quarta-feira, 9 de setembro de 2015

06/09/2015 - Meia maratona de Buenos Aires - Argentina

Meia maratona de Buenos Aires

1ª PARTE - PRÉ-PROVA

A minha primeira meia maratona internacional, de Buenos Aires, foi programada com uns 5 meses de antecedência e foi legal que o amigo Renato Ventura também iria embarcar nessa aventura. As passagens foram compradas bem em conta utilizando milhagens em vôos diretos de ida e volta pelo aeroporto argentino de Ezeiza. O caro mesmo foram as taxas de embarque que somadas deram quase R$ 300.

Para a viagem levei um pouco de peso ($), real (R$) e dólar (US$). Não sabia direito o que iria encontrar e nem o que seria melhor, apesar das várias dicas que recebi. Iria ver na hora. O bom é que no geral eles aceitavam qualquer moeda. Só tínhamos que verificar qual era a melhor conversão.

Descemos no aeroporto de Ezeiza (EZE), que normalmente tem tarifa aérea melhor, porém é mais longe do centro (cerca de 30 minutos de carro). O valor do táxi é meio tabelado, sendo $ 450 para ir até o centro e $ 360 para voltar. Perguntei o motivo da diferença e não entendi nada.

A conversão de pesos em reais era bem flutuante, ficando entre $3 a $4 por real dependendo do serviço ou loja. O dólar (US$) por sua vez já estava sendo trocado entre 14 e 15 vezes o valor do peso ($).

Durante o vôo conhecemos uma brasileira, Sandra, que estava indo para participar da meia também. Ela nos deu a dica de um sistema de transporte chamado "Tenda León" que sairia mais barato individualmente ($ 155), e que também nos deixaria na porta do hotel. Usamos esse serviço: um ônibus nos levou até uma central, e em seguida um carro nos levou até a porta do hotel. Vale a pena para até duas pessoas.

Nesse meio tempo percebi que não tinha sinal no celular de nenhuma das duas operadoras (Claro e Tim). Descobri depois que era necessário ter solicitado a liberação para as operadoras antes. Paciência. Fiquei sem 3G.

Ficamos no Rochester Hotel Concept, bem localizado, no centro. Porém, algumas surpresas: o quarto era bem pequeno e apertado, e o wi-fi no apto era pago a parte (60 pesos por 2 dias). No lobby o wi-fi era gratuito, mas no geral o sinal era péssimo. Decepcionante. Pra usar internet tivemos que aproveitar as horas das refeições nos restaurantes que esse serviço disponível.

Primeira noite demos uma volta pelo centro para conhecer a redondeza. Muitas opções para comer e fazer compras. Achei o local lembrando o centro de São Paulo. A todo momento era abordado por pessoas oferecendo "câmbio". Me acharam com cara de turista. Acabamos comendo em um restaurante por perto, experimentando o prato de bife de chorizo (contra-filé) com papa fritas e pêra ao vinho como postre. Promoção: $100 ou R$ 25.

No dia seguinte eu e o Renato saímos com a ideia de retirar o kit andando ou trotando. Eram uns 5 quilômetros de distância. Só que nem tínhamos ideia pra que lado seria. O endereço era "La Rural (Av. Sarmiento, 2704)". Já tinha dado mais de uma hora e nem tínhamos percorrido 1 Km. Fomos parando pelas lojas, Pacífico Galerias e até na Praça San Martin. Decidimos então saber como seria pra ir de ônibus ou metrô. Optamos pelo metrô. O destino era a estação Plaza Itália, que ficava bem em frente ao local da entrega do kit. E isso custou somente $5 , ou pouco mais de R$ 1,25.

Na retirada do kit uma grande estrutura digna de uma verdadeira exposição. Vários estandes dos mais diversos produtos e serviços esportivos voltados para a corrida. Um super painel também com a lista de todos os inscritos. Local para conferir o tamanho da camiseta e personalização gratuita. O preço dos produtos não estava muito em conta. Ficamos até o meio da tarde.

No sábado pela manhã marcamos tour city contrato no próprio hotel, $200 por pessoa. Passamos pelo Teatro Colón, Av. 9 de Julho, Obelisco, Av. de Mayo, Plaza de Mayo, San Telmo (estavam preparando a feirinha de produtos antigos), La Boca, Caminito, Puerto Madero, Retiro, Palermo e La Recoleta. Fizemos paradas rápidas de uns 20 minutos na Casa Rosada, La caminita, Estádio do Boca Júniors (pagamos mais $100 para poder entrar), e finalmente desembarcamos em Porto Madero.

À tarde foi só aproveitar pra fazer as últimas compras pelo centro e descansar para o que realmente a gente tinha ido fazer, a meia maratona. Já tinha até me esquecido !!!

Deixei registrado alguns valores aqui para servir de referencial para as próximas visitas !!!

2ª PARTE - A PROVA

Noite de sábado e a expectativa aumentando. A refeição pré-prova foi de pizza mesmo, regada a muita muzzarela. No hotel o movimento principalmente de brasileiros já era grande. A grande maioria se programou para ir para a largada de táxi. Nós pudemos contar com a carona do amigo argentino Adrian, que nos pegou um pouco antes das 6 horas para irmos pra prova.

Ainda estava escuro quando chegamos e parar próximo já estava difícil. Com os mais de 22 mil inscritos já era de se esperar. É um público equivalente a nossa São Silvestre no Brasil, porém em uma meia maratona. A área de concentração por sua vez era bastante grande em uma praça na região de Palermo.

Fiquei surpreso com a quantidade de tendas de assessorias esportivas, acho que chegava a centena. Foi difícil até de achar a do nosso amigo Adrian, que acabou sendo o nosso guarda-volume.

O clima estava friozinho, perto dos 13º C, excelente para correr. Sorte que também não pegamos nenhum dia de chuva. Aos poucos a praça estava praticamente toda tomada. Nem era possível mais trotar para aquecer.

Na hora da retirada do kit os atletas recebiam uma pulseira de cores diferentes baseado na intenção de tempo de conclusão da meia maratona. Fomos eu e o Renato para a largada esperando essa divisão, mas não houve controle algum. O negócio foi seguir o mais pra frente possível. O Renato preferiu ficar mais atrás. Resumindo, eu gastei pouco mais de 1 minuto para passar pelo portal de largada e o Renato cerca de 7 minutos.

Mesmo assim os meus primeiros quilômetros foram meio congestionados. Muitos desvios iniciais não permitiram largar com um pace normal e o 1º Km acabou sendo o mais alto. Mas como as avenidas eram largas aos poucos foi dispersando e ficou mais fácil para encaixar o ritmo, sempre cercado de vários atletas do início ao fim. Nunca correndo sozinho.

O percurso é bem bonito e pra quem faz a prova em ritmo de passeio é possível aproveitar para admirar os belíssimos cenários, como a Recoleta (3º Km), Teatro Colon e Obelisco (6º Km), Plaza de Mayo e a Casa Rosada (7º Km), Av. 9 de Julho (8º Km e 9º Km), bosques de Palermo (final)

Como eu fui com o objetivo de fazer a meia maratona sub 1h40min não consegui ficar admirando muito o visual. Já havia feito o tour anterior com mais calma. Segui concentrado no relógio e dando umas olhadinhas de vez em quando.

Os postos de hidratação, diferentemente aqui do Brasil, são mais espaçados, começando a partir do 5º Km. Talvez por ser um clima mais fresco. Particularmente pra mim foi bem tranquilo. As águas foram distribuídas em garrafinhas pequenas. Tiveram ainda 2 postos de isotônicos em copos, e postos de banana e laranja.

A maior parte do percurso é bastante plana e as poucas subidas que tem são suaves. No 5º Km foi a primeira, mas não quebrou muito o ritmo. Corria bem tranquilo e mesmo com o 1º Km mais alto estava dentro do tempo esperado nessa passagem dos 5 Km (23:23).

Até o 10º Km ainda teve mais duas subidinhas leve que quebraram um pouco mais o meu ritmo e até me deixaram preocupado com o meu objetivo, mas logo deu pra voltar ao normal e passei os 10 Km com 46:43.

Garmin - Meia maratona de Buenos Aires - Argentina

A parte mais bonita da prova já tinha se passado. Eu ainda me sentia bem e era hora de focar na manutenção do ritmo nessa 2ª parte do percurso. Tomei o meu gel de carboidrato e segui. Esse trecho entre o 12º Km e 13º Km é legal que podemos ver no sentido oposto o mar de atletas que vem subindo a Av. 9 de Julho. Me disseram que passamos por um trecho com uma imensa favela, mas eu nem reparei de tão concentrado. O 15º Km passei com 1:09:44.

Agora era a parte final e a mais difícil de se conseguir manter. Eu peguei uns atletas referenciais que corriam junto quase a prova toda e fui tentando acompanhar. Sabia que estava dentro do tempo e vibrava a partir de então a cada quilômetro que conseguia manter o pace na casa dos 4:40. Dessa vez não podia deixar escapar.

Ao chegar no Km 20 com 1:33:09 eu já comemorava internamente. Só uma tragédia não faria eu cumprir o meu objetivo. Ia até aliviar um pouco, mas entrando pela reta final de chegada com aquele funil de expectadores dando aquela força e inventivo final, deu até pra dar uma acelerada. O detalhe é que próximo a chegada havia um portal (falso). Muitos atletas gastaram a energia final pra chegar nele, mas o portal de chegada mesmo estava a uns 300 metros à frente.

Felicidade e alívio total. Cruzei a linha de chegada com o tempo líquido de 1h38min52s. Não foi o meu melhor tempo em meia maratona, mas foi o meu melhor ritmo, 4:39 min/Km. Em seguida ainda encontrei o amigo Ronaldo Urbano que recém tinha chegado com diferença de alguns segundos.

Na dispersão, água e isotônicos em garrafas a vontade, além de bananas. Para a retirada da medalha era necessário a devolução do chip. Medalha bonita e com certeza ocupará um lugar especial na minha coleção.

Aguardei a chegada do amigo Renato, que também fechou muito bem a meia maratona dentro da sua melhor expectativa. Nos recuperamos um pouco, tiramos mais algumas fotos com o Adrian, e seguimos para o hotel.

Pra terminar e deixar registrado, ainda tivemos que andar mais uns 2 Km até chegar ao metrô mais próximo, pois no final de prova achar um táxi livre era impossível e quando aparecia não estava trabalhando. Tudo bem, a missão estava cumprida, quebrados mais felizes.

Sem dúvida alguma, a Meia maratona de Buenos Aires reúne as condições ideais para quem busca quebra de recordes pessoais ou estrear na distância. Já estou pensando na próxima !!!

Percurso 2015 (21,300 Km)

Retirado do Kit
Kit da Meia maratona de Buenos Aires
Na primeira subidinha
 Logo após a chegada
Renato, Adrian e eu, todos felizes !!!

Medalha da meia maratona de Buenos Aires

Jornal Clarin da Argentina 08/09/2015
Classificação da Meia maratona de Buenos Aires

Local: Av. Alcorta, 7000, Buenos Aires (Alcorta y Monroe)
Data: 06/09/2015
Horário: 7:30 Hs
Distância: 21,097 Km (21,33 Km)

Inscrição: US$ 70,00 (aproximadamente R$ 250)
Kit: Sacolinha, viseira, camiseta personalizada, barra de cereal, número do peito e chip retornável.

Tempo: 1h38min52s
Pace: 4:39 min/Km

Colocação: 231 de 1.819 (categoria 45-49 anos)
Colocação: 1.829 de 13.075 (masculino)
Colocação: 1.966 de 19.053 (geral)