sábado, 22 de outubro de 2016

20/10/2016 - Smart Run Indoor - Academia Smart Fit Coqueiros - FLN/SC


Nunca fui fã de correr em esteira e evito ao máximo. Porém, como estou frequentando academia para ajudar no fortalecimento dos músculos, e foi lançado esse campeonato "Smart Run Indoor", criei coragem e resolvi me inscrever para encarar esse desafio diferente.

Podiam participar todos os alunos matriculados na academia. O objetivo era registrar na esteira a maior distância no tempo determinado de 20 minutos. Durante um dia inteiro foram feitas várias baterias em grupos médios de 5 pessoas, facilitando e viabilizando a participação dos que tinham interesse. 

A Aninha, que foi quem me levou e me motivou a fazer musculação na academia fez a sua corrida logo cedo, às 7:30. Eu, como não tinha disponibilidade de manhã, e no meio da tarde não teve bateria, agendei a minha atividade para o último horário disponível, às 21 horas.


Aninha com os participantes da bateria das 7:30

Não pude acompanhar a bateria da Aninha, mas ela foi muito bem, registrando a distância de 3,67 Km nos 20 minutos. Como podemos ver na foto todos os participantes ganharam uma toalhinha da Smart Fit. A minha foi preta.

Eu estava um pouco ansioso. Era a minha primeira participação. E nem tinha ideia do ritmo que deveria correr. Para me dar apoio, a Aninha foi me acompanhar. Fiquei contente e mais animado. Além disso, ela ainda conseguiu fazer alguns registros da nossa bateria.



A estratégia, que defini um pouco antes, foi tentar manter a velocidade constante de 14 Km/h durante todo o tempo. Já tinha testado correr um pouco nessa velocidade e me parecia viável. Com isso tinha intenção de chegar a pouco mais de 4,5 Km.

Na minha bateria, das 21 horas, participaram 3 homens e 2 mulheres. No horário, após um breve período de aquecimento, foram zerados os relógios e iniciamos a atividade. 


Momento descontração, ainda no aquecimento

Cada um seguiu o seu ritmo, e deu pra perceber que todos começaram bem dispostos. Logo no começo já ajustei a velocidade para 14 Km/h e por aí deixei. Fiquei concentrado para sentir o nível de esforço para sustentar até o final. Estava razoavelmente confortável correndo a essa velocidade e, passados 10 minutos, resolvi ir aumentando gradualmente a velocidade...14,2...14,4...14,6... mudando a cada 2 minutos.


Com cerca de 16 minutos passei a velocidade para 15 Km/h para ir até o final. Quando faltava apenas 1 minuto tinha conseguido passar do meu objetivo de 4,5 Km e, empolgado pra terminar, dei um sprint final na velocidade de 16 Km/h. 

Gostei muito do desempenho. Registrei 4,78 Km nos exatos 20 minutos. Mais impressionado fiquei depois que percebi que o pace tinha sido de 4:11 min/Km. Nunca tinha conseguido esse desempenho correndo ao ar livre em distância semelhante. Fiquei com a impressão de que o esforço na esteira é um pouco menor que na rua. 

Analisando posteriormente penso que poderia ter começado um pouco mais rápido, talvez a uma velocidade de 14,5 Km/h. Irei testar em uma próxima oportunidade. Sonho seria chegar aos 5 Km.

Como prêmio, os primeiros três colocados masculino e feminino de todas as baterias, que percorrerem a maior distância, receberão uma medalha, camiseta e a isenção de uma mensalidade. Muito legal essa forma de incentivo. Mas pra chegar nesse nível ainda tenho que comer muito arroz com feijão !!!

Foi muito divertido e diferente participar dessa atividade.


Resultado divulgado em 25/10/2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário