quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

28/11/2015 - 7ª Corrida de Rua Cidade de Angelina / SC

7ª Corrida de Rua Cidade de Angelina / SC


No último dia 28/11 participei da 7ª Corrida de Rua de Angelina/SC, a única prova em que estive presente em todas as edições desde o início da minha vida de corredor, em 2009. Prova muito especial pra mim, cuja a organização é encabeçada pelo amigo Renato Ventura. O Renato também iniciou na corrida naquele mesmo ano e segue promovendo esse grande evento para a cidade, sendo que ela vem crescendo a cada ano. Aquela coisa, uma corrida feita por corredor para corredores.

Esse ano as coisas pra mim foram bem corridas, com a chegada das camisetas dos Loucos por Corridas na véspera (tive que separar tudo) e o Desafio de Robótica da escola do meu filho na manhã da prova. Praticamente não tive tempo para nada. Ainda bem que no final deu tempo pra tudo.

Cheguei em Angelina perto das 14:30, com a largada prevista para às 16:30. Não precisei retirar o kit, pois o Josué e o Enio (Por Falar em Corrida) gentilmente me deram uma força nessa parte. Mas ainda fiquei na função da entrega das camisetas para o pessoal que havia pedido e estava por ali. Por isso, fotos também quase nem tirei. Nem precisava, pois o Fabrício Jachowicz se encarregou de produzir um magnífico trabalho fotográfico de cobertura da prova. As fotos estão disponíveis nos links acima. É só achar e copiar.

Quando cheguei o movimento já estava razoável. Nem deu muito tempo para cumprimentar e conversar com os amigos, pois a maioria estavam ocupados e eu também estava na tensão de entregar as camisetas logo. Nesse meio tempo tive o prazer de conhecer pessoalmente a Ana Paula Marcon, que até então só tinha conversado virtualmente. Às 16 horas guardei as coisas e fui tratar de me aquecer. Apesar de tudo eu tinha um objetivo de melhorar o meu tempo em Angelina e tentar fazer um sub-44.

Pela segundo ano consecutivo o PODCAST "Por falar em Corrida" fez a transmissão ao vivo do evento com mais de 5 horas de narração e inúmeras entrevistas. Até eu fui convidado pra falar algumas palavrinhas. Dá pra conferir a cobertura toda ni vídeo a seguir: 



Antes da largada principal teve a tradicional corrida infantil, praticamente com filhos de grande parte dos atletas. Uma nova geração que se forma e que está cada vez mais disputada. Em seguida, próximo das 16:30 foi feita a largada dos atletas PNE e seus guias, e em seguida todos os outros atletas, tanto para a distância de 5 Km e 10 Km.

Como estava meio corrido não consegui um bom posicionamento para a largada e saí meio no bolo. Eram mais de 500 atletas disputando espaço pelas ruas de Angelina. Largada muito animada com grande concentração do público na praça para assistir.

Aos poucos o pessoal foi se dispersando e foi ficando mais fácil correr. No percurso vimos muitos moradores da cidade que saíam de suas casas com a família e assistiam, aplaudiam e incentivavam os atletas. O rastro deixado pelo colorido dos atletas pela principal avenida de Angelina formava uma bonita imagem.

O percurso da prova é recheado de subidas e descidas. Esses quilômetros iniciais predominam as subidas, mas mesmo assim o meu 1º Km acabou saindo bom. Estranhei que dessa vez comecei a suar já nesse início. Geralmente isso acontece depois de 1,5 Km. Sinal de que mesmo sem a presença do sol estava bem abafado. Pelo registro do Garmin estava 26,1 ºC e com 79% de umidade do ar.

Seguimos no sentido da estrada por onde chegamos na cidade de Angelina, até aproximadamente 2,5 Km onde fizemos o retorno. Só lembro que pra vencer esse retorno tinha uma boa subidinha. A volta já era um pouco mais favorável quanto a altimetria, mas também não foi nada fácil. Enquanto corria deu pra ver alguns amigos que vinham fantasiados no sentido oposto, Chapolin, Chiquinha, vaquinha de Angelina, e até Papai Noel.

Água eu não dispensei em nenhum posto de hidratação e peguei em todos. Nem me lembro quantos eram, mas no total acho que foram 3. Além de me hidratar usava para dar uma boa refrescada na cabeça.


Quase chegando ao 5º Km passamos novamente pela praça de onde partimos e seguimos para o outro lado da cidade. Para aqueles que faziam a prova dos 5 Km havia um retorno logo em seguida que levava ao portal de chegada. Para os de 10 Km ainda tinha quase 2,5 Km pela frente até o retorno. Juro que a vontade que eu tinha era de parar e completar somente os 5 Km mesmo, mas aí não, né ?

Desse lado pegamos mais ruas de paralelepípedo pra complicar um pouco. Parece que as subidas ficaram mais difíceis, mas acho que já era também mais pelo cansaço e pelo abafado. O ritmo caiu bastante nesse trecho, principalmente próximo do retorno que foi em outra boa subida. Até derrubei o cone de tão descoordenado que estava. O pace já beirava os 5 min/Km.

Os dois últimos quilômetros foram se arrastando para acabar mesmo. Já não tinha chances nenhuma de chegar no sub-44. Já fui melhor que isso. Simplesmente não estava rendendo. O consolo é que em relação aos amigos que correm no mesmo ritmo não estava tão mal. Acho que todos sentiam o efeito do calor.

A minha chegada foi bem sem graça. Nem força pra sprint final tinha. O tempo líquido ficou em 45min28s. Durante alguns minutos fiquei parado pra tentar me recuperar da exaustão. Totalmente atordoado. Muito suado e desidratado foram vários copos de água e melancias para repor. Troquei o chip pela bela medalha e completar a coleção das 7 edições.

Fui então me trocar rapidinho e voltei para a praça do evento. Deu para assistir um pouco do sorteio dos vários brindes oferecidos pelos parceiros, como biquínis, mel, camisetas de times de futebol, som para carro e até o licor do Egomar. Como sempre, dificilmente ganho alguma coisa. 

Já mais descansado fui chamado para uma entrevista para o podcast POR FALAR EM CORRIDA dos amigos Enio e Guilherme. Enquanto falava, estava na expectativa da premiação, pois conforme divulgação preliminar meu nome estava na lista.

O resultado se confirmou e fiquei em 5º lugar na categoria de 45 a 49 anos. Finalmente pude comemorar uma premiação nessa prova que há tempos batalhava por ser muito especial para mim. Faltava esse troféu de Angelina !!!.Tá certo que a mudança de faixa etária ajudou um pouco, mas tá valendo. 

Depois fomos todos para o delicioso jantar oferecido aos atletas no Centro Comunitário da cidade. A fila estava grande para entrar, mas compensou. Não só pela comida, mas pela integração com todos os amigos que estavam por lá. Além disso, como já é tradição teve bolo de aniversário do amigo Eduardo Legal, e do aniversário de casamento de 1 ano da Carol e do Paulo Xavier.

Mais uma vez a Corrida de Rua de Angelina foi uma grande festa com a presença recorde de participantes e concluintes. Muitos que não conheciam foram e gostaram bastante. E os que vão sempre não deixam de comparecer. Além disso, quem não pôde ir teve a oportunidade de acompanhar ao vivo pelo podcast POR FALAR EM CORRIDA. Ano que vem tem mais !!! Parabéns Renato Ventura e a todos que colaboraram para o sucesso desse evento.

Todos querendo tirar foto com a vaquinha
Uma parte dos Loucos por Corridas

Uma olhadinha para a foto
Entrevista para o podcast POR FALAR EM CORRIDA
Medalha da 7ª Corrida de Rua de Angelina
5º lugar na categoria 45-49 anos
Depois de 7 edições, finalmente !!!

Local: Praça Central de Angelina / SC
Data: 28/11/2015 
Horário: 16:30 Hs
Distância: 10 Km (9,7 Km) 

Inscrição: R$ 45,00
Kit: Camiseta regata, 3 kits de bafômetro, trail mexicano, super bar e smoothies da Jasmine, amostra de loção hidratante, vale jantar, melzinho, adesivos, número de peito e chip retornável.

Tempo: 45min28s
Pace: 4:42 min/Km

Colocação: 005 de 015 (45-49 anos)
Colocação: 063 de 189 (masculino)
Colocação: 063 de 264 (geral)

6 comentários:

  1. Show, histórias parecidas minha a tua e até do nosso grande amigo Renato, começamos em 2009, 7 edições de participação, grandes amigos e loucos por corridas...sempre bom ver tuas histórias pois voce é um campeão..e esse ano estava mesmo mais difícil, já agendado para 2016 essa grande festa pois vi muitas famílias se juntando nas varandas para incentivar e acompanhar nossa passagem...grande Angelina, grande Renato Ventura, Grandee Hanada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, Egomar. Também estamos juntos desde o início !!! Legal ver como vem crescendo essa corrida e as amizades ao longo desse ano. Sem dúvida essa é a corrida imperdível para o ano que vem. Valeu, Egomar, e muito obrigado pelo licor !!! Abração.

      Excluir
  2. Eduardo, essa prova está na lista de corridas não realizadas, acredita?
    É que ela SEMPRE cai no final de semana da festa e encerramento das atividades do trabalho. Mas, percebo o crescimento e admiro toda dedicação do Renato na realização. Parabéns pela sua participação e o troféu.
    abraços
    Helena
    Blog Correndo de bem com a vida
    Twitter @Correndodebem
    IG @correndodebem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Puxa, Helena. Que pena, né ? Sei bem como é. A gente fica com o coração dividido. Eu mesmo quase não consegui ir por conta das atividades do meu filho, mas acabou dando certo. Vamos torcer para o ano que vem não se chocarem as datas. Realmente vale muito a pena !!! Muito obrigado. Esse era um troféu que faltava !!! Abraço.

      Excluir
  3. Parabens Eduardo, sempre que eu puder estar cobrindo alguma prova procuro fotografar você, pois é um exemplo para os que estão começando nas corridas, você é um vencedor, grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado, amigo. Fico muito grato. Acho muito legal o trabalho de vocês de poder captar os nossos bons momentos no esporte. Valeu !!! Abração.

      Excluir