segunda-feira, 10 de agosto de 2015

08/08/2015 - Treino Desafio de Inverno - Rancho Queimado-Angelina 15 Km

Treino Desafio de Inverno - Rancho Queimado-Angelina 15 Km

Fotos da Corrida FB

Vídeo

No último sábado tive o prazer de participar do melhor treino de corrida desde que comecei a prática do esporte. A idealização do Treino Desafio de Inverno foi do nosso amigo Renato Luiz Ventura que contou com a ajuda na organização do Podcast "Por Falar em Corrida" e do Site de corridas de Santa Catarina CORRIDASSC, além de vários outros parceiros e apoiadores que somaram e ajudaram para o sucesso do evento.

Tudo muito bem planejado desde o início. O treino era aberto a todos os corredores que se considerassem aptos a percorrer algo em torno de 15 Km (igual a da São Silvestre), distância que separa as cidades de Rancho Queimado e Angelina, ao pé da serra catarinense. Quem quisesse podia adquirir antecipadamente um ticket que dava direito a medalha e a um almoço no final do treino. Ticket esse que se esgotou rapidinho, pois era bem baratinho, só R$ 20.

A concentração e a estrutura toda ocorreu na Praça Central de Angelina, em frente a igreja. Fomos recepcionados com um belo café da manhã com direito à vários tipos de cucas e café para esquentar um pouco. Para os mais ligados em redes sociais e internet foi disponibilizado também acesso gratuito Wi-Fi para o evento.

Além de vários corredores avulsos, o treino contou com a presença de várias assessorias esportivas de corridas, além de atletas de várias cidades do estado, o que deixou um bonito colorido no evento. Foi uma confraternização bem legal entre os amantes do esporte.

A largada do treino foi na cidade de Rancho Queimado e para levar os atletas até lá foram disponibilizados vários ônibus, partindo de Angelina. No caminho de ida já deu pra sentir um pouco os vários morros que encararíamos. Menos mal que seriam mais descidas que subidas. Além de nós que seguíamos de ônibus vários outros atletas já aguardavam na praça de Rancho Queimado para se somarem aos participantes do treino.

Uma curiosidade é que apesar do treino ser de inverno e inicialmente se esperar uma temperatura bem baixa na região, foi bem ao contrário. Estava até quente com a presença do sol. Melhor assim. A hidratação no percurso conforme avisado previamente era por conta de cada um, e todos já foram preparados.
Eu tinha intenção de fazer um treino um pouco mais longo, algo em torno de 24 Km, mas acabei mudando de ideia ao ver o percurso. Saímos todos às 9:20 da praça de Rancho Queimado e cada um seguiu no seu ritmo. Alguns fizeram um treino mais forte e dispararam, outros preferiram um treino mais ritmado e outros ainda estreavam nessa nova distância e iam bem na boa curtindo a paisagem.

Tentei fazer o treino em ritmo constante, ainda sonhando em tentar ganhar ritmo para conseguir participar da maratona de Santa Catarina no próximo dia 16/08, mas foi impossível. Ou era descida ou era subida. Não tinha meio termo. Por isso as parciais por quilômetro ficaram bem diferentes. Além do que, morros não são o meu forte. E agora descobri que descidas muito fortes também não.

O percurso é muito bonito com cachoeiras e aquele ar de serra. Muitos atletas aproveitavam e iam parando para fazer alguns registros e admirar a paisagem. Só um cuidado que precisávamos ter era correr mais no canto, pois não tinha acostamento e as pistas eram estreitas. Mesmo não tendo muito movimento às vezes passava algum veículo ou outro.

Boa parte do percurso fui acompanhado e o legal é que dá pra ir conversando. Principalmente com os amigos que correm no mesmo rítmo. Aí o tempo vai passando rapidinho. Eu só senti um pouco depois do 10º Km, que as pernas começaram a doer por causa da quantidade de descidas que eu não estou acostumado. 

Um pouco antes de chegar, aproveitando um trecho razoavelmente plano, voltei um pouco no percurso para tentar esticar o treino. Fui até encontrar os amigos Enio e o Nilton. Retomei o caminho com eles e terminamos o treino. Depois eu tentei fazer mais um pouco, mas só deu uns 2 Km a mais. Tudo dolorido desse treino diferente.

No final do treino, muita banana, melancia, cucas, água, café, Pureza, aguardavam os atletas. Tudo feito com muito carinho e muito bom. As cucas fizeram enorme sucesso. Eu não comi muito, pois sabia que ainda tinha a parte melhor, o almoço. Quem tinha o ticket pegou a sua medalha de participação do treino. Bem legal e devidamente identificada !!!

Depois foi só dar uma trocada e seguir para o almoço no Restaurante SENS, que ofereceu um excelente almoço aos atletas e acompanhantes que adquiriram o ticket, com bastante variedade de saladas e pratos quentes. E a parte boa de confraternização com o pessoal.

Só tenho a agradecer e parabenizar ao amigo Renato Luiz Ventura e os amigos do "Por Falar em Corrida", CORRIDASSC, e de parceiros e apoiadores que promoveram esse belíssimo treino com mais de 200 atletas com nível e padrão superior a de muitas corridas de rua. Tenho certeza que todo mundo já aguarda a próxima edição !!!

Presença de muitos atletas de várias assessorias esportivas
Com o organizador Renato, Lia, Marta e a Lu
Busão rumo a Rancho Queimado

Concentração da largada na Praça de Rancho Queimado

Trecho inicial logo após a largada
 Tentando acompanhar os feras
Percurso com um belo visual
 Chegando um pouco cansado 

Treino com essa super medalha 

Local: Rancho Queimado / Angelina -SC
Data: 08/08/2015 
Horário: 9:20 Hs 
Distância: 15 Km (17,40 Km por minha conta) 

Inscrição: R$ 20,00 (valor para o almoço e a medalha)

Tempo: 1h33min05s
Pace: 5:21 min/Km

4 comentários:

  1. Show de fotos, amigo. E PARABÉNS !

    ResponderExcluir
  2. Eduardo, adorei saber desse treino. Que fantástico. Imagino que tenha sido maravilhoso correr e encontrar tantos amigos. A corrida tem a capacidade incrível de proporcionar diferentes alegrias. Parabéns aos realizadores. Bela iniciativa!!
    abraços
    helena
    Blog Correndo de bem com a vida
    Twitter @Correndodebem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Puxa, Helena. Se soubesse tinha te avisado. Foi bem divulgado no FB e foi com uma boa turma de conhecidos e amigos. Na verdade o legal mesmo foi a confraternização e o almoço...rs. A Simone também foi. Quando tiver algum outro eu te aviso. Valeu a pena mesmo. Abraço !!!

      Excluir