quarta-feira, 16 de setembro de 2015

13/09/2015 - Corrida do Bem - SESI - Etapa Florianópolis

Corrida do Bem - SESI - Florianópolis/SC

Resultado
Fotos da Corrida FB (by Eduardo Hanada)

Essa prova não estava planejada no meu calendário de corridas e acabou aparecendo meio que de última hora. Me chamou a atenção de ser feita na beira mar norte de Florianópolis, em percurso totalmente plano e a distância de 10 Km. Fazia um certo tempo que não corrida essa distância em provas oficiais. Serviria como um treino para a T&F Run Series do Shopping Iguatemi a ser realizada no final do mês de Setembro.

O valor da inscrição não era das mais baratas, mas parte do valor das inscrições seria revertida para entidades sociais acompanhadas pela Ação Social Arquidiocesana. A retirada do kit foi no sábado na Paróquia Nossa Sra. de Lourdes e São Luiz, na Agronômica. O kit veio bem recheado de itens diversos até com desodorante sólido. Não foram feitas inscrições na hora para garantir o controle. Segundo a organização mais de 650 inscritos entre as distâncias de 5 Km, 10 Km e caminhada.

O dia da prova estava bem bom para correr, um friozinho razoável e sem vento. A largada estava programada para às 8 horas, saindo de frente ao Trapiche. Ao chegar, como sempre fomos encontrando os vários amigos, mas percebi dessa vez que nem todos que participam normalmente estavam por lá. Nem as assessorias esportivas de corrida estavam em grande quantidade. Acho que foi devido às outras provas do final de semana.

Meu objetivo para a corrida era fazer oficialmente o sub-45 e torcer para a distância estar bem aferida com os 10 Km realmente. Na verdade não estava muito confiante com nenhum desses dois itens, mas precisamos acreditar sempre.

O percurso saía do Trapiche até o Koxixo´s e retornava de volta ao Trapiche. Para os 5 Km era uma volta somente e para os 10 Km foram duas. Achei até bom porque o percurso ficou bem planinho mesmo.

Larguei ao lado da amiga Denise que também pretendia ir próxima do ritmo de 4:30. Eu iria tentar fazer uma corrida bem constante perto desse ritmo. Saímos juntos e fomos controlando a ansiedade inicial. A partir de 1,5 Km eu estava me sentindo bem e acelerei um pouco mais pra não deixar cair o ritmo. A essa altura a Denise já havia assumido a liderança feminina dos 10 Km.

Nos 5 primeiros quilômetros, tirando o 1º que serviu um pouquinho pra aquecer, foram com pace abaixo do que eu esperava. Deu uma animada também que ao fazer o 1º retorno a marcação estava registrando perto dos 2,5 Km, ou seja, a prova provavelmente teria os 10 Km.

A 1ª volta fechou bem em cima dos 5 Km em frente ao ponto inicial no Trapiche. Dessa vez como estava empolgado nem tive muito aquela sensação de "mais uma volta" que normalmente ocorre nessas situações. Estava mais é preocupado em manter o pace abaixo dos 4:30. Estava me animando para o sub-45min.


Na 2ª volta sentia que estava bem ainda e a medida que se passavam os quilômetros e conseguia manter o ritmo tinha tudo pra cumprir o objetivo. E fui assim, brigando contra o relógio e no meu limite.

Faltando aproximadamente 1 Km para terminar comecei a fazer as contas e vi que poderia ainda buscar o meu recorde pessoal dos 10 Km, e o melhor com a distância correta. Não podia perder essa chance, não agora. Fiz os meus últimos esforços, dei uma forçadinha final e consegui fechar com o tempo líquido de 44min10s. Oficialmente estava batido o meu recorde pessoal. Objetivo superado além das expectativas. E conforme o Garmin ainda tinha passado pelos 10 Km exatos com 43min54s.

Retirei a medalha bastante contente, pois há alguns anos buscava superar essa marca. Enquanto me hidratava e comia algumas frutas, ouvi o anúncio da chegada da amiga Denise como campeã geral dos 10 Km. Fui lá dar um abraço e parabenizá-la, pois era a sua primeira vez. Está melhorando cada vez.

Depois aproveitamos pra bater papo com os amigos e assistir a premiação, pois o dia estava bem bonito. 

No geral essa corrida pra mim foi perfeita, desde a organização para as inscrições, kit, estrutura da arena, hidratação na prova, distâncias exatas nos 5 Km e 10 Km, frutas, água, e premiação.

 Largada no Trapiche da beira mar Norte 
No meia da prova 
 Chegando
 Com a amiga Denise Ventura, campeã geral dos 10 Km
Medalha Sesi Corridas do Bem

Local: Av. Beira mar norte - Florianópolis/SC
Data: 13/09/2015 
Horário: 8:00 Hs
Distância: 10Km (10,07Km) 

Inscrição: R$ 60,00
Kit: Camiseta, barra de cereal, 2 squeezes, caneta, porta cápsulas, desodorante sólido, sacolinha, bandagem térmica, termogênico, número de peito e chip descartável. 
Tempo: 44min10s
Pace: 4:23 min/Km

Colocação: 05 de 024 (45-49 anos)
Colocação: 22 de 151 (masculino)
Colocação: 22 de 201 (geral)

2 comentários:

  1. Bom relato, corri ao seu lado entre os km 6 e 8, aproximadamente e também fiz meu RP nos 10K!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, Renato. Que legal, nesses quilômetros eu já estava super concentrado tentando manter o pace...rs. Meus parabéns também. A prova estava bem propícia para isso. Show. Abraço !!!

      Excluir