. Não fiquei muito tempo por lá, pois estava mal, com dores no estômago devido ao esforço e tremendo de frio.

Percurso 2015 (21,520 Km)

 Aguardando a largada
 Alguns membros da delegação de Floripa
Uma voltinha pela cidade de Pinhais
 Querida Josie, apoio local e parceria
 Sprint final na reta do autódromo
 Fechando a prova. Tempo líquido: 1h42min25s (21,520Km)
Linda medalha

Local: Autódromo Internacional de Curitiba - PR
Data: 11/07/2015 
Horário: 20:00 Hs 
Distância: 21,097 Km (21,520 Km) 

Inscrição: R$ 20,00
Kit: Número do peito, camiseta manga comprida, bandana, barra de cereal e chip descartável.  

Tempo: 1h42min25s
Pace: 4:45 min/Km

Colocação: 024 de 094 (categoria 45-49 anos)
Colocação: 225 de 803 (masculino)
Colocação: 239 de 1004 (geral)

2 comentários:

  1. Parabéns Eduardo.
    Grande prova. Sua cadência foi forte e firme na maior parte da meia maratona. Mostra treino e condicionamento. Correr em lugares novos anima bastante também. Parabéns.
    super abraço
    Helena
    Blog Correndo de bem com a vida
    Twitter @Correndodebem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Helena. Pois é. Já descobri que na meia maratona meu rendimento cai no 15º Km e na maratona no 30º Km. Preciso ainda descobrir a melhor suplementação para tentar manter o ritmo. Ah sim, estou tentando fazer provas diferentes e algumas fora. Bom pra aproveitar e passear também...rs. Bjos e bons treinos.

      Excluir