terça-feira, 29 de setembro de 2015

27/09/2015 - Track & Field Run Series - Iguatemi Florianópolis

Track & Field Run Series - Iguatemi Florianópolis / SC

Resultado
Fotos da Corrida FB (by Eduardo Hanada)

Outra prova que tenho feito anualmente desde 2010. Gosto muito dela, tanto pela organização, estrutura, bem como pelo percurso plano onde se tem excelentes condições para quebras de recordes pessoais e permitir um bom desempenho.

A retirada do kit como sempre iniciou 3 dias antes da prova. As inscrições puderam ser feitas no local, na loja da Track & Field, no Shopping Iguatemi. Dessa vez não teve um público tão grande como de costume. Provavelmente por estar sendo realizado no mesmo dia e horário o Powerman Brasil (prova de duathlon), também aqui em Florianópolis. O kit foi o padrão de sempre por aqui. Bem que poderiam acrescentar o porta medalhas ou o pregador magnético de número de peito, que são oferecidos em outras etapas em outros estados.

Dia de prova nada convidativo para sair da cama. Final de semana só de chuva e o domingo não foi diferente. Acredito que muitos deixaram de ir por esse motivo. Como já estamos acostumados a esses pequenos obstáculos fomos para mais uma batalha.

As instalações do Shopping Iguatemi ajudam muito. Pudemos utilizar o estacionamento, até às 11 horas, e as instalações internas para preparação e proteção da chuva. Cheguei às 6:10 e fui logo retirar o chip retornável que foi entregue aos atletas até às 6:30. A parte chata de quando chove é que aqueles momentos antes da largada de confraternização com os amigos fica mais difícil e para as fotos também.

Nesse meio tempo fui encontrando alguns amigos que não via a algum tempo, Luiz Felipe e o Galdino do IFSC, Simone da UFSC, além da Marisa, que agora está aplicada nas corridas. Pena que o tempo foi curto e pouco deu pra conversar. Mas foi muito legal revê-los.

Essa seria a prova para eu tentar o sub-45, mas como tinha conseguido na corrida da semana anterior me restava tentar manter o feito ou buscar um sub-44 talvez, mas isso já seria muita ousadia minha. Como opções de distância havia de 5 Km e 10 Km, realizada em uma ou duas voltas respectivamente, como nos anos anteriores.

Procurei largar mais a frente para não perder muito tempo no congestionamento inicial. Antes da largada pude encontrar ainda a amiga e jornalista Sabine Weiler, que também tentaria melhorar a sua marca nos 10 Km. Largamos sob uma chuvinha fraca. Nao demorou muito e um pequeno incidente na primeira curva, meu celular caiu do cinto e foi quicando no meio do povo. O pior, bem na área da muvuca. Não o perdi de vista e sorte que consegui pegá-lo logo em seguida sem sofrer nenhum atropelo. Fiquei preocupado pra ver se estava funcionando e onde guardaria novamente durante a corrida. Menos mal que deu sinal de vida e consegui ajeitar em um dos bolsos da bermuda. 

O problema foi que o 1º Km saiu todo desajeitado e descompassado. Ao contrário da corrida anterior acabei saindo bem mais forte que deveria. Acho que talvez pela sensação de ter perdido um certo tempo nesses ajustes, 4:05. Lembro até de ter metido o pé em uma baita poça de água só pra não precisar desviar.

Quando percebi que tinha forçado um pouco tentei voltar ao ritmo que deveria, mas é bem diferente do que ir acelerando aos poucos. Meu tempo de recuperação após um esforço maior é mais demorado. O pace foi ficando irregular, ora acima de 4:30 ora um pouco abaixo. Sentia que até o sub-45 seria complicado fazer.


Peguei água nos dois primeiros postos de hidratação, perto dos 2,5 Km e 5 Km, mais para molhar a boca, pois a chuva continuava e se encarregava de molhar todo o resto.

Completando a  1ª volta, fechei os 5 Km em 22:10. Razoável, mas para o meu objetivo ousado já estava complicando, pois normalmente a minha 2ª parte nunca é melhor que a 1ª. E realmente foi o que aconteceu. Estava muito difícil conseguir sustentar o ritmo na parte final. Me restava então tentar manter o sub-45 para consolidar de vez.  

A briga pelo sub-45 também não foi fácil e os dois últimos quilômetros foram bem sofridos, mas consegui fechar a prova com o tempo líquido e oficial da prova em 44min33s. Pelo meu garmin tinha dado quase 10 Km e para arredondar corri mais alguns metros depois do portal, fechando com o tempo de 44min39. Pelo menos o sub-45 deu e com a distância de 10 Km exatos !!!

Depois disso fiquei aguardando os amigos que aos poucos foram chegando com as quebras dos seus recordes pessoais: Nilton Generini (sub-49) com a escolta e a pressão do Enio Augusto, Sabine Weiler, Grasiele Aguiar e o Josué Lange. Prova muito boa mesmo para esse feito. Acho que seria melhor ainda se não estivesse chovendo. Todos estão de parabéns !!!

A estrutura na chegada estava muito boa, com água, isotônico, frutas, distribuição de pães, água de côco, massagens. Pena que com a chuva ficou complicado aquela confraternização pós prova que é uma das partes mais legais. Mas demos um jeitinho e fomos tomar um belo café da manhã para repor as calorias. Muito show !!!

 Galera se abrigando da chuva
Baita time: Enio Auguto, Josué Lange, Nilton Generini e Renato Ventura
 
A turma do IFSC: Enio, Luiz Felipe e o Galdino (Reitoria e Câmpus São José)
 Ana Paula e a amiga Marisa.
 Indo
  Chegando
  A melhor parte. Café da manhã com os amigos
 Medalha da prova 

Local: Shopping Iguatemi - Florianópolis/SC
Data: 27/09/2015 
Horário: 7:00 Hs
Distância: 10Km (10,00Km) 

Inscrição: R$ 97,09
Kit: Camiseta, meia, 
bandagem térmica, barra de cereal, sacolinha, número de peito.
Tempo: 44min33s
Pace: 4:28 min/Km

Colocação: 07 de 028 (45-49 anos)
Colocação: 27 de 182 (masculino)
Colocação: 30 de 260 (geral)

Nenhum comentário:

Postar um comentário