sexta-feira, 11 de novembro de 2016

06/11/2016 - 9ª Meia maratona de Pomerode / SC

(Foto: Foco Radical)
 9ª Meia maratona de Pomerode / SC


Essa foi sem dúvida a minha melhor "meia maratona" !!!

Voltando à cidade de Pomerode pela 3ª vez, e completando a minha 40ª meia maratona tive a grande satisfação e alegria de obter o meu melhor desempenho em meias maratonas, ou seja, o meu recorde pessoal. Foi um final de semana incrível que superou todas as minhas expectativas. Tudo simplesmente perfeito.

A ideia inicial era fazer a Meia maratona de Pomerode como preparação para a Meia Maratona Internacional de Florianópolis a ser realizada duas semanas depois. Não estava no auge da minha preparação por isso não esperava muita coisa.

Como aprendi anteriormente, não me arrisquei a viajar na madrugada da prova. É muito cansativo e desgastante. A viagem de carro de São José até Pomerode leva cerca de 2h10min, com 159 Km de distância. Fomos na véspera para dar tempo de retirar o kit e aproveitar um pouco o passeio.

A entrega do kit foi feita no Pavilhão Municipal de Eventos de Pomerode, somente no sábado. Era o mesmo local da chegada da prova. Logo ao acessar o pavilhão alguns amigos comentaram uma boa surpresa, uma das minhas fotos da última Corrida pela Paz tinha sido publicada na Revista da Corre Brasil, edição de Novembro. Interessante que havia postado ela a pouco mais de uma semana. Estava fresquinha.


A retirada do kit foi bem tranquila com camiseta branca para os homens e roxinha para as mulheres. No pavilhão já estavam disponíveis várias atrativos que se repetiram no dia do evento, como painéis para fotos, chopp da região, apresentação de bandinhas, stands de diversos produtos voltados aos atletas, e até prova de "topiador", espécie de competição na qual duas pessoas cortam uma tora de madeira com uma espécie de serrote com dois puxadores. Eu e a Ana brincamos um pouco. À noite ainda teve o jantar de massas com apresentações e danças típicas. Acabamos não ficando.


Como nessa época todos os hotéis e pousadas de Pomerode encontram-se lotados, ficamos no Hotel Blue Hill na cidade de Timbó/SC, cerca de 20 minutos de Pomerode. Excelente o serviço oferecido, que adiantou o belo café da manhã para os atletas que lá estavam hospedados, e autorizou um check-out até mais tarde, às 14 horas. Boa pedida para o ano que vem novamente.

No sábado à tarde ainda fomos dar uma volta e conhecer um pouco de Timbó/SC. Pudemos apreciar a linda paisagem no mirante sobre a represa do Rio Benedito, no Complexo Turístico Jardim do Imigrante. Depois uma boa pizza no jantar pré-prova.

No dia da prova chegamos pouco antes das 6 horas e consegui deixar o carro no estacionamento do pavilhão de eventos, local da chegada. A largada, prevista para às 7 horas, é feita no Pórtico Turístico Sul, junto a praça central de Pomerode, a cerca de 500 metros de distância. Logo seguimos para lá.

Tradicionalmente, além da meia maratona, tem a opção de distância de 6 Km e a maratoninha infantil. A Aninha foi nos 6 Km esse ano, sendo que o percurso foi um pouco diferente com alguns trechos de paralelepípedo. Ano que vem a promessa dela é de fazer os 21 Km.

O dia amanheceu perfeito. Não estava nem frio, nem quente. E também não tinha vento. Só uma levíssima garoa que às vezes caía, mas quase imperceptível. Não dava pra reclamar das condições climáticas.

Eu havia estudado a minha Meia maratona de Pomerode 2015 e lembrei que tinha sido muito boa. Achava quase impossível repetir a dose. Chegando abaixo de 1h40min já estaria de bom tamanho. Por outro lado essa prova reúne as minhas preferências: razoavelmente plana, reta, em asfalto e sem vento.

Um pouco depois das 7 horas foi dada a largada inicialmente para os 21 Km, no Portal Turístico de Pomerode. Às 7:15 foi a vez do pessoal dos 6 Km. Não consegui me posicionar muito a frente, mas foi melhor, pois saí em um ritmo mais controlado. Na meia maratona foram mais de 1000 atletas. O percurso da prova era bem conhecido, uma reta só pela Av. 15 de Novembro até atingir uns 10,6 Km, e retornava. Durante o percurso algumas subidinhas e descidinhas, mas nada muito pesado.

Achei alto o pace do meu 1º Km (4:46 min/Km). Não me preocupei muito pois era somente o início. Curiosidades a parte esse e o último quilômetro, repetindo o pace, foram os meus mais altos. Os quilômetros que se seguiram foram pra acomodar o ritmo de prova. Esse início é bem mais confortável para correr que em provas de 5 Km e 10 Km, que exigem ritmos mais intensos. Me sentia bem e leve.

Ao longo da prova fui encontrando vários amigos, principalmente na ida. Dava pra dar umas palavrinhas rapidinhas, tirar foto, e até correr por bons quilômetros juntos. Mas eu estava muito focado no objetivo de manter o pace abaixo de 4:40 min/Km e fazia o meu ritmo.

Como não estava muito quente peguei água somente em 3 postos de hidratação. Não senti muita sede e também não queria quebrar o ritmo. Abortei até a tentativa de tomar um gel de carboidrato após a metade da prova para não correr nenhum risco e não perder tempo.

Próximo do retorno, como os atletas voltavam pelo lado oposto, aproveitei para contar quantos estavam a minha frente. Eram aproximadamente 225 atletas. Depois queria comparar pra saber como me sairia na segunda parte da prova.


Me mantive em ritmo constante, ganhando alguns segundos importantes a cada quilômetro que avançava. Restava saber até quando aguentaria. Queria levar até onde fosse possível. Até o 14º Km fui razoavelmente tranquilo. A partir daí seria o grande desafio de não baixar o bom ritmo.

Sempre de olho no relógio, sabia que brigava pelo sub-1h40, mas no final é tudo muito duro, ainda mais quando apareciam as subidinhas já não tão fáceis de serem vencidas. O que me ajudou bastante foi correr um pouco junto com o Fernando Braulio, que acabei encontrando nesses quilômetros mais críticos. Não deixou cair o meu ritmo.

Nos últimos 3 quilômetros já estava por conta do psicológico mesmo. Deixei de olhar o tempo e corri bem concentrado sabendo que um bom tempo poderia vir se continuasse na mesma passada. No Km 19, passei pelo tradicional posto de hidratação com a bandinha e o chopp. Inicialmente tinha em mente dar uma paradinha por lá e dar uma refrescada dessa vez, mas abortei a ideia, e continuei na minha briga com o tempo.

Faltando apenas 1 Km para a chegada por pouco não me entreguei. Mal conseguia puxar ar para respirar. Alguns atletas que eu havia passado anteriormente me alcançaram e nem pude acompanhar mais. Pra piorar, a chegada passa por uma rua em subida de paralelepípedo. Aí você pensa: chegar até aqui e morrer na praia ?

Na reta final de chegada, avistando todo o público e alguns amigos, parece que a energia deu uma renovada e saiu até aquele sprint final que sempre ajuda. Cruzei a linha de chegada exausto igual aos outros atletas que vinham próximos, sem imaginar o resultado. Só tinha visto que o cronômetro do portal marcava algo na casa de 1h38min. Cravei o meu Garmin que registrou o meu tempo extraoficial de 1h37mins59s. Ainda no tapete vermelho da chegada a Aninha que já tinha completado os 6 Km, fazia o registro e me aguardava com um copo de chopp na mão. Fiquei feliz demais em vê-la e comemoramos o resultado !!!

Chegada da Meia Maratona de Pomerode
(Vídeo: Ana Paula Marcon)

Depois foi só relaxar e me hidratar bastante com as frutas, água, isotônicos e o chopp gelado oferecido aos atletas !!! A decisão de não dar a paradinha para o chopp no Km 19 foi acertada. Estava feita a minha melhor meia maratona, com o tempo líquido corrigido de 1h37min56s. Lembrando do registro no meio da prova que tinha contado cerca de 225 atletas à minha frente, cheguei na 170ª colocação geral. Vantagem de fazer uma prova uniforme. Os paces ficaram entre 4:29 e 4:46 min/Km, com bem pouca variação.

A Aninha também fez uma das suas melhores provas ficando muito bem colocada, na 56ª posição das 494 mulheres concluintes na distância de 6 Km. Saímos muito satisfeitos com o resultado e para mim essa já ser tornou a queridinha das meias maratonas !!!

No pavilhão de eventos rolava muito animação e confraternização dos atletas. As atrações continuavam com a bandinha animando a festa e os atletas, mesmo depois de correrem os 21 Km, dançavam animados. Estavam disponíveis também várias barracas de guloseimas como crepes, tapiocas, pastéis e demais salgados, o que ajudou muito a matar a fome pós-prova.

Essa meia maratona vem crescendo a cada ano e só na distância de 21 Km teve um aumento significativo em relação ao ano passado de mais de 25% no número de concluintes. A organização da prova, feita pela Corre Brasil, foi excelente e, aliada as atrações e infraestrutura do pavilhão fizeram um grandioso evento. Ano que vem com certeza estaremos lá de novo.


Percurso 2016 (21,18 Km)
Kit com camiseta branca masculina e roxinha feminina
Complexo Turístico Jardim do Imigrante em Timbó/SC

Portal turístico de Pomerode
 Loucos e loucas por corridas. Galera da grande Florianópolis.
Prontos para a largada com o amigo César e esposa
(Foto: César August)
Encontrando os amigos Silva e Neumann durante a prova
(Foto: Foco Radical)
Acelerando
(Foto: Foco Radical)
Passando pela rótula a poucos metros da chegada
(Foto: Foco Radical) 
Chegada. Será que deu ?
(Foto: Foco Radical)
Agora é só comemorar. Os dois contentes com o resultado
 Rose e a equipe da Elementos Massoterapia presentes no apoio aos atletas
Medalha da prova

Local: Portal turístico de Pomerode e Centro de Eventos - Pomerode/SC
Data: 06/11/2016 
Horário: 7:00 Hs 
Distância: 21,097 Km (21,18 Km) 

Inscrição: R$ 90,00  
Kit: Sacolinha, camiseta branca, pote de atum, barra de chocolate, revista Corre Brasil, chip descartável e número de peito.   

Tempo: 1h37min56s
Pace: 4:37 min/Km

Colocação: 022 de 099 (categoria 45-49 anos)
Colocação: 161 de 721 (masculino)
Colocação: 170 de 1019 (geral)

7 comentários:

  1. Isso só mostra que quando a gente precisa fazer tempo não precisa nem de gel nem de chopp!!! Quando é o dia, é o dia! Pena que a gente só descobre durante ou depois da prova. Vamos torcer para a Meia de Florianópolis ser boa assim! Parabéns!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, Enio. Descobri uma coisa. Devemos estar preparados sempre e sem grandes expectativas. Se for o dia a gente agarra a oportunidade !!! Agora complicou pra meia de Florianópolis...rs.

      Excluir
  2. Parabéns pelo RP Hanada! Satisfação em poder correr contigo por alguns km's e saber q fui útil. Na verdade acabou sendo uma via de mão dupla. Abç e até a Meia de Florianópolis! Fernando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, Fernando. Quando estava correndo contigo sabia que estava no pace que deveria manter pra chegar bem. Nem olhei muito o relógio naquele momento. Muito legal isso na corrida. Muito obrigado e nos vamos na meia de Florianópolis. Abraço.

      Excluir
  3. Foi uma prova e tanto, te segui por uns bons kms depois fui ficando, olhando a tuas parciais Vc correu bem nivelado, sem exagero inicial e acabou com um tempo bom pra caramba. Parabéns pela corrida e pela disciplina!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, Luciano. Nem eu acreditei no finalzinho. Sabia que estava bem até o Km 15. O difícil seria manter o pace. Fui no limite do limite e deu por uns poucos segundos. Valeu a pena. Saí da casa dos 1h38...rs. Muito obrigado, e parabéns pelo seu tempo e pela prova. Excelente também !!! Domingo que vem tem mais !!! Abração.

      Excluir
  4. Parabéns pela prova. Voltas lá este ano para tentar baixar este tempo?

    ResponderExcluir