sábado, 23 de dezembro de 2017

17/12/2017 - 1ª Meia Maratona São José - Florianópolis / SC

Foto: Ana Paula Marcon

1ª Meia Maratona São José - Florianópolis / SC

Essa meia maratona não estava na minha programação de fim de ano, mas o fato de ser a 1ª edição, com um percurso diferente, desafiador, e no quintal de casa, me deu uma certa curiosidade. Somou-se a isso a boa promoção da Black Friday com um bom desconto para a inscrição.

A organização do evento foi da ACORSJ, que informou o número aproximado de 600 inscritos em todas as modalidades de distâncias. Muito bom para uma primeira edição. Essa prova tinha sido adiada há cerca de um mês atrás.

Já estamos no verão e das festas de final de ano, consequentemente acabamos comendo bastante e treinando pouco. Pelo menos foi o que ocorreu comigo. O calor me deixa com muita preguiça. Mesmo assim tinha feito alguns treinos longos para encarar a brincadeira, mas nada muito puxado.

A entrega do kit de participação foi na Loja Decathlon da SC-401, um local bem distante da largada da prova e caminho das praias do Norte da ilha. Acho que a organização poderia ter escolhido um local mais próximo para facilitar a vida dos atletas, principalmente para quem vem de fora. Eu e a Aninha fomos retirar o kit ainda no sábado de manhã e estava tranquilo. Conseguimos sair de lá sem comprar nada !!! Aproveitei também para pegar o kit do amigo Renato e da Susany, que também participariam.

Além da meia maratona individual, também tinha opção de 21 Km em dupla, e as distâncias individuais de 5 Km e 10 Km. Eu escolhi fazer a meia maratona individualmente e a Aninha não iria participar à princípio, mas em cima da hora decidiu fazer os 5 Km. A diferença é que o percurso dos 5 Km ficou restrito ao município de São José, enquanto nos 10 Km e 21 Km avançávamos para Florianópolis, na parte continental.

Como sabia que o percurso era cheio de morros não seria possível brigar por RP, por isso não tinha uma grande meta para me guiar. Talvez um sub 1h45min fosse um bom tempo a ser batido. Mas eu fui sem grandes expectativas para a prova. Fui tão relaxado que acabei esquecendo o Garmin em casa. Isso eu percebi faltando cerca de 25 minutos antes da largada. Não deu tempo nem de pensar, fiz o meu aquecimento correndo até em casa e voltando (há 1 Km da largada).

A largada da meia maratona e dos 5 Km foram ao mesmo tempo, às 7:00 Hs, e a dos 10 Km aconteceu poucos minutos depois. Eu e a Aninha então saímos juntos. Dessa vez saí bem tranquilo, e acho que foi até demais, já imaginando os morros que ainda estariam por vir.

Primeiro entramos na pista da beira mar de São José no sentido de Florianópolis. Uma das pistas estava fechada exclusivamente para os atletas. Cerca de 600 metros à frente viramos à direita para acessar a ciclovia da beira mar de São José. Nesse trecho ficou muito apertado para correr pela quantidade de atletas. Ficamos encaixotados e acabei indo pela calçada. Corremos por lá até o final do 3º Km, na ponta extrema do lado de São José.

Logo percebi que não seria um bom dia com o calor que fazia. Mesmo estando no trecho plano não consegui encaixar o meu ritmo normal inicial para meia maratona. Após o retorno voltamos por uma das vias fechadas para os carros e acabamos fazendo praticamente o percurso dos 5 Km, só que próximo da chegada, ao invés de entrarmos à direita para cruzar o portal, seguíamos reto novamente rumo a Florianópolis.

Os postos de hidratação estavam bem distribuídos e foi muito bom pelo calor que fazia. Os copos de água, pelo menos nas minhas passagens, estavam gelados e refrescaram bem. Só senti falta de um ponto de isotônico. No início estava pegando somente um copo, mas da metade pra frente já pegava dois copos pra dar uma aliviada na sede e no calor que já fritava a cabeça.

Com cerca de 8 Km percorridos chegamos aos temidos morros do Abraão. Se as coisas já não estavam rendendo até aí, imaginem depois. O primeiro morro quebrou mais o ritmo. É possível ver claramente esse momento com o pace de 5:40 min/Km na ida e 6:46 min/Km na volta (Km 18). Impossível sustentar um ritmo normal nesses pontos.

Vencida essa elevação mais acentuada, pegamos a avenida que dá acesso às praias de Coqueiros. Pela avenida seguimos encarando mais alguns morrinhos bem conhecidos das tradicionais corridas do Pereba. Um pouco mais à frente, na entrada do Clube Trintão, era o posto de troca dos atletas que estavam fazendo a meia maratona em dupla. Pra nós era somente a metade do percurso ainda.

Além das praias (ainda sem balneabilidade) passamos pelo Parque de Coqueiros, depois por baixo da Ponte Hercílio Luz (em reforma), e seguimos quase 1 Km à frente pela beira mar continental, até o retorno. Esse seria um trecho que eu deveria render um pouco mais, mas já estava bem desgastado e isso não aconteceu.

Atingimos então o outro ponto extremo da meia maratona, na beira mar continental, fechando o 13º Km. Para evitar os possíveis cortes de caminho de mal intencionados, ao invés do tradicional leitor de chip, estavam sendo entregues nesse ponto uma pulseira de controle aos atletas, que deveriam utilizá-la no pulso.

Eu sofria muito com o calor e aquela vontade de desistir começou a rondar a minha cabeça. Foram vários os momentos com esse pensamento. Não tinha mais nenhuma meta em mente, pois o ritmo tinha quebrado muito. Já aproveitava os postos de hidratação para dar uma paradinha e hidratar melhor.

A volta foi o caminho inverso da ida, ou seja, iríamos pegar os mesmos morros, mas ao contrário. Logo que passei o Parque de Coqueiros novamente começaram os sobe e desce, só que dessa vez em alguns deles eu já era necessário uma caminhadinha para dar uma descansada.

Após superar o último e mais acentuado dos morros, na altura do 18º Km, eu estava bem desanimado pelo esforço que não rendia. Enquanto descia, próximo dos amigos Analto e Ronaldo, avistei a Luciane Aquino, que estava voltando às corridas e já tinha participado da distância de 5 Km. Ela estava tirando fotos dos amigos e me avisou que a Aninha tinha conseguido ficar no pódio geral dos 5 Km. Isso me deu uma reanimada, ainda mais porque sabia que o nível estava forte. Fiquei bem contente e ansioso por chegar.

Fisicamente estava bem destruído nesses quilômetros finais. Não eram as pernas que limitavam, mas a dificuldade de respiração com o calor. Nem mesmo nas retas foi possível baixar o pace dos 5 min/Km. Pelo menos já tinha parado com as breves caminhadas.

Finalmente avistei a chegada, dei uma arrumadinha na postura, fiz um esforço final, dei um salto e cruzei o portal com o tempo líquido de 1h51min38s. Para a minha felicidade a Aninha estava por lá e conseguiu fazer o registro do exato momento da chegada. Depois eu desabei. Foram uns 5 minutos tentando recuperar o fôlego e me hidratar. Não teve isotônico na chegada também, mas teve muita Coca-Cola gelada. Acho que foram uns 5 copos direto pra matar a sede, mais uns copos de água e melancia. Pode não ser o ideal, mas como caiu bem.

Recebi a minha medalha e logo encontrei a Aninha toda feliz com uma linda cesta da "Três Corações". Era da premiação pela conquista da 5ª colocação geral dos 5 Km. Que orgulho dessa conquista dela. Foi para fechar com chave de ouro as provas aqui em Santa Catarina. Está de super parabéns !!!

O meu tempo foi um dos meus piores em meias maratonas, mas agora eu tenho um referencial desse percurso que, com certeza, não é o ideal para se tentar fazer um recorde pessoal. Vale muito pelo visual e passeio pelas: beira mar de São José, Praias de Coqueiros e beira mar continental de Florianópolis.

Para uma 1ª edição da Meia maratona São José - Florianópolis, achei a prova bem organizada, com a distância da meia maratona bem aferida, estrutura da arena boa, hidratação bem distribuída e em quantidade suficiente para o calor que fazia. Acho que um ponto de isotônico também seria bem-vindo, tanto no percurso como na chegada.

E esta foi a minha última prova de 2017 em Santa Catarina. Pra fechar o ano estaremos na Corrida Internacional de São Silvestre no último dia do ano com mais uns 30 mil atletas.

Percurso 2017 (21,11 Km)


Kit da  Meia maratona São José - Florianópolis 2017
 Retirando os kits na Loja Decathlon da SC-401
 Chegando para a prova na Praça de Natal de São José
 Tentando correr junto com o amigo Ronaldo Urbano
(Foto: Foco Radical)
 Passagem pelas praias de Coqueiros - FLN/SC
(Foto: Foco Radical)
 Momento que recebi a pulseira de controle do Valdir Voss
(Foto: Elma)
Já voltando no Km 19 e nas áreas do Analto
(Foto: Luciane Aquino)
 É só virar e chegar !!!
(Foto: Juciana Fernandes)
Pódio da Aninha - 5ª colocada geral 5 Km
 Aninha feliz com os seus prêmios
 Descansando em uma merecida sombra

Local: Beira mar de São José
Data: 17/12/2017
Horário: 7:00 Hs (7:03 Hs)
Distância: 21,097 Km (21,11 Km)

Inscrição: R$ 60,48 (Preço Black Friday)
Kit: Camiseta, sachê de café, número de peito e chip descartável.

Tempo: 1h51min38s
Pace: 5:18 min/Km
Tênis: Puma Speed 600 Ignite

Colocação: 008 de 016 (categoria 45-49 anos)
Colocação: 080 de 163 (masculino)
Colocação: 088 de 214 (geral)

Um comentário:

  1. Aquela subida do KM 18 foi pra matar mesmo hahaha. Depois daquela, fui na raça até o final. Terminei com 1h42 hehe

    ResponderExcluir