quinta-feira, 16 de junho de 2016

12/06/2016 - Meia maratona de Floripa - FLN/SC

(Foto: Focoradical)
6ª Meia Maratona de Floripa


A Meia maratona de Floripa novamente aconteceu na mesma data da Maratona de Porto Alegre. E novamente optei por correr em casa. Acho que fiz a escolha certa. Não estava fisicamente e nem psicologicamente preparado para uma maratona ainda. Quanto a meia, confesso que me empenhei um pouco para esta prova.

Além da distância principal de 21 Km, havia alternativa para as distâncias de 5 Km e 10 Km. Com a diferença que a distância de 5 Km não chegava a atravessar as pontes que separam a ilha do continente, retornando um pouco antes. Um dos grandes atrativos que faz muitos atletas virem de outros estados é essa passagem por cima das pontes, além de todo o visual da beira mar Continental e da beira mar Norte, durante quase todo o percurso.

A retirada do kit foi no Hotel Majestic na sexta e no sábado que antecederam a prova. Retirei o meu na sexta-feira e estava bem tranquilo. Tinha feito a minha inscrição com o kit básico, mas também havia opções de kits mais incrementados com cinto de hidratação ou jaqueta da prova., com valores diferenciados, é claro. Além disso, havia por lá um pequeno stand vendendo os produtos da O2. Para assinantes da revista, além de descontos, tinha como benefícios a personalização da camiseta do evento, e acesso a área VIP no dia da prova, com mesa de frutas, barras de cereais, massagem, banheiros exclusivos, e a melhor vista do portal de chegada.

Dia da Meia maratona, também era Dia dos Namorados (12/06), e tudo indicava uma temperatura bastante baixa. Era previsto algo em torno de 1ºC. Muito frio mesmo. Tinha tudo para os mais de 4.000 atletas ficarem em casa debaixo das cobertas. Mas não, os guerreiros estavam todos lá. Confesso que eu e a Aninha sofremos nas primeiras horas antes da prova, com aquele pensamento de sempre: "O é que estamos fazendo aqui ?!!!"

A previsão de temperatura se concretizou e ainda bem que sem chuva. A largada estava marcada para às 7:30. Nos programamos para chegar perto das 6:15 para conseguir um bom local para estacionar, mas dessa vez, com a grande quantidade de atletas, tivemos que deixar o carro um pouco mais afastado.

Eu ainda não sabia direito com que roupa iria correr: só com camiseta de manga comprida ou com um agasalho corta vento. O problema era saber o que fazer com ele depois que esquentasse. Preferi passar um pouco mais de frio no início e fui somente de manga comprida mesmo. Sei que em provas mais longas depois de um tempo tudo passa a incomodar.

No número do peito constava o pelotão de onde os atletas deveriam largar. Foi dividido por pace. Acho que baseado em tempos de provas anteriores. Tive o privilégio de sair no pelotão Quênia (pace de 4:30 min/Km) que ficava mais a frente. Ano passado eu estava no pelotão azul. Pode não parecer, mas isso ajuda bastante para não ficarmos presos naquela muvuca inicial.

Alguns minutos após às 7:30 foi dada a largada. Demorei poucos segundos para passar pelo portal e consequentemente ter o registro inicial do chip. Como sempre o pessoal saiu bem forte, mas agora eu já consigo me controlar mais e larguei mais contido, mesmo porque eu nem tinha feito aquecimento algum.

Os quilômetros iniciais foram meio congelantes ainda, balanceado com a adrenalina do início de prova. Percorremos toda a beira mar continental até a chegada na Ponte Pedro Ivo Campos, com cerca de 2,5 Km. Os atletas dos 5 Km voltaram antes de subir a ponte e os de 10 Km e 21 Km tiveram o privilégio de correr sobre a ponte apreciando a vista lá de cima. A pista estava parcialmente fechada.

Eu estava empolgado e confiante para essa prova e tinha como principal objetivo fazer o sub 1h40min, e de preferência bater o meu melhor tempo nela, de 1h39min46s em 2013. Com isso queria rodar o máximo possível com pace abaixo de 4:40 min/Km. E foi o que tentei fazer, sem exagerar muito.

Para atravessar a ponte pegamos uma subidinha razoável, mas como estava no início deu para vencê-la bem. O bom é que depois da subidinha veio a descidinha e acabou compensando um pouco em termos de ritmo médio. Com cerca de 4 Km de prova saímos da ponte e seguímos no sentido da beira mar norte.

Acessamos então o viaduto Rita Maria e tivemos que encarar a 2ª subidinha, mas essa bem mais curta. Não quebrou muito o ritmo. Próximo da Ponte Hercílio Luz, no 5º Km, os atletas dos 10 Km fizeram o retorno e os dos 21 Km seguiram em frente.

Estava acompanhando de perto o meu pace e sentia que estava bem. Correndo com uma certa gordurinha de tempo para a parte final. Sabia que era preciso porque a medida que vão se passando os quilômetros vai ficando mais difícil sustentar o ritmo.

Nos postos de água, mesmo com o frio, sempre pegava um copinho para molhar a boca, que estava ficando seca. Nem precisava ser gelada. Pelos termômetros que íamos passando as temperaturas registradas variavam entre 9ºC e 12ºC no máximo, um pouco melhor que antes da largada.

Todo o trecho de ida da beira mar norte até o viaduto do CIC, onde foi feito o retorno (cerca de 10,65 Km da largada) consegui me manter abaixo do pace de 4:40 min/Km. Isso foi muito bom. Tinha até uma folga para a segunda parte.

Fiz o retorno e logo lembrei de tomar o meu gel de carboidrato. Meio complicado no ritmo que eu estava. Aliás, essa parte de tomar gel pra mim é sempre um sofrimento. A medida que voltava era saudado por muitos amigos e amigas que vinham do outro lado da pista. Isso é muito legal e ajuda a gente a se manter firme. Deu também pra se ter uma boa ideia da quantidade de participantes da meia maratona. Muita gente.

Garmin - Meia maratona de Floripa O2

A partir do 12º Km com as pernas um pouco mais cansadas não consegui mais sustentar o pace abaixo de 4:40 min/Km, e fazia muita força pra não sair dessa casa. Era um trecho bom pra correr: plano, com solzinho aparecendo tímido, e a linda vista do mar à direita.

Fiz a minha passagem pelo 15º Km com o meu melhor tempo na distância, 1h08min52s. Sentia que estava indo bem. O problema é que depois dos 15 Km sei que o meu rendimento começa a despencar e ainda tería a subidinha do viaduto e da ponte pela frente. Mas só faltavam 6 Km e não podia deixar escapar essa oportunidade, já pensando em possível recorde pessoal da prova.

A partir de então segui bem concentrado, mantendo o ritmo constante até o início da subida da ponte Colombo Salles, mesmo na passagem pelo viaduto. Encontrei o amigo James próximo da ponte e corremos juntos ao longo dela. Foi o único quilômetro que o meu pace passou dos 4:50 min/Km (5:01). Não teve como.

Enquanto descia pela ponte, lembrei da dificuldade que tive no ano passado nessa parte por conta das dores e puxadas de cãibra. Esse ano apesar de cansado até que estava bem, e a medida que me aproximava da beira mar continental novamente ia ganhando mais confiança. Ouvi alguém no percurso comentar, 1h32min. Logo comecei a fazer as contas, faltando algo em torno de 1,5 Km.

Poderia aliviar um pouco e cumprir o meu principal objetivo de melhorar o tempo da prova, praticamente garantido nessa reta final. Mas dizem que é melhor não perder a concentração, e a possibilidade de bater o recorde pessoal na meia maratona me veio a cabeça. Será que dá ?

Com a proximidade da chegada a concentração do público aumentava e fui me animando, acelerando aos poucos. As pernas estavam bem. O limitante mesmo era a respiração. Nunca tinha feito um final de meia maratona tão intenso e com paces abaixo da média toda a prova.

Eis que ao longe avisto o portal de chegada registrando o tempo total de prova de 1:38:20. Meu melhor tempo em meias maratonas eram exatos 1:38:30. Nem preciso falar que o "sprint final" foi usando todas as minhas forças que restavam para fechar um novo recorde pessoal. Tempo bruto: 1h38min27s. Tempo líquido: 1h38min22s. Alegria demais, principalmente por saber que essa não é a melhor prova para tentar essa marca. Além disso, o registro do Garmin mostrava cerca de 150 metros a mais. No registro da maioria dos amigos também deu essa diferença entre 100 e 200 metros a mais.

Respirei um pouco, fui tomar água, retirei o chip do pé, com aquele dificuldade de sempre para abaixar, peguei a bonita medalha e o lanche pós prova com uma garrafa de água, isotônico em pó e algumas frutas. Bem simples. Particularmente não curti muito a entrega do isotônico em pó. Chegamos muito cansados e ter que preparar o isotônico ainda pra tomar não é muito animador.

Logo encontrei a Aninha, que tinha feito a prova de 10 Km e também bateu seu recorde pessoal na distância. Muito orgulho dela. Depois fomos para a área VIP para se trocar, se alimentar melhor, encontrar o pessoal, tirar algumas fotos, fazer uma massagem e assistir a chegada dos amigos.

O pós-prova dessa vez foi bem melhor, sem a chuva e com uma boa estrutura de painéis para fotos, banheiros químicos, massagens. Além disso, a excelente vista do cartão postal de Florianópolis, a Ponte Hercílio Luz ,ao fundo, possibilitou lindos registros para os participantes da prova. Pelas minha contas o número de concluintes na meia maratona com pouco mais de 3.400 atletas, foi quase 50% maior que no ano passado.

Dia perfeito em que tudo deu certo !!! Depois foi só comemorarmos com um belo churrasco !!!

Percurso 2016 (21,34 Km)

Kit básico com personalização da camiseta para membros do clube O2
Aninha sempre parceira mesmo nos momentos mais frios (1ºC)
 Momento pré-largada
 Viradinha pra foto no cartão postal (Foto: Focoradical)
 Pegando solzinho nada ida. (Foto: Focoradical)
 Voltando pela ponte. Falta pouco. (Foto: Focoradical)

Linda surpresa da Aninha. Amei !!! Feliz Dia dos Namorados !!! 
(Foto: Focoradical)

  Reta final (Foto: Gelson Fortes)
Merecida massagem pra me recompor um pouco. (Foto: Ana Paula Marcon)
Os dois felizes com novos recordes pessoais batidos nos 10 Km e 21 Km

Loucos e loucas por corridas pós-prova. Só alegria !!!
Medalha (Foto: Enio Augusto - Por Falar em Corrida)

Novo recorde pessoal de meias maratonas

Local: Beira mar Continental - FLN/SC
Data: 12/06/2016 
Horário: 07:30 Hs 
Distância: 21,097 Km (21,34 Km) 

Inscrição: R$ 90,51 (com desconto clube O2)
Kit: Número do peito, sacola, camiseta manga comprida, boné, gel de carboidrato e chip retornável.  

Tempo: 1h38min22s
Pace: 4:37 min/Km

2016
Colocação: 026 de 0242 (categoria 45-49 anos)
Colocação: 329 de 2158 (masculino)
Colocação: 350 de 3422 (geral)


2015
Colocação: 022 de 0179 (categoria 45-49 anos)
Colocação: 189 de 1391 (masculino)
Colocação: 196 de 2082 (geral)

8 comentários:

  1. Respostas
    1. Muito obrigado, Jander !!! E parabéns também pela sua grande prova. Abraço.

      Excluir
  2. Cara, voltas lindas, hein!? Como seria se economizasse mais cedo e tentasse negativar a prova?! Sempre me pergunto isso toda prova que faço tão bem como fez a sua.

    Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, Ivan. Então, essa é a grande questão do equilíbrio nessas provas. Para fazer split negativo talvez eu teria que sair muito mais devagar e aí eu sei que não daria tempo de recuperar. Aos poucos estou dosando e tentando fazer uma prova mais regular. Complicado isso...rs. Abraço.

      Excluir
  3. Parabéns pelo recorde!!!
    Foi tão o dia que o clima ajudou e nem a ponte atrapalhou.
    O 1h37 tá quase. \o/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, Enio. É, dessa vez não tinha desculpa mesmo. Diria que condições quase ideais. E como faz diferença. Agora eu até acredito em 1h37 em alguma meia mais plana. Vamos a luta !!!

      Excluir
  4. Show de relato Hanada!!! Uma boa prova sempre é top... com direito a bater recorde pessoal é melhor ainda!!! Parabéns a você e a Aninha... casal Runners!!! Porque só quem é corredor sabe a sensação única que é acordar no dia frio que foi o dessa prova e encarar o desafio... acho que aquela euforia de todos os participantes momentos antes da largada já conta como um grande aumento em nossa temperatura corporal... onde só ficamos aguardando o sinal da largada... aí é só correr e curtir o momento!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado, Marcos. Nossa, essa meia foi bem diferente da nossa última em Balneário Camboriú, hein ?!!! Com as condições climáticas deu pra sustentar bem melhor o ritmo. Realmente o frio de manhã foi de fazer tremer. Agora imagine se a gente deixa de participar de uma prova como essa ?!!! Uma das nossas melhores !!! Valeu, garoto. Abraço.

      Excluir