quinta-feira, 19 de maio de 2016

15/05/2016 - K21 Costa da Serra - Rancho Queimado / SC

Foto: Christian Schmidt Mendes (Foco Radical)
K21 Costa da Serra - Rancho Queimado /SC 

Resultados
Fotos da Corrida FB (by Eduardo Hanada)
Fotos da Corrida FB (by Marcos Viana Pinguim)
Fotos da Corrida FB (by K21 Fotos Oficiais - Parte I)
Fotos da Corrida FB (by K21 Fotos Oficiais - Parte II)

Nesse final de semana estava previsto a minha última tentativa de treino para a Maratona do Rio de Janeiro no dia 29/05 próximo. Entretanto de última hora apareceu a oportunidade de participar dessa prova como presente de aniversário, viabilizado pela amiga e atleta Simone Vieira, a qual eu agradeço muito fiquei muito contente. 

Mudei totalmente de planos e resolvi encarar essa encrenca pela Costa da Serra de Rancho Queimado. Não é o meu terreno favorito, mas iria valer a pena pelo passeio e pelo encontro com os amigos. A dúvida era, fazer a distância de 5 Km, 10 Km ou 21 Km ? Nem ao céu, nem ao inferno. Resolvi participar dos 10 Km.

A retirada do kit foi sábado, véspera da prova, no Hotel Slaviero, em Florianópolis. Achei meio distante, principalmente para quem veio de outros estados, mais de 70 Km do local da prova. Contei com a ajuda do amigo Enio pra fazer a retirado do meu. Gostei muito do kit com uma camiseta boa, squeeze, toalhinha, meia e pacotes de cereais e granola.

No dia da prova fui tranquilo para o município de Rancho Queimado, imaginando que seria um local fácil de encontrar e que estaria bem sinalizado. Saí bem cedinho, 6:30, sendo que a largada estava prevista para às 9:00. Foi a sorte, porque me perdi completamente. E se não fosse uma dica que a amiga Jany deu na véspera de passar a entrada de Rancho Queimado/Angelina e procurar uma entrada com placa de "Invernadinha", ia estar perdido até agora. Mesmo assim entrei em algum lugar mais complicado onde percorri mais de 5 Km por estradas de terra e pedras no meio do nada. A paisagem era linda, mas nem pude curtir muito preocupado se estaria certo. No final acabei chegando. Deixo registrado aqui que a entrada certa fica no Km 71 da BR-282 para não cometer o erro novamente ano que vem. Ah, não foi só eu que apanhei para chegar.

Toda a estrutura do evento foi feita no Condomínio Costa da Serra, um lugar muito bonito e com paisagens incríveis. No site http://costadaserra.com.br/site/ dá para se ter uma boa ideia do local. Chegando por lá um frio de rachar. Muitos amigos presentes e quase todos levando familiares para aproveitar o passeio e o frio também. Alguns amigos conhecidos pelas redes sociais e vindos de fora também marcaram presença no evento, como a Christiane Pauloni e o Marcos Viana Pinguim.

Por causa das condições climáticas a largada atrasou um pouco, cerca de 30 minutos, em relação ao horário programado. Primeiro saíram os atletas dos 21 Km e depois os atletas dos 5 Km e 10 Km. Ao total foram 235 concluintes, sendo que 136 só nos 21 Km.

Não tinha objetivos de tempo para a prova, pois é totalmente diferente de corridas de rua. Pensei em correr com a GOPRO, mas desisti, pois ela não estava funcionando muito bem e eu também queria tentar correr o melhor possível sem me preocupar com outras coisas.

Saímos quase 10 minutos depois do pessoal dos 21 Km. Procurei não sair forte, pois sabia que o negócio ia ficar feio depois. Alguns dispararam mas dessa vez não me empolguei. Corremos alguns metros por um campo bem aberto e quando saímos dele uma bela surpresa: uma passagem por um riozinho sem direito a pontezinha nos esperava. Nem tive tempo de pensar. Foi só atravessar e molhar os pés e as pernas até o joelho. O bom é que renderam lindas fotos.


Percurso e altimetria dos 10 Km
Percurso e altimetria dos 21 Km

De pés molhados seguimos em um trecho relativamente plano em uma grande reta de quase 1,5 Km, passando pouco coisa do 2º Km. Até aí estava tudo bem. Pensei: "Acho que vai ser tranquilo. Poderia ter até arriscado os 21 Km". Mas em seguida começaram as subidas. No início tentei subir em trotezinho bem leve. Alguns atletas me passavam com extrema facilidade. Não aguentei por muito tempo e também tive que subir caminhando. De vez em quando arriscava trotar novamente.

Em um desses trechos de subida enfiei o pé em um buraco e dei uma torcidinha no pé esquerdo. Pronto, era só o que faltava. E ainda naquele frio parece que a dor se acentuava. Não parei, mas reduzi bem pra ver como ficaria. Se esfriasse acho que seria pior. As subidas foram ficando tão duras que até fui esquecendo dessa dor. No 3º Km subimos cerca de 60 metros ainda em campo mais aberto, e no 4º Km mais uns 95 metros já com a vegetação mais fechada, conforme registrou o Garmin.

O retorno foi próximo do Km 5 e voltamos pelo mesmo percurso em sentido contrário. Enquanto ia contei algo em torno de uns 13 atletas à minha frente. Até me deu uma animada. Não estava tão mal.

Eis que chego sozinho na placa de 5 Km. A dúvida foi: seguir em frente ou retornar ali mesmo. Não havia ninguém por perto. Seguir em frente significaria encarar mais uma bela subida pelo menos. Eu estava quase voltando por ali mesmo quando mais duas atletas chegaram e uma delas se arriscou a continuar e encarar a subida. Foi bom, porque ela avistou o ponto de retorno lá de cima e nos avisou. Lá fui eu tentar tirar o atraso.


No ponto de retorno foi também o posto de hidratação. Peguei um copo de água e comecei o percurso de volta. Esse copo de água me acompanhou até o final. Não podíamos jogar pela trilha. Pensei que fosse ficar mais fácil descendo. Em termos de esforço e respiração sim, mas de riscos não. Em vários trechos tive que me segurar com todo o cuidado para não dar uma pisada em falso e sair rolando.

A medida que fui descendo fui pegando mais confiança e foi ficando um pouco mais fácil de correr. Aos poucos fui me sentindo melhor. Até saiu um 8º Km com pace de 4:36. A essa altura estava isolado na prova, longe dos que iam a frente e longe dos que vinham atrás. Foi mais tentar manter a posição mesmo.

No finalzinho, faltando pouco mais de 500 metros, mais uma boa subidinha. Como estava sozinho tive medo de errar o caminho e corria sempre meio desconfiado. O alívio só veio quando avistei um staff indicando a entrada para o trecho final. O visual da chegada era fantástico. Lá de cima podíamos ver toda a beleza do cenário e a arena de chegada. Enquanto descia dava pra ouvir até o pessoal gritando o meu nome e incentivando lá de longe. Muito legal. A reta final foi por uma passarela que cortava o lago em uma estrutura de madeira que dava um charme todo especial.

Normalmente eu chegaria muito acabado, mas dessa vez cheguei bem. Deu até pra dar um saltinho na chegada. O tempo líquido ficou em 1h01min22s. Não deu pra fazer abaixo de 1 hora. Cheguei feliz, pois senti que tinha feito uma boa prova apesar das dificuldades. O chip era retornável e recebíamos a medalha quando da sua entrega. Achei a medalha bem simples.

Percurso dos 10 Km

Uma estrutura muito boa nos aguardava na arena da chegada: água, água de côco, massa com molho branco e de tomate quentinha, cookies e produtos da Magrinha, frutas e massagem. Muitos amigos e familiares dos atletas também aguardavam por ali para torcer e fazer os registros.

Fui me trocar rapidamente, pois estava molhado, sujo e com muito frio. Depois fiquei assistindo e fotografando um pouco a chegada dos amigos que fizeram os 21 Km e aos poucos iam chegando. Ao fim fiquei na expectativa da premiação que só foi realizada depois das 13 horas. Tinha premiação também para a categoria nos 10 Km.

Para a minha alegria deu pódio ficando na 2ª colocação na categoria 40-49 anos, recebendo um belo troféu de recordação. Especial porque esse é o meu primeiro em uma prova de trilhas. Outra excelente notícia foi a entrega do troféu de maior equipe para o grupo "Loucos por Corridas", representado pela Simone Vieira, que mobilizou e conseguiu levar quase 70 atletas para o evento. Excelente trabalho e muito merecido esse prêmio.

No geral curti muito todo o ambiente e a atmosfera que envolveu todo evento K21 Costa da Serra. Ano que vem, segundo os organizadores tem de novo e acho que vou experimentar os 21 Km para poder chegar no topo das montanhas a apreciar melhor a paisagem lá de cima.

Ao final das atividades, como o horário do almoço já tinha passado e muito, fomos aproveitar um merecido café colonial no Café Schmitz à beira da estrada, com direito a lareira e tudo. Excelente e recomendo.

Até a Clarinha linda foi. Com Nilton, Juciana, Jany, Marta e Renato.
Com Christiane Pauloni e Marcos Pinguim
Começamos bem !!!
 Atravessando a pontezinha
 O que tem pela frente ?
 Meu copinho de água também percorreu uns 5 Km
2º colocado na categoria 40-49 anos 
(Foto: Marcos Viana Pinguim)
Alexandre, Jabson, Jany e a Simone, com o troféu da maior equipe
Meu primeiro troféu de trilhas
Um belo café colonial com lareira pra aquecer depois e repor as energias

Local: Condomínio Costa da Serra - Rancho Queimado / SC
Data: 15/05/2016 
Horário: 9:00 Hs (9:30 Hs)
Distância: 10 Km (10,22 Km) 

Inscrição: R$ 170 (cortesia - presente de aniversário)
Kit: Sacola, camiseta, meia, toalhinha, squeeze, pacotinho de granola, pacotinho de cereal, número de peito e chip retornável. 

Tempo: 1h01min22s
Pace: 6:01 min/Km

Colocação: 02 de 12 (categoria 40-49 anos)
Colocação: 10 de 37 (masculino)
Colocação: 11 de 68 (geral)

5 comentários:

  1. Parabéns Hanada!!! Belo relato da prova... e bela estréia em prova trail... já se familiarizou-se com o pódio!!! Te aconselho com toda certeza a encarar os 21km na próxima edição... as imagens da Serra de Rancho Queimado que irás guardar na memória são realmente um show... isso sem falar em toda a adrenalina propiciada pela prova!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado, meu amigo. Também fizestes uma excelente prova. Meus parabéns. 21 Km naquelas subidas ainda preciso treinar um pouquinho mais. Ano que vem se estiver bem vou querer subir um pouco mais mesmo. Valeu. Abraço.

      Excluir
  2. que massa!!!!!!!!!!!! tbm corri os 21km e tbm tenho um blog de viagens e claro também faço postagens de corridas. Adorei a prova e em breve teremos o desafrio em Urubici, vc vai???
    Segue aqui link para meu pots.
    Ahhh e parabéns pelo podium!!!!!!!!!!!!!!
    http://dicasdarege.com/2016/05/18/corrida-k21-series-rancho-queimado/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal, Rege. Visitei seu blog também. Muito show !!! Acho que Urubici não devo ir ainda. Não sou muito acostumado com esse tipo de prova. Preciso treinar mais..rs. Você vai ? Boa prova por lá !!! Muito obrigado e parabéns pelo blog !!!

      Excluir
  3. Oi Edu! Que bom que vc gostou, fico muito feliz!!! Seu relato ficou ótimo, adorei!!! Ano que vem estaremos lá em peso, com certeza!! Bjao

    ResponderExcluir