quinta-feira, 20 de julho de 2017

16/07/2017 - Track & Field Run Series - Iguatemi Florianópolis / SC

Foto: Alexandre Carvalho - Foco Radical
Track & Field Run Series - Iguatemi Florianópolis / SC

Resultados
Fotos da Corrida FB (by Eduardo Hanada)

Essa foi a minha primeira corrida do ano de 10 Km em asfalto que permite correr em um ritmo mais forte e constante. Sempre é a minha aposta de tentar melhorar o tempo nessa distância, que apesar de ser feita em duas voltas é bem plana. Com essa completei a minha 9ª participação desde 2010.

As inscrições fizemos bem antes, logo no primeiro lote, cujo valor ficou bem em conta considerando a qualidade do kit e a organização da prova. Particularmente gosto muito da camiseta e da meia performance, que praticamente se pagam com o valor da inscrição (R$ 87,22). Por isso vale a pena garantir o primeiro lote, e se tiver um cupom de desconto melhor ainda. As distância disponíveis eram de 5 Km e 10 Km, e também havia outras opções de kit: Plus e VIP, com alguns itens a mais diferenciados.

É lógico que a entrega do kit foi realizada na própria loja da Track & Field do Shopping Iguatemi, de quinta à sábado, às vésperas da prova. Fui logo no primeiro dia junto com o Enio do Podcast "Por Falar em Corrida", retirar o meu kit e o da Aninha. Ainda estava bem tranquilo e os inscritos podiam aproveitar ainda o cupom de desconto de 15% que vinha no kit. Tinha também um voucher de uma semana para a academia Fórmula do shopping. Ainda não utilizei nenhum deles, pois ficam fora de mão. Foi possível fazer inscrições ainda no local da retirada do kit.

No dia da prova acordei bem cedinho e meio indisposto. Não sei se foi a pizza do dia anterior que não tinha caído muito bem. Achei um pouco estranho, pois não tinha abusado tanto. Estava com uma dorzinha fraca na boca do estômago, mas nada que me impedisse de participar.

A largada da prova estava marcada para às 7 horas da manhã e era necessário chegar com pelo menos 30 minutos de antecedência para a retirada do chip. A organização ainda usa o chip retornável e ele deve ser entregue no final da prova para receber a medalha.

Chegamos ao Shopping umas 6:10. O bom é que o estacionamento é liberado para os atletas e podemos ficar despreocupados quanto a isso, mas já pegamos uma pequena fila para entrar. Estava friozinho e ainda bem escuro. Boa parte dos atletas, enquanto aguardava a largada, se abrigou dentro do shopping, que também disponibilizou os sanitários para os atletas.

Eu sabia que não estava bem preparado para a distância (10 Km) por causa dos treinos mais longos para a maratona. Não tenho treinado tiros faz vários meses. Mas no fundo a gente sempre fica na esperança de abaixar mais o tempo. A Aninha se inscreveu nos 5 Km e também estava na expectativa de tentar melhorar o seu tempo.

Fiz meu aquecimento durante uns 10 minutos, pois com aquele frio não seria muito bom sair sem aquecer. Consegui largar bem à frente e não tive problemas com a dispersão, pois as pistas logo se alargam e fica mais tranquilo correr. Minha ideia era manter constante um pace entre 4:20 e 4:25 min/Km. Seria o suficiente e necessário para conseguir meu objetivo.

O percurso é uma reta só pela Av. Beira mar norte até a altura da Polícia Federal e retorna pelo outro lado da avenida. Não tem o que errar. Meus primeiros três quilômetros foram muito bons e dentro do planejado. Não senti que tinha feito tanto esforço e as parciais estavam até melhores que em relação ao ano passado. Mesmo estando frio eu fiquei com a boca seca e não recusei o copo de água no posto de hidratação.


Após concluir o 3º Km, depois de já ter feito o primeiro retorno e estar voltando, o pace deu uma subidinha, mas pensei que fosse momentâneo. Segui ainda empenhado, mas ao finalizar a 1ª volta com 5 Km percorridos senti que as coisas desandaram. Meu rendimento começou a cair estranhamente nos quilômetros que se seguiram. Literalmente quebrei.

Ao passar pela bifurcação que dividia os atletas dos 5 Km e 10 Km deu vontade de ficar por ali mesmo. Aquele velho pensamento: ainda tenho outra volta ?!!! Mas um dos motivos que não faço os 5 Km nessa prova é que ela tem mais de 5 Km, e os 10 Km já faz parte do meu histórico e é melhor aferido.

Fiz força para tentar voltar ao ritmo de antes, mas o organismo não respondeu e senti até as pernas mais pesadas. Nessa 2ª volta tive que aliviar muito, pois até trotar já estava ficando custoso. Acho que não foi o dia e nem posso me queixar das condições climáticas e percurso. Tudo estava propício para uma prova excelente.

O objetivo então foi tentar terminar a prova da melhor forma possível. Não tinha mais poder de reação e só fui observando os atletas passando por mim como se eu estivesse parado. Mas queria concluir e com muito esforço consegui fechar a prova com o tempo líquido de 46min22s. Não deu nem pra ficar na casa dos 45 min, mas diante das circunstâncias ficou de bom tamanho.


Cheguei meio embrulhado, passando frio e com muita sede. Logo avistei a Aninha me esperando, junto com o amigo Victor, que estava estreando nas corridas. Ela conseguiu melhorar o seu tempo fazendo um novo RP na distância dos 5 Km. Fiquei muito contente pela sua evolução e ela também.

Demorei um tempinho pra me recuperar, tomei vários copos de água, troquei o chip pela medalha (igual para as duas distâncias), recebi um kit de frutas, uma garrafinha de suplemente proteico (whey) Max Titanium, e fui logo me trocar, pois estava muito molhado e passando muito frio. Teve também tenda de massagens, tenda para impressão de fotos postadas com a hashtag #mytf (antigamente eram os totens), e área VIP para quem se inscreveu com essa opção.

Não consegui assistir as premiações e foram bem rápidas, pois nessa prova ela é feita somente para os 5 primeiros colocados gerais, no masculino e no feminino. Não há premiação por categoria de faixa etária.

Antes das 9:30 todas as atividades já estavam encerradas e pudemos ainda aproveitar para tomar um bom café da manhã. A escolhida dessa vez foi a Padaria Big Pan.

Percurso de aproximadamente 2,5 Km (2 idas e voltas)
  Kit da prova
Minutos antes da largada
Na largada com o amigo Samo Fischer
Na 1ª volta, ainda dentro da expectativa
E começou a clarear
(Foto: Gislaine Aguiar)
 Reta final. Já no sofrimento...

A chegada é sempre um momento de alívio e alegria
(Foto: Foco Radical)
 
 Missão cumprida com:
 Nilton (CorridasSC), e Guilherme e Enio (Por Falar em Corrida)

Eu e a Aninha com as medalhas 2017
#mytf

Local: Shopping Iguatemi - Florianópolis/SC
Data: 16/07/2017
Horário: 7:00 Hs
Distância: 10Km (9,99Km) 

Inscrição: R$ 87,22 (primeiro lote com desconto de 10%)
Kit: Camiseta preta, meia, gel de carboidrato, barrinha de amêndoas
, cupom de desconto na loja da T&F (15%), voucher de 1 semana na academia Fórmula do Shopping, número de peito.

Tempo: 46min22s
Pace: 4:39 min/Km

Colocação: 04 de 019 (45-49 anos)
Colocação: 54 de 274 (masculino)
Colocação: 59 de 412 (geral)

Nenhum comentário:

Postar um comentário