quinta-feira, 28 de setembro de 2017

23/09/2017 - Corrida Rústica da Solidariedade APAE Biguaçu / SC


Corrida Rústica da Solidariedade APAE Biguaçu


Essa corrida não estava na minha programação normal e só decidi participar realmente no próprio dia. Não tinha feito inscrição e fui para o local da prova contando com a possibilidade de poder fazê-la na hora. Acabou dando certo. Pensei: na pior das hipóteses iria aproveitar para ver os eventos da Semana Cultural que estava acontecendo na Praça Central Nereu Ramos de Biguaçu.

Um dos principais motivos de eu gostar de correr em Biguaçu é que ela é uma das mais rápidas das principais provas de 5 Km aqui do estado de Santa Catarina. Toda plana e praticamente sem vento algum. Além disso, mesmo sendo no centro da cidade corremos na maior parte do tempo em longas retas, sem muitas quebradas. Tanto que o meu melhor tempo nessa distância consegui na edição da corrida Biguaçu Run 2016.

Chegada e entrevista. (Vídeo: Por Falar em Corrida)

Me acompanharam para a prova a Aninha e o Enio, que iria fazer a cobertura para o Podcast Por Falar em Corrida. Ambos não tinham ido para correr, pois já tinham feito os seus respectivos treinos e foram lá só para me dar uma força e prestigiar o evento.

Eu estava meio frustrado com o tempo dos 10 Km da corrida do SESI - Etapa Florianópolis, do final de semana anterior (47min30s) e queria ver se o condicionamento físico tinha caído tanto mesmo. A gente acaba desacostumando a correr nesse sofrimento mais intenso das provas curtas quando estamos nos preparando para uma maratona.

Chegamos um pouco depois das 14:20 no local da largada da prova, que estava bem movimentada. Na praça de concentração havia várias outras atividades: gincanas, apresentação de capoeira, food trucks, feira do livro, tendas de guloseimas e até passeios de cavalo.

A organização da prova estava por conta da Mais Sport. Consegui fazer a minha inscrição tranquilamente e não teve kit, somente o número de peito com o respectivo chip preso na parte posterior.

Às 16:03 foi dada a largada. Eu estava meio ansioso. Queria testar como estava o meu rendimento em provas de 5 Km. Saí controlado, sem exagerar muito nos primeiros quilômetros. Digo muito porque a hora que larga todo mundo vai em uma disparada só. Fui ficando até um pouco para trás.

Logo de início fomos pela maior reta do percurso, com cerca de 1,5 Km de extensão, na Av. Sete de Setembro. Em um percurso plano a tentação é sempre de acelerar, mas me contive fechando o 1º Km em 4:17. Os atletas conhecidos da minha categoria estavam um pouco mais a frente.

Aos poucos comecei a emparelhar com o amigo Pertino de Biguaçu (um dos meus grandes referenciais das corridas). Entramos pela Rua João M Rosa, e em seguida Rua Francisco Roberto da Silva, onde completamos o 2º Km. O pace ficou em 4:18 min/Km e eu ainda me sentia bem. Na verdade eu sei que em provas de 5 Km, até o 3º Km é legal de correr, mas nos dois últimos quilômetros é um sofrimento só.

A essa altura lembro que emparelharam comigo 3 jovens, a Camila Muller (atleta paralímpica), Nicoly e o Igor (bem novinhos).  Vinham em um ritmo bom e aproveitei pra tentar acompanhá-los. Como esperado, meu ritmo caiu um pouco no 3º Km. Já estávamos na outra reta na Av. Bento dos Santos, e voltando.

Comparativo das parciais nas duas corridas de Biguaçu em 2017 

O Igor disparou e sumiu na frente. Eu fui levando no ritmo da Nicoly, com muito sacrifício. Sabia que ela estava liderando a prova feminina e era um excelente referencial. O meu pace no 4º Km subiu pouca coisa, mas permanecendo abaixo de 4:30 min/Km. Geralmente a essa altura ele começa a subir bem mais.

No último quilômetro avistei o Marcelo (também da minha categoria). Fiz um esforcinho a mais para alcançá-lo. Até me estranhei um pouco por chegar razoavelmente bem nessa reta final e ainda fazer o meu melhor pace de fim de prova: 4:15 min/Km no 5º Km.

Sim, a prova que tinha sido divulgada com 6 Km, teve na verdade 5 Km. Como eu já imaginava isso deu para queimar tudo no final, sem medo. Ao contrário da última prova por lá em que eu acelerei tudo pra fechar os 5 Km, e teve cerca de 800 metros a mais. Quebrou o final de grande parte dos atletas.

Cruzei o portal de chegada contente de ter feito um bom tempo e fiquei na expectativa de um pódio na minha categoria. A Nicoly chegou praticamente junto comigo e venceu a prova feminina. Seguramos bem o ritmo do meio até o final praticamente correndo juntos.

Na chegada teve água e frutas à vontade, mas estava sem fome alguma. Troquei o número do peito (com chip) pela medalha da prova. Em seguida, antes da premiação, foi realizada a corrida das crianças com as várias faixas etárias.

A entrega da premiação não demorou muito e foi no próprio portal de largada, já com uma leve garoa. Obtive a 2ª colocação da categoria 45-49 anos, com o tempo líquido de 21min49s em uma das categorias com o maior número de participantes. Valeu a pena ter ido. 

Após o término da premiação não pudemos deixar de comer um bom pastel e aproveitar as boas promoções na Feira do Livro. Passeio bem proveitoso e que me deixou bem animado, principalmente por conseguir voltar a correr um pouco mais forte.

Percurso da Corrida Rústica da Solidariedade APAE Biguaçu - 5 Km


A Aninha dessa vez foi só torcer e me acompanhar
Zê, Aninha, Analto, Arlene e Iara. A turma chegando !!!
Aguardando a largada
Totó narrando a minha chegada
(Foto/Vídeo: Por Falar em Corrida)
Chegada. Tempo líquido: 21min49s
(Foto/Vídeo: Por Falar em Corrida)
Depois da entrevista com o Enio do Por Falar em Corrida
Eu mereci um pastel frito na hora
(Foto: Por Falar em Corrida)
Medalha e o troféu de 2º colocado na categoria (45-49 anos)

Local: Praça Nereu Ramos - Biguaçu/SC
Data: 23/09/2017
Horário: 16:00 Hs (16:03 Hs)
Distância: 5Km (5,03Km) 

Inscrição: R$ 30
Kit: Número de peito com chip

Tempo: 21min49s (passagem pelos 5 Km - 21min42s)
Pace: 4:20 min/Km
Tênis: Skechers Go Meb

Colocação: 02 de 05 (categoria 45-49 anos)
Colocação: 21 de 45 (masculino)
Colocação: 21 de 63 (geral)

Um comentário: