quarta-feira, 24 de agosto de 2016

21/08/2016 - 9ª Corrida Volta a Lagoa 2016 - FLN/SC

Foto: Felipe da Cruz (Foco Radical)
 Corrida Volta a Lagoa 2016

Resultado
Fotos da Corrida

Mesmo com todas as condições climáticas adversas no dia, a 9ª corrida Volta a Lagoa (distância de 10,5 Km) teve um aumento de mais de 100 atletas concluintes em relação ao ano de 2015. Foi uma boa surpresa para mim.

Tenho um carinho especial por essa corrida porque é uma das poucas que participei todos os anos desde que comecei a correr em 2009. Além disso tem um belo percurso, interessante e um tanto desafiador.  

Como opções a prova teve a distância de 10,5 Km que podia ser feita individualmente ou em dupla (feminina, masculina ou mista), e a opção de participação de 5 Km. Eu optei pelos 10,5 Km no individual mesmo, como em todas as minhas outras participações. Queria tentar melhorar o meu tempo de 48min32s, obtido no ano passado.

A retirada do kit foi no sábado, véspera da prova, na Loja Centauro do Beiramar Shopping. Consegui não comprar nada na loja dessa vez. Aproveitei o passeio para almoçar com o Gabi e caçar uns Pokemóns diferentes na região da beira mar norte.


No domingo pela manhã cheguei ao local da prova às 7:15. A largada estava prevista para às 8:30. Como tinha chovido bastante durante a madrugada e ainda continuava, imaginei que teria pouca gente, mas já tinha um bom movimento de atletas. Mesmo assim soube de várias pessoas que estavam inscritas e não se arriscaram a ir. Quase fui uma delas. 

Foi até cogitado o cancelamento da prova pelas condições climáticas. Já havia feito provas com condições bem piores. Como não havia relâmpagos acho que foi a melhor opção terem mantido o evento, umas vez uma grande estrutura já estava mobilizada.

A previsão do tempo anunciava chuva para o final de semana e não foi diferente no horário da prova. Até aí não seria tão grande a encrenca. Esse ano já participamos de várias corridas sob chuva. O problema foi o vento forte e o frio que se somaram a essa situação.

Aquela parte boa do evento, de confraternização com os amigos pré e pós-prova ficou um pouco comprometida com a maioria dos atletas se abrigando como era possível. A largada atrasou um pouquinho, mas bem compreensível, ao lado do terminal de ônibus da Lagoa.

Primeiro saíram os atletas dos 10,5 Km, individual e os primeiros das duplas. Em seguida largaram os atletas dos 5 Km. Só lembro que a chuva nesse momento estava fraquinha, mas o vento e o frio estavam congelantes. Larguei sem forçar muito e iria tentar fazer uma prova regular.

O 1º Km com passagem pelo centrinho da Lagoa e até entrarmos na Av. da Rendeiras foi o trecho mais tranquilo e foi o meu melhor pace. Talvez em parte por aquela empolgação inicial também. 

Um pouco mais a frente, logo no início da Av. das Rendeiras viramos a direta e acessamos a SC-406, margeando então a Lagoa da Conceição em uma área totalmente aberta. Esses quase 3 quilômetros que se seguiram foram os mais complicados para mim, com um vento forte batendo contra, além do frio e da chuva. Sabia que estava fazendo mais força que o normal e além disso tive uma sensação de frio que nunca tinha experimentado antes em uma corrida. O 2º Km até consegui manter um ritmo razoável, mas a partir do 3º Km as coisas desandaram. Muita força e pouco rendimento. Na foto do percurso, retirado do site do Garmin, a velocidade do vento registrou 32 Km/h. Sem chances de melhorar o meu melhor tempo nessa prova.

Senti que não era dia. Nível de esforço ao máximo e pace cada vez pior. Pra piorar, durante o 5º Km, enquanto passava junto ao amigo Pertino, ele me alertou que o meu chip estava solto, tinha perdido a cola. Por muito pouco não fiquei sem. Fiz uma paradinha rápida para retirá-lo e levá-lo na mão. A partir de agora, quando o chip for fechado por adesivo vou colocar sempre um alfinete para prendê-lo e garantir que não solte. Já vi esse problema em outras provas também. 

            Garmin - 9ª Corrida Volta a Lagoa 2016             

Um pouco antes de chegar ao morro do Badejo, no 6º Km, passamos pelo ponto de troca do revezamento das duplas, que não foi exatamente na metade da prova, deixando para o primeiro atleta um percurso maior. Lembro de ter visto os amigos, Guilherme aguardando a chegada do Enio, e o Juarez também aguardando a chegada da sua dupla.

Cheguei então ao temido morro e muito mal das pernas e sem fôlego. No trecho de subida com aproximadamente 400 metros por dois momentos caminhei. Não teve jeito. Isso levou o meu pace lá pra cima, perto dos 6 min/Km. O bom é que depois vem a descida e dá pra compensar um pouco dessa perda.

Os dois últimos quilômetros fui literalmente me arrastando não vendo a hora de terminar. Já estava me sentindo com fraqueza por causa do frio e tremendo, situação estranha e não muito comum pra mim. Só conseguia pensar que na chegada eu teria que passar o chip próximo do chão. Não poderia esquecer.

Avistando a chegada ao longe dei uma aceleradinha. Olhei o fotógrafo, passei pelo portal e ergui os braços pra comemorar a conclusão de mais uma corrida Volta a Lagoa. O Jacks veio e me fez a entrega da medalha. Fui então tomar um copo de água e comer uma banana. Aí lembrei de uma coisa importante, passei com o chip na mão !!! Isso porque vim pensando nisso durante toda a parte final do percurso. Bom, paciência !!!

Posteriormente, para a minha alegria, o chip registrou certinho, mesmo tendo passado com ele nas mão e com os braços erguidos. Bom esse leitor e essa antena !!! Meu tempo líquido ficou em 52min01s, cerca de 3min30s acima do tempo do ano passado. Não sei precisar o quanto as condições do dia afetaram o meu rendimento, mas senti que não era o dia e cheguei com dores musculares nas pernas, equivalentes a de ter feito uma meia maratona. 

Não fiquei muito na área de chegada e nem consegui ir a tenda dos amigos da Elementos Massoterapia, que faziam aquela massagem recuperadora. Fui tremendo de frio direto para o carro me trocar e de lá não saí mais. Nem a premiação consegui assistir. Estava muito fraco e precisei me aquecer.

Após me recuperar fomos a parte boa, o café da manhã pós prova, com os amigos Renato Ventura e Enio Augusto, e com direito a assistir o final da maratona masculina olímpica. Aquele café da manhã caprichado e sem culpa !!! Muitos ovos mexidos e bacon !!!

Percurso Volta à Lagoa 2016 - 10,69 Km

Pessoal animado para a corrida #sqn. Nilton, Renato e Enio.
Margeando a Lagoa da Conceição com um baita vento frio contra.
Foto: Felipe da Cruz - Foco Radical
Montagem legal do amigo fotógrafo Alexandre Santiago. Renato, Ana Kátia e Ana Clara.
Foto: Alexandre Santiago - Foco Radical
Segurando bem o chip para não perder
Foto: Alexandre Santiago - Foco Radical

Minha chegada com o chip na mão. E não é que registrou !!!
Foto: Foco Radical 
Medalha da  9ª Corrida Volta a Lagoa 2016 
Foto: Por Falar em Corrida

Local: Ao lado do terminal de ônibus da Lagoa da Conceição - FLN/SC
Data: 21/08/2016 
Horário: 08:30 Hs (08:43 Hs) 
Distância: 10Km (10,69 Km) 

Inscrição: R$ 70,00 (Primeiro lote)
Kit: Camiseta, cappuccino em caixinha, pacotinho de granola e de suco em pó número de peito e chip descartável.    

Tempo: 52min01s
Pace: 4:52 min/Km

Colocação: 011 de 031 (45-49 anos)
Colocação: 099 de 289 (masculino)
Colocação: 108 de 423 (geral)

5 comentários:

  1. Mesmo com todas as adversidades narradas, fosse muito bem Hanada!
    Essa do chip descolar, eu nunca tinha visto... Mas a ideia do alfinete é muito boa!

    Bon Treinos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado, Fábio. Não foi bem como eu pretendia, mas o importante é que chegamos bem. Quanto ao chip eu já tinha visto isso acontecer em outra corrida e nessa eu também vi de um rapaz a minha frente que também teve que arrumar para não perdê-lo. Se ninguém avisa o chip pode ficar pelo caminho. Mas nas próximas já vou prevenido...rs. Abraço e bons treinos também !!!

      Excluir
  2. Parabéns Eduardo Hanada!
    Quanto ao Chip descolar...procuro também Grampear!
    Adorei o vídeo e seu relato da prova!
    Show!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande, César. Muito obrigado, amigo. Sim, agora eu já estou vacinado quanto a esse tipo de chip. Até a próxima !!! Abraço.

      Excluir
    2. Grande, César. Muito obrigado, amigo. Sim, agora eu já estou vacinado quanto a esse tipo de chip. Até a próxima !!! Abraço.

      Excluir