quinta-feira, 19 de outubro de 2017

15/10/2017 - Corrida pela Paz - FLN/SC

Foto: Fabrício Jachowicz - Foco Radical

Corrida pela Paz 2017 - FLN/SC


Essa foi a minha 9ª participação seguida na Corrida pela Paz - No Drogas desde que comecei a correr, em 2009. Lembro que nessa ocasião a prova era gratuita e também recebíamos uma linda camiseta. Conforme informações do idealizador da prova, Isaac Amar, ao todo foram 10 edições, portanto eu não devo ter participado da edição de 2008. Época que ainda nem imaginava ser um corredor.

Novamente a organização ficou por conta da Corre Brasil, que já conta com uma boa estrutura para atender a eventos desse porte. Com as opções de distâncias de 5 Km e 10 Km, optei pelos 5 Km, como nos anos anteriores. A mudança da prova para a beira mar continental nos últimos 2 anos possibilitou que ela pudesse ser melhor aferida, sendo uma boa chance para se bater um recorde pessoal.

Esse ano a corrida aconteceu em um domingo de emenda de feriado prolongado (12 de outubro), favorecendo alguns atletas que vieram de outras regiões e não podendo contar com outros da região que optaram por passear fora da grande Florianópolis. Talvez esse tenha sido um dos motivos da queda no número de concluintes em relação a 2016.


A entrega do kit, como nos anos anteriores, aconteceu nos dois dias que antecederam a prova, na Loja da Magazine Luíza, no centro de Florianópolis. Como sexta-feira não precisei trabalhar facilitou a ida para a retirada do kit. e aproveitei para fazer umas compras e um passeio na região. O local não é dos mais fáceis para ir de carro, pois a loja fica no calçadão. Isso é meio chato. E lembrando, era necessário levar 1 Kg de alimento não perecível ou pacote de fralda geriátrica, a serem doados para algumas instituições.

Minha véspera de prova foi agitada, pois tive a cerimônia de crisma do meu sobrinho em Balneário Camboriú. Cheguei em casa somente a 1 hora da manhã, ou melhor, às 2 horas, pois nessa noite iniciava o horário de verão e tínhamos que adiantar o relógio em 1 hora. Duro mesmo foi acordar às 5 horas para me preparar para a prova. Menos mal que seriam só 5 Km.

Chegamos na beira mar continental umas 6:45 e ainda estava tudo bem tranquilo com muitos lugares para estacionar. Isso é uma das vantagens do local. O dia estava bom, fresquinho, mas com um ventinho. Aos poucos o pessoal foi chegando e pude notar uma certa preferência da maioria dos amigos pela distância dos 5 Km. Normalmente o pessoal prefere os 10 Km, mas por ser feita em duas voltas iguais acho que acabaram indo para os 5 Km.

Minha intenção para a prova era melhorar o tempo do ano passado, que foi de 21min37s. A briga pelo RP (recorde pessoal) na distância eu sabia que seria bem difícil conseguir, por causa da subidinha no final do 2º Km, e pelo vento que já se mostrava presente.

Toda a estrutura e tendas já estavam montadas, exceto os banheiros químicos, que chegaram cerca de meia hora antes da largada e provocou uma certa fila de espera para uso. Eu até precisava ir, mas entre ficar na fila aguardando e me posicionar melhor para a largada preferi a segunda opção. Também seria uma prova curta, com menos de 25 minutos.

Eu fiz um aquecimento de uns 10 minutos e juntamente com a Ana e o Enio do Por Falar em Corrida, aguardamos a largada bem próximo do portal. Diferentemente de outras provas, todos queriam fazer uma boa saída, sem perder muito tempo, e tentar superar as suas marcas pessoais nos 5 Km. Isso por causa do percurso favorável e pela distância aferida.

Às 8 horas foi dada a largada para os atletas portadores de necessidades especiais. Alguns minutos depois foi a vez de todos os outros atletas dos 5 Km e 10 Km, que partiram também pela pista da Av. beira mar do estreito no sentido da Ponte Hercílio Luz.

Larguei consciente de não exagerar no 1º Km, pois sabia que logo viria a subidinha quebra ritmo, próximo da Ponte. Além disso, sabia que na ida o vento soprava contra. Estava indo em um pace bom e demorei até conseguir alcançar o amigo Enio, que além de correr forte estava fazendo umas gravações para o PODCAST, confiram aqui.

Quase finalizando o 2º Km lá estava ela nos aguardando, aquela pequena subidinha que tira a gente do "conforto", força as pernas e o batimento cardíaco, além de elevar alguns segundos do nosso tempo. Não acho que ela afete muito o quilômetro em questão, mas o esforço empenhado compromete um pouco o restante da prova, pelo menos pra mim. Muito difícil dosar isso.


O retorno foi feito em frente ao IFSC, em Coqueiros, e nessa altura até o final do 3º Km consegui fazer o meu melhor pace, 4:16 min/Km. Eu tinha passado por uns 2 postos de água, mas em provas de 5 Km eu pulo. Não gosto de perder tempo algum. Imaginei que a volta fosse ficar um pouco mais fácil com a ajuda do vento, que agora era favorável.

Entretanto, acho que o esforço inicial minou as minhas forças e o 4º Km acabou sendo o pior de todos. Um fato curioso que eu percebi é que nesse quilômetro (4º Km) o meu pace sobe em quase todas as provas de 5 Km. Preciso estudar essa questão e tentar administrar melhor na prova. Com isso eu já sabia que não daria pra melhorar o meu tempo de 2016, e até pensei que fosse ficar bem longe.

No último quilômetro voltei a acelerar e o desafio agora era não deixar escapar o sub-22. Não vinha com muitos atletas ao redor e a briga era mesmo com o relógio. Me aproximando do portal, em um esforço final, vi o relógio na minha frente virando para os 22 min. E agora ? Se desse sub-22 ia ser no acerto do tempo líquido. Até no meu Garmin, que cravei um pouco depois de chegar, tinha dado 22min05s.

Cheguei, tomei uns 2 copos de água, recebi a medalha e logo em seguida chegou o Enio e o Pertino. Não sabia, mas eles vieram quase colados atrás com menos de 1 min de diferença. Fui correndo então ver a chegada da Aninha e quase perdi, pois ela veio um pouco depois, fechando os 5 Km muito bem com 25min03s. Ela conseguiu fazer o seu novo RP. Só ficou lamentando os 4 segundos para o sub-25min. Na próxima sai. Aliás, o Enio também conseguiu bater o seu RP, com 22min46s. Só eu mesmo que fiquei na vontade, com o tempo líquido final de 21min57.

Nos recuperamos assistindo a chegada dos amigos que completavam a distância dos 10 Km. Enquanto isso encontrei alguns amigos virtuais, que finalmente pude conhecer pessoalmente, como a Juliane Lust, de Balneário Camboriú, que está mudando a sua vida também empolgada com o mundo das corridas. Também veio conversar comigo o Sérgio Zampieri, que tem um projeto interessante de correr em vários locais pelo Brasil e pelo mundo. Gostei muito da ideia.

Aguardamos a premiação, que demorou um pouco, mas o ambiente estava gostoso, conversando com os amigos. Um dos atrativos da prova é que são premiados os atletas nas faixas etárias de 5 em 5 anos, tanto nos 10Km como nos 5Km e do 1º ao 5º colocado. Fiquei muito feliz pela Aninha que além de fazer o seu RP nos 5 Km conquistou a 4ª colocação na categoria. Na minha faixa etária (45-49 anos) o amigo Jabson foi o campeão. Curiosidade é que no ano passado com quase esse mesmo tempo eu tinha ficado na 5ª colocação da categoria, e esse ano fui para 12ª colocação, bem mais disputada. Pra ficar entre os 5 primeiros era necessário fazer sub-20min !!!

No finalzinho, antes de irmos embora, teve uma surpresa para o nosso amigo Nilton Generini do CorridasSC. Foi a entrega da tela que Ana pintou para ele. Aliás, muito linda !!! Agora só falta a minha...eba !!!. Depois, como a fome apertou, fomos tomar um bom café da manhã na habitual padaria Big Pan.

Percurso - 5 Km 1 volta e 10 Km 2 voltas

Kit da corrida
Coinscidência ou não ?!!!
Loucos por Corridas, Corridas SC e Por Falar em Corrida
Eu e a Aninha em um dos painéis
 Eu, a Aninha e o Enio. Prontos para a largada
 Um mar de atletas. Eu estou ali atrás !!!
 Eu e o Jorge no 1º Km.
(Foto/Vídeo: Enio - Por Falar em Corrida)   


 Sprint Final
(Foto: Alexandre Carvalho - Foco Radical) 

  Chegada contra o relógio. Pelo tempo do portal não deu, mas no tempo líquido foi sub-22min.
(Foto: Corre Brasil) 
 Com a Aninha e a Juliane Lust de Balneário Camboriú
Com Sérgio Zampieri, corredor pelo mundo
 Pódio da  4ª colocação da categoria pra Aninha, com direito a RP nos 5 Km 
Só comemoração, com os amigos Jabson e Juciana.
Medalha da Corrida pela Paz 2017

Local: Beira mar continental do Estreito - FLN/SC
Data: 15/10/2017
Horário: 8:00 Hs
Distância: 5Km (5,03 Km)

Inscrição: R$ 44,00 (segundo lote)
Kit: Camiseta, tablete de castanhas com café, número de peito e chip descartável.

Tempo: 21min57s
Pace: 4:23 min/Km
Tênis: Asics Piranha

Colocação: 012 de 030 (45-49 anos)
Colocação: 077 de 369 (masculino)
Colocação: 086 de 807 (geral)

Nenhum comentário:

Postar um comentário