quinta-feira, 15 de outubro de 2015

11/10/2015 - 11ª Meia maratona Internacional de Florianópolis / SC

Meia maratona de Internacional de Florianópolis


Essa era uma das provas que eu tinha mais expectativas no ano para tentar abaixar o tempo da meia maratona, pois ela apresenta um percurso plano e conhecido, ideal para fazer uma prova bem regular e ritmada, se as condições climáticas fossem favoráveis também. E estava me sentindo bem e confiante para brigar por isso. Meu melhor tempo em meias maratonas havia sido 1h38min30s e tinha conseguido nessa mesma prova no ano passado.

A retirada no kit foi na sexta-feira e no sábado véspera da prova, na loja da Track & Field do Shopping Iguatemi. Fui lá no finalzinho (sábado a noite), e estava tudo bem tranquilo. Segundo a organização eram esperadas uns 1.600 atletas distribuídos pelas distâncias de 5 Km, 10 Km e 21 Km. Havia duas opções de kits: um básico que incluía a camiseta, e um plus que tinha a meia e a viseira a mais. Optei pela plus, pois a diferença em torno de R$ 25 e gosto das meias da T&F.

No dia da prova fomos bem cedinho, chegando antes das 6:00, com a largada prevista para às 7:10 do pelotão geral da meia maratona. Consegui lugar na beira mar ainda, perto da Praça Sesquicentenário, de onde seria feita a largada. Precisamos retirar o chip que é aquele retornável e no final é troca pela medalha de participação.

O dia estava meio chuvoso como anunciado bem antes pelas previsões e dessa vez a capa de chuva foi bastante útil antes de começar a corrida. Sorte que era uma chuva fina. Um pouco antes fui fazer um aquecimento por cerca de uns 10 minutos. Senti um dorzinha muscular na coxa, mas acho que foi porque estava frio ainda.

Na hora da largada, como estava aquecendo acabei ficando um pouco para trás. Não consegui sair bem lá na frente. Mas também em uma prova de 21 Km e com a beira mar bem larga não fica tão complicado a dispersão. Depois nem senti mais.

O objetivo era tentar seguir regular com pace próximo de 4:40 até o final. E procurar não abusar muito no começo. E foi isso que procurei fazer. Primeiramente fomos em sentido do túnel da beira mar sul fazendo o retorno um pouquinho antes. Nesse trajeto eu estava conseguindo manter bem o ritmo que queria. Até o retorno foram cerca de 4,5 Km.

Na volta, perto do 5º Km, o Enio emparelhou e seguimos juntos tocando no ritmo pretendido até passarmos em frente ao ponto da chegada perto dos 9 Km. Até aí a minha prova estava indo tudo bem, dentro do planejado. Iríamos seguir em sentido UFSC pela beira mar norte.

Tomei o meu único gel e segui. Minutos depois percebi uma queda de rendimento. O meu 10º Km já passou mais alto e o Enio que até então seguia junto foi sumindo na minha frente. Tentei ainda acompanhá-lo por mais um tempo, pois sabia que ele estava correndo com a meta parecida. As pernas começaram a pesar e a sensação de esforço foi ficando cada vez pior. Procurei reduzir um pouco o ritmo, mas algo estava estranho. Não estava adiantando.


Já no 13º Km percebi que seria impossível chegar na minha meta e fui aliviando um pouco mais. O problema é que mesmo reduzindo, as pernas estavam muito pesadas e era muito cedo para isso. A respiração se mantinha a todo vapor e num limite extremo. Aos poucos os amigos iam passando gritando palavras de incentivo, mas não estava conseguindo mesmo manter um ritmo razoável.

Fiz o retorno próximo a UFSC, completando os 15 Km. Até então me mantive correndo. Porém, no percurso final de volta as paradas foram inevitáveis. Caminhei uma, duas, três... acho que foram pelo menos umas 7 vezes, principalmente nos postos de hidratação que tinham água e gatorade. Do 18º Km até o 20º Km me senti extremamente cansado e sem forças. Foram os piores. Sentia o coração saindo pela boca e nem estava em esforço tão grande.

O último quilômetro até voltei a correr mais regular, mas era só pra não chegar caminhando mesmo. Nem 1h45min eu consegui fazer. Paciência. Foi um dia ruim. Meu tempo líquido foi de 1h46min16s. Fiquei um pouco frustrado com isso, mas depois pensando bem, o importante foi ter conseguido completar sem lesão e sem problemas físicos.

Até agora penso nos motivos que podem ter acarretado essa queda de rendimento a partir do 10º Km: pão de queijo comido minutos antes da largada, alguma alimentação indevida na véspera, início de gripe, falta de vitamina, estratégia errada, remédio contra pressão alta iniciado na semana, treinamentos pesados, chuva... Tenho minhas desconfianças, mas veremos na próxima.

Depois de terminada a meia, após retirarmos a medalha, nos recuperarmos na arena de hidratação, e fui me trocar, pois estava bem molhado. O tempo ajudou e parou de chover. Essa pra mim é uma das partes boas desses eventos. Às vezes a performance na corrida não sai como gostaríamos, mas a sensação de ter conseguido terminar e o ambiente pós-prova sempre nos anima, ainda mais em boas companhias.

Ah, não posso esquecer de parabenizar o amigo Enio do PODCAST "Por falar em Corrida". Depois de um rigoroso e disciplinado período de treinamento fez o seu recorde pessoal mundial com um digno sub-1h40: 1h38min43s. Excelente. Parabéns, Enio !!! Vou tentar te acompanhar na Golden Four Asicis - Brasília, mês que vem !!!

Percurso 2015 (21,240 Km)

Preparativos pré-prova
 Parecia fácil, mas não estava...

Reta final
Chegada - Tempo líquido: 1h46min16s
Na hidratação com a Lu, campeã na categoria
Premiação
Mari completando mais um meia maratona. Já devidamente agasalhados
Grande Lia, sempre fazendo belo registros
Os amigos voadores de Tubarão: Amarildo e José Cláudio

Local: Praça Sesquicentenário - Beira mar norte - FLN/SC
Data: 11/10/2015 
Horário: 7:00 Hs 
Distância: 21,097 Km (21,24 Km) 

Inscrição: R$ 91,69 
Kit: Sacolinha, viseira, camiseta, barra de proteína, meia, número do peito.  

Tempo: 1h46min16s
Pace: 5:00 min/Km

Colocação: 024 de 073 (categoria 45-49 anos)
Colocação: 200 de 561 (masculino)
Colocação: 220 de 744 (geral)

Um comentário: