terça-feira, 12 de abril de 2016

10/04/2016 - Run Floripa, 343 anos - FLN/SC

Foto: Focoradical
Run Floripa, 343 anos - FLN/SC

Resultado Geral
Fotos da Corrida FB (by Eduardo Hanada)

Vídeo da largada (by CorridasBR)

De repente apareceu no calendário de CorridasSC a "Run Floripa, 343 anos". Uma prova para comemorar o aniversário de Florianópolis (23/03/2016), e para divulgar a cerveja Skol Ultra, "a cerveja oficial para atletas não oficiais". Primeira vez em Florianópolis, a prova teve a distância única de 5 Km, e o preço foi bem convidativo, R$ 22 com as taxas.

Suspeitando da grande procura, uma vez que não teríamos outras corridas na região, fiz a inscrição bem rapidinho e por muito pouco não fiquei sem. As vagas foram limitadas, em torno de 600, e não demorou muito para se esgotarem. Muitos amigos não conseguiram fazer as inscrições finalizadas com mais de 10 dias de antecedência.

A entrega do kit foi feita na arena montada na Praça Sesquicentenário na beira mar norte de onde começaria e terminaria a prova. Foi realizada somente na véspera e no período que eu fui (no final da manhã) estava bem tranquila. A novidade do kit foi ter vindo além da camiseta, uma latinha da cerveja Skol Ultra.

No dia da prova cheguei com 1h15min de antecedência em relação a largada, prevista para às 8 horas, para conseguir uma boa vaga na avenida beira mar. Isso facilita muito a logística pré e pós-prova, até para guardar os volumes.

A minha expectativa para a prova era tentar baixar meu tempo dos 5 Km, de preferência fazer abaixo de 21 min. O tempo até parecia que tinha ajudado, bem encoberto e com uma pequena garoa. Com o percurso todo plano deu até uma esperança de conseguir.

Fiz um bom aquecimento de 10 minutos e fui largar mais a frente para não perder muito tempo na passagem pelo portal. Na cabeça, a ideia de fazer uma prova em ritmo mais regular com pace próximo de 4:10 (muito ousado). Mas não foi bem isso que aconteceu. Largamos no sentido da Rodoviária de Florianópolis e poucos metros à frente fizemos o retorno. Seguimos então no sentido do Trapiche até a altura da Polícia Federal.

Exagerei no meu 1º Km pela empolgação inicial e o pace saiu à 3:59. Eu não aprendo. Como é duro se controlar nessa hora. Tentei então "segurar" o ritmo no 2º Km, que até ficou razoável, mas já comecei a sentir o peso de ter forçado no início.

No 3º Km fizemos o retorno e o ritmo caiu mais um pouquinho. Apesar do sol não ter aparecido estava abafado e comecei a sentir muito calor. Acho que devido a explosão inicial. Completei esse quilômetro ainda dentro da média de pace que precisava, mas já estava pedindo água. 

O legal da prova pela beira mar é que cruzamos com o pessoal do outro lado e dá pra ter uma boa noção da quantidade de atletas participando. Fica muito bonito de se ver e encontrar os colegas. Teve um ponto de hidratação após esse retorno, mas dispensei pra não perder tempo.

Me arrastei no 4º Km. Não tinha mais de onde puxar o ar. As pernas até aguentavam, mas a respiração me limitava. Essa é a parte nas provas de 5 Km que fico no meu limite extremo, ao inverso das provas mais longas, que começam a ficar mais confortáveis a partir desse quilômetro. Não teve jeito. O pace subiu para 4:27.

No último quilômetro ainda tentei acompanhar alguns amigos dando o que restava das minhas forças. O pace melhorou um pouquinho, mas não foi o suficiente. O bom é que a distância teve pouco um pouco mais que 5 Km, com o meu garmin registrando 5,1 Km. Meu tempo líquido ficou em 21min50s. É, esta casa dos 21 minutos não está fácil de baixar.

Na chegada tivemos uma boa estrutura nos esperando, com muita água, isotônico, frutas e até latinhas de cerveja Skol Ultra. Para quem gosta foi um prato cheio. Eu tomei uma latinha pra matar a sede e deu. Já fiquei meio tonto. Depois fui assistir a chegada dos amigos e esperar a Aninha.

Em seguida começou a garoar mais forte e tivemos que nos abrigar. Ainda bem que tinham várias tendas espalhadas. Fomos encontrando os amigos que foram chegando aos poucos e assistimos a premiação, que foi rapidinha, somente para a geral. A amiga Luísa sagrou-se campeã na prova feminina e como um dos prêmios levou um belo cooler cheio de cervejas Skol Ultra. Mais uma vez está de parabéns.Voando cada vez mais e em todas as distâncias.

No geral gostei bastante da prova com uma boa estrutura e organização. E mesmo com o preço bem em conta tivemos uma corrida a altura das grandes provas realizadas aqui na grande Florianópolis. Valeu a pena e superou as minhas expectativas.

Percurso da Corrida da Run Floripa, 343 anos

 Retirada do kit com o Gabi na véspera da prova
 Chegando para a prova
Aguardando a largada com a Aninha
 Ainda no início (Foto: Focoradical)
Reta final (Foto: Focoradical)

Chegando exausto (Foto: Focoradical)
Na chegada com os amigos que correm muito (Foto: Jacks)
Hidratação e medalha (frente e verso)

Local: Praça Sesquicentenário - Av. Beira mar Note - FLN/SC
Data: 10/04/2016 
Horário: 08:00 Hs
Distância: 5Km (5,1Km) 

Inscrição: R$ 22,00
Kit: Sacolinha, Camiseta, 1 lata de cerveja Skol Ultra, chip descartável e Número de peito 
Tempo: 21min50s
Pace: 4:17 min/Km

Colocação: 03 de 020 (categoria 45-49 anos)
Colocação: 43 de 284 (masculino)
Colocação: 45 de 531 (geral)

4 comentários:

  1. Pena não ter categoria, vc pegava pódio! Parabéns! Mas a prova realmente um capricho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Luciano. Uma pena mesmo, mas já estava previsto. Tomara que se repita ano que vem. Abraço.

      Excluir
  2. Boa Tarde,

    Realmente é difícil conter a empolgação do primeiro quilometro e na prova de 5 km a largada é muito explosiva e acabamos indo na "pilha" e pagando o preço. Só acho que você não deveria ter rejeitado a água ela te ajudaria no final. Grande Abraço e bora baixar esse tempo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, Alexandre. Pior é que eu sei disso, documento, faço a preparação para a largada e chega na hora não tem jeito. Principalmente nessas provas mais curtas. Acho que e porque no início usamos como referenciais os outros atletas. Uma hora vamos aprender. Quanto a água também fico no dilema, mas nos 5 Km não pego, pois nem consigo respirar direito. Um dia preciso testar também. Valeu pelo toque !!! Abraço.

      Excluir