quarta-feira, 4 de maio de 2016

30/04/2016 - Itapema Night Run - Itapema / SC

Itapema Night Run - Itapema/SC 
Me inscrevi para a Itapema Night Run com o objetivo de passear um pouco e correr em um lugar diferente, apesar de Itapema nem ser tão longe assim (45 minutos de carro). Não me lembro de ter participado de nenhuma corrida por lá até então.

A prova teve as distâncias de 4 Km e 8 Km e contou com a participação de aproximadamente 350 atletas concluintes. À princípio tinha ficado na dúvida em qual distância participar, uma vez que teria a Corrida de Pereba no dia seguinte. Acabei optando por fazer os 8 Km pra valorizar um pouco a viagenzinha.

Saímos de São José por volta das 15 horas para dar tempo de chegar tranquilo, pois não conhecia o local ainda. A largada estava prevista para às 18 horas. O legal é que o kit era retirado no dia até um pouco antes da largada, o que facilita a nossa participação. Foi bem básico, com uma camiseta e o número do peito. Pra nossa surpresa não teve chip pra controle.

Chegando por lá encontrei alguns amigos: Simone e Gean, Pertino, Elzinha, Suzy. Mesmo estando um pouco longe da nossa região sempre encontramos alguns atletas conhecidos amantes do esporte. Também veio me dar um alô o Lucas, que me reconheceu do aplicativo Strava da última corrida. Muito legal.

Imaginei que a corrida fosse pelas ruas de Itapema, mas descobri que seria toda feita pela praia. O meu rendimento eu sei que não é o mesmo, mas pelo menos a areia estava firme facilitando um pouco a nossa vida.

A largada partiu da Praça da Paz, simultaneamente para os atletas de 4 Km e 8 Km. O solzinho que esquentava um pouco à tarde foi sumindo e o friozinho tomou conta. Menos mal que estava sem muito vento. 

Corremos alguns metros pelo asfalto até ganharmos a praia. Viramos à direita e a partir daí seguimos reto toda a vida. Como a praia é extensa não foi necessário fazer voltas e conseguiram aferir bem as distâncias propostas. Para os 4 Km foi feito o retorno na altura do 2º Km, e para os 8 Km o retorno no 4º Km.

Tentei largar no ritmo que normalmente faço os 10 Km, na casa de 4:30 de pace, mas isso era em asfalto e plano. No 1º Km até consegui um pace bom (4:20), mas depois foi ficando mais difícil. Em algumas passagens pela praia havia saídas de água formando um "riozinho". Alguns atletas faziam o contorno procurando não molhar os seus tênis. Eu já não faço mais isso, passo na água mesmo. Mais cedo ou mais tarde acabamos molhando tudo mesmo.

A praia estava ficando escura com o cair da noite. E logo se formou um grande rastro de atletas. Passamos pelo 2º Km onde ficava o posto de hidratação e onde os atletas dos 4 Km faziam o retorno. Os atletas dos 8 Km seguiram em frente por mais 2 quilômetros, continuando pela praia.

Apesar da temperatura estar boa não consegui manter o ritmo perto do pace de 4:30 e aos poucos eles foram subindo para perto de 4:40 min/Km. Mesmo sentindo que estava correndo bem, acompanhando vários outros atletas, parece que o pace não rendia e o esforço parecia maior para mantê-lo.

Fiz o retorno no 4º Km e pelas minhas contas estava por volta da 33ª colocação geral. Não parecia estar tão ruim assim. Na volta já estávamos bem espaçados e fui me segurando para não perder as posições. Perdi algumas, recuperei outras, mas nada que alterasse muito o meu posicionamento. Essa praia parece que não acabava mais.

E na saída da praia para a reta de chegada por pouco não atropelo um ciclista que passou bem sossegado cortando o meu caminho no sprint final. Mas não deu nada. Fechei a prova com o tempo liquido de 36min58s, quase não conseguindo respirar direito de tão frio que já estava e com ar entrando queimando.

Recuperei um pouco o fôlego. Encontrei a amiga e parceira das corridas Kelly, que já tinha chegado fazia um tempinho, conquistando a 2ª colocação geral dos 4 Km. Depois fui retirar a medalha, bem bonita, e o kit pós-prova composto por uma caixa de 1L de água de côco e 1 banana.

Em seguida fui acompanhar a chegada da Aninha que fez uma belíssima prova chegando com todo gás, e indo inclusive para o pódio, conquistando o 3º lugar na categoria. Na minha categoria fiquei em 6º lugar e bati na trave. Os 5 primeiros de cada categoria tanto das distâncias de 4 Km e 8 Km receberam uma outra medalha, além da de participação.

Ainda no finalzinho da premiação tive o prazer de encontrar o Eric Ito, a Miriam e a Gabi, também aqui da grande Florianópolis. Encerrada as atividades da corrida, a melhor parte, reposição com uma saborosa pizza antes de voltarmos.

Percurso da prova (8,03 Km)

Concentração na Praça da Paz para retirada do kit
Na concha acústica, esperando pela largada
Pertino, Elzinha e a Aninha
Aninha, Simone e o Gean
Também teve corrida infantil
Partindo pela praia e já escurecendo (Foto: Focoradical)

Voltando pela praia (Foto: Focoradical)

Linda Medalha
A melhor parte: pizza pra repor a energia

Local: Praça da Paz - Concha Acústica - Itapema / SC
Data: 30/04/2016 
Horário: 18:00 Hs 
Distância: 8 Km (8,03 Km) 

Inscrição: R$ 59,00
Kit: Camiseta e número de peito.


Tempo: 36min58s
Pace: 4:36 min/Km

Colocação: 006 de 014 (45-49 anos)
Colocação: 032 de 117 (masculino)
Colocação: 032 de 185 (geral)

Um comentário:

  1. Não acredito que não deu para você o pódio?! mas sabe que eu fui a 13ª mulher, e fiquei em 4 na categoria, então veja como minha categoria estava forte mesmo! Belo relato, vimos as mesmas coisas...bons treinos!!

    ResponderExcluir