sexta-feira, 6 de novembro de 2015

01/11/2015 - 8ª Meia maratona de Pomerode / SC

8ª Meia maratona de Pomerode / SC


Depois de 3 anos tive a oportunidade de participar novamente da Meia maratona de Pomerode. Não caiu na melhor das épocas, pois nas semanas seguintes terei pela frente a Golden Four Asics Brasília (meia maratona) e a Maratona de Curitiba. Tudo bem, só cuidando para não lesionar.

Quando participei pela primeira vez dessa prova em 2012 não tive boas recordações. Não pelo evento em si, mas pelo meu desempenho desastroso. Cometi alguns erros naquela época que esse ano não se repetiram. Então decidi voltar para tentar melhorar a minha participação, o que não seria muito difícil.

Fiquei em dúvida se iria no dia da prova, saindo de madrugada, ou iria um dia antes e dormiria na região. Acabei indo na véspera e fiquei hospedado na cidade de Blumenau (Pomerode nessa época está com os hotéis e pousadas todos lotados). Blumenau fica a pouco mais de 30 Km (45 min) de Pomerode. Foi bom, pois deu pra descansar melhor. Achei legal também do Hotel Ibis que eles tem um café da manhã mais simples (R$ 8,50) chamado madrugador que inicia às 4:30 e é mais do que suficiente para quem vai correr em seguida.

Cheguei em Pomerode no local da largada cedinho, um pouco antes das 6 horas, já com aquela chuva fininha que não deu trégua durante quase todo o evento. Deixei o carro na largada, mas a maioria do pessoal já deixou no local da chegada, onde ficava toda a arena pós-prova. Ficava a menos de 1 Km.

O kit foi retirado por um amigo do Fausto e só conseguimos pegar faltando pouco mais de 10 minutos para a largada. O aquecimento foi aquele meia boca mesmo de uns 5 minutinhos. Além dos 21,097 Km da meia maratona, teve também a distância alternativa de 6 Km para os iniciantes e amantes de distâncias mais curtas. A maratoninha infantil que estava programada foi adiada por causa da chuva.

A minha expectativa não era tão grande para essa meia maratona. Normalmente o clima é abafado e quente, e eu não me dou muito bem nessas situações. Mas para a minha felicidade, apesar da chuvinha, esse dia estava bem fresquinho. Ideal para correr.

Como fiquei aquecendo um pouquinho cheguei em cima da hora para me alinhar para a largada. Tive que sair mais atrás demorando quase um minuto até passar pelo portal e começar efetivamente.

O percurso era praticamente uma grande reta com alguns pontos de subidas e descidas, e como era ida e volta tudo se compensava. Mas as elevações não eram muito pesadas. Se facilitou na ida complicou na volta, e vice-versa.

Meus primeiros 5 Km foram para sentir as condições do dia. Fiquei contente ao perceber que estava conseguindo rodar com pace abaixo de 4:40 min/ Km e estar me sentindo bem. Isso até me animou um pouco. Se bem que era muito cedo para isso. De qualquer forma fui tentando me controlar abaixo desse pace.

Até o 10º Km foi indo tudo bem. Nas passagem nos postos de hidratação sempre dava uma bicada na água e molhava um pouco mais a cabeça. O pace aumentou pouca coisa, mas ainda dentro do objetivo. Como sabia que ia ter o retorno na metade, optei por tomar o meu gel de carboidrato logo depois de virar (na metade da prova).

Um pouco antes de chegar no retorno, para dar aquela distraída e o tempo passar mais rápido comecei a contar quantos atletas estavam a minha frente. Foram mais ou menos 207, se não perdi alguém pelo caminho. Queria saber depois como iria me sair na segunda parte. Pra não perder o gancho, minha posição geral foi 191 dos 800 concluintes.


Nos próximos quilômetros ainda estava me sentindo bem e comecei a acreditar que poderia fazer uma boa prova, abaixo de 1h40min, tempo que nem sonhava em Pomerode. Só no 15º Km que deu uma quebradinha maior no ritmo por conta de uma subidinha, pace de 4:51. O meu maior da prova.

Começava então a parte mais crítica para mim, os últimos 6 Km. Difícil conseguir sustentar o mesmo ritmo a essa altura. É a hora que o cansaço começa a bater e as pernas começam a não responder direito. Lembro de ter pego um isotônico um pouco antes e ter corrido um bom trecho ao lado do amigo Sandro. Depois fechei a cara concentrado e segui com o pace um pouco acima de 4:40. Alguns atletas que corriam ao lado me motivavam para não deixar cair o ritmo, alternando as posições.

No Km 19 me disseram que havia uma bandinha e distribuição de chopps. Eu só lembro de ter visto a bandinha recolhida debaixo de um ponto de ônibus se abrigando da chuva. O chopp novamente não vi. Estava concentrado nos meus últimos quilômetros.

No 20º Km já fazia as minhas contas de chegada rapidamente. Olhei o cronômetro que marcava 1h33min aproximadamente. Quase 7 minutos para fechar o último quilômetro e mais alguns metros. Só um problema muita grave tiraria o sub 1h40min. Ainda bem que não teve. No finalzinho só pra complicar um pouco acessamos uma subida com rua de paralelepípedo que estava bem escorregadio por causa da chuva. Judiou um pouco pelo estado em que chegávamos, mas deu pra superar.

Acelerei um pouco na chegada pelo portal e cruzei a linha de chegada com tempo líquido exato de 1h38min59s. Foi melhor do que eu esperava para essa prova. Se soubesse poderia até ter brigado pelo recorde pessoal, mas isso vou deixar para a Golden Four Brasília (08/11).

Na chegada, uma excelente estrutura esperando, água, isotônico, água de côco, chopps e frutas. Dessa vez eu aproveitei tudo que tinha direito. Cheguei muito cansado e com muita sede. Lógico que não deu pra resistir ao chopps super gelado no final. Depois foi só confraternização com os amigos.

No galpão de chegada várias atrações para os participantes, como a serra de dois para cortar o tronco, bandinha, vários tendas de artigos esportivos e do evento, além do palco da premiação com os devidos bancos para a plateia. A chuva colaborou para que ficasse cheio, todos se abrigando.

Depois de assistir a premiação, dessa vez voltei para o hotel em Blumenau para tomar um bom banho e descansar um pouco. Vale a pena, pois sair de madrugada e voltar depois de uma meia maratona é muito cansativo.

No geral a prova foi muito bem organizada, sendo uma das que mais atraiu atletas em Santa Catarina em 2015. Esse ano superou até o número de concluintes da Meia maratona de Florianópolis. Muitos participantes de fora do estado. Pena que o dia estava bem chuvoso, mas isso fez parte da festa.

Percurso 2015 (21,2 Km)


Portal de entrada de Pomerode
Todos com o kit em mão faltando pouco mais de 10 minutos para a largada

 Concentração pré-largada
 Será que dá ?
 Voltando
 Quase chegando
 Chegada. Tempo líquido:1h38min59s
 Agora é só festa !!!
Medalha da prova

Local: Portal turístico de Pomerode e Centro de Eventos - Pomerode/SC
Data: 01/11/2015 
Horário: 7:00 Hs 
Distância: 21,097 Km (21,20 Km) 

Inscrição: R$ 75,00 último lote (cortesia) 
Kit: Sacolinha, camiseta, garrafinha água de côco, doce de banana, pote de atum, revista Corre Brasil, chip descartável e número de peito.   

Tempo: 1h38min59s
Pace: 4:40 min/Km

Colocação: 020 de 076 (categoria 45-49 anos)
Colocação: 183 de 606 (masculino)
Colocação: 191 de 800 (geral)

Nenhum comentário:

Postar um comentário