quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

06/12/2015 - JUSRUN - Corrida da Justiça Federal - FLN/SC

JUSRUN - Corrida da Justiça Federal - FLN/SC
Estava sem planos de corridas para esse final de semana, na expectativa de como estaria a minha recuperação de alguns exames de check-up realizados durante a semana. Então a decisão de participar dessa prova foi bem às vésperas mesmo.

Foi uma corrida organizada pela Corre Brasil para o pessoal da área da Justiça Federal, e que também foi aberta ao público em geral. Teve como alternativas as distâncias de 5 Km e 10 Km.

Fiquei interessado na prova porque ela foi realizada na beira mar continental e tinha alternativa de 5 Km. Queria tentar melhorar o meu tempo esse ano ainda nessa distância. Está cada vez mais difícil e essa seria a última oportunidade do ano.

Cheguei ao local da prova bem cedinho para viabilizar a inscrição e retirar o chip. O dia estava fresquinho e chuviscava um pouco. A nossa sorte é que por lá também tinha toda a estrutura de um outro evento, o Food Truck, com as suas tendas cobertas para nos abrigar.

Diferentemente das provas que acontecem na beira mar continental, o percurso para a prova de 5 Km foi feito em 2 voltas e para a distância de 10 Km em 4 voltas. Provavelmente não conseguiram liberação para avançarem na avenida depois da Ponte Hercílio Luz. Bom, mas para mim o que importava era a distância.

Dessa vez consegui me preparar melhor para a largada e fazer um aquecimento por uns 10 minutos. A largada tanto para os 5 Km e 10 Km ocorreu às 8 horas e a chuvinha tinha dado uma trégua. Porém, o ventinho de sempre se mostrava presente.

Largada dada e o pessoal saiu com tudo. Eu fui meio controlado na minha sensação, mas depois descobri que também estava mais forte que o normal. Mesmo na ida com o ventinho contra fiz um pace de 4:09 no 1º Km. Não tinha muito segredo, era corrermos 1,25 Km até a altura da Ponte Hercílio Luz e retornarmos.

Incrivelmente cravei exato o mesmo pace de 4:09 no 2º Km. Começava aí a pintar uma esperança de melhorar o meu tempo nos 5 Km. Sabia que não seria fácil sustentar o ritmo parecido, mas até que não estava tão acabado ainda. No final da 1ª volta dei uma conferida no Garmin e estava beirando 2,5 Km. Muito bom sinal, pois provavelmente fecharia a distância correta. Era também um posto de hidratação, mas dispensei para não perder tempo algum.


Na 2ª volta aquele ventinho contra e o desgaste do esforço inicial já pesavam um pouquinho mais, e fizeram subir uns 10 seg/Km o meu pace, ainda de bom tamanho, pois estava conseguindo alcançar alguns atletas que seguiam a minha frente. Na 1ª volta, pela minha contagem, eu estava em 12º lugar, e já na 2ª volta contava um 10º lugar. Nunca tinha ficado tão bem posicionado assim em uma corrida de 5 Km.

Lógico que me empolguei e fui pra fechar o último quilômetro morrendo, ainda mais sabendo das possibilidades de melhorar o tempo nos 5 Km. E não é que deu !!! Recorde pessoal na distância de 5 Km com 21min08s, e recorde pessoal em prova de 5 Km com tempo líquido de 21min19s. Uma corrida sem muitas expectativas e decidida em cima da hora, mas que me deixou muito feliz com o resultado depois de mais de 2 anos.

Me recuperei um pouco depois da chegada com isotônico e as melancias, peguei a medalha e fui lá tirar algumas fotos e acompanhar os amigos: Marta, Laura, Nilton, Renato e a Clarinha no carrinho. Muito bom. Diversão garantida.

A premiação foi só para os 5 primeiros colocados geral. Não teve por categoria de faixa etária. De qualquer forma fiquei super feliz com a confirmação da minha 10ª colocação geral nos 5 Km, e a 1ª colocação na faixa etária (45-49 anos). Ainda no final ganhamos uma toalhinha dry-fit. Depois como ainda estava cedo foi só comemorar com um belíssimo café da manhã.

Do lado só de feras
1ª volta

2ª volta
Tentando fazer Snap com o Renato, Nilton e a Clarinha
Flagrado fazendo a selfie
O estado da chegada
Fofinha da Clarinha depois de ter corrido
Medalha

Acho que eu mereci  !!!

Local: Beira mar continental do Estreito - FLN/SC
Data: 06/12/2015 
Horário: 8:00 Hs
Distância: 5Km (5,05 Km) 

Inscrição: R$ 50,00
Kit: Camiseta, pote de atum, revista Corre Brasil, número de peito e chip descartável.

Tempo: 21min19s
Pace: 4:13 min/Km

Colocação: 001 de 003 (45-49 anos)
Colocação: 010 de 078 (masculino)
Colocação: 010 de 144 (geral)

5 comentários:

  1. Adoro ler teu relatos,e lindas fotos.
    Abraço!!

    ResponderExcluir
  2. Bela medalha e parabéns, RP faz bem pro ego de qualquer corredor e próximo do fim do ano soa como um presente .!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Eduardo.
    Esse RP veio como um presente de natal antecipado. Bela conquista!
    abraços e boas festas. Que 2016 seja ainda mais especial.
    Helena

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado, Helena. Nossa, veio meio sem querer. Esse ano foi difícil baixar tempo, e nas distâncias que eu mais queria (21 Km e 42 Km) não rolou. Mas ano que vem voltamos com tudo. Pra você também um Feliz Natal com muita saúde e sucesso em 2016. Abraço.

      Excluir