quarta-feira, 21 de fevereiro de 2018

18/02/2018 - Corrida da Paz 2018

Corrida da Paz - FLN/SC

No último final de semana participei de uma corrida diferente. Não era uma corrida competitiva com direito a cronometragem, medalhas ou premiações, e sim festiva, para promover a confraternização entre militares e civis em favor da paz mundial.

O evento foi pouco divulgado para o público em geral. Eu mesmo só fiquei sabendo na noite da véspera por meio de uma nota no site do Corpo de Bombeiros. Como tinha perdido as inscrições para a Corrida de Navegantes e estava por conta somente de um treino no domingo pela manhã, nada melhor do que fazê-lo em clima de corrida festiva. A participação era gratuita.

A Corrida da Paz, foi organizada pelo Exército Brasileiro em várias cidades do Brasil. Ela comemora também o dia de criação do Conselho Internacional do Desporto Militar, criado em 1948 para fomentar a paz e a amizade entre os militares por meio da prática desportiva.

Aqui em Florianópolis ela foi realizada na beira mar do estreito com horário da largada às 8:30 horas. Lembrando que nesse dia ocorreu o fim do horário de verão e ganhamos uma hora a mais para poder dormir. O tempo também ajudou e ficou um bonito dia ensolarado.

Não teve inscrição formal, não teve chip, não teve número de peito. Os atletas civis e familiares dos militares podiam se juntar aos pelotões para percorrerem juntos os 3 Km do percurso, todo pela beira mar continental.

Antes da largada teve um aquecimento geral com direito a polichinelos, agachamentos, abdominais e até flexões. Ficou uma cena bonita de se ver com todos a tropa toda sincronizada. Eram cerca de 500 participantes no total.

Em seguida foi feita a largada. Cada pelotão largou em bloco, um seguido do outro, separados por alguns metros. O diferencial é que o ritmo imposto era tranquilo (acho que pace de 7:00 min/Km) e cadenciado, embalados pelas canções de treinamentos físicos militares (TFM).

Como eu larguei com o pessoal atrás (os civis), tentei alcançar os pelotões que estavam lá na frente, e só consegui mais próximo do ponto de retorno, na Ponte Hercílio Luz. A partir daí aproveitei para gravar um vídeo ao vivo tentando mostrar as formações e as canções dos pelotões.


O meu retorno foi bem mais tranquilo, fui parando várias vezes, e só curtindo a paisagem da beira mar e assistindo a passagem da tropa que seguia firme e na maior animação cantando (pelo menos aparentemente !).
 
Não demorou muito e já estávamos todos de volta para cruzar o portal de chegada. Foram pouco mais de 22 minutos e 3 Km percorridos. A distância não foi muita longa, mas deu pra suar um pouquinho.

Como mencionei anteriormente não teve medalhas, cronometragem e nem resultados. Em outras cidades, como Brasília, soube que teve medalhas e até camisetas no kit. Acho que variou conforme a organização de cada cidade.

Depois da prova aproveitamos uma das tendas de estrutura de um dos pelotões, acho que era da Marinha, para nos hidratarmos. Gentilmente nos forneceram água, suco e frutas e barras de cereais.

No final ficou aquele encontro gostoso, com os amigos das corridas: Ana Paula, Lia, Ana Gama, Pertino, Silvana, Fernando Ortiz guiando a Edilene, Cassiano, Lu, Marcinha, Zê e Julinha, e mais alguns outros corredores que se dispuseram a participar dessa corrida festiva em nome da Paz.

Percurso 3 Km (3,22 Km)
Aguardando com os amigos: Pertino, Lia, Fernando Ortiz, Edilene e Aninha
Militares em formação pré-corrida
 Aquecimento com abdominal antes da largada
 Eu e a Aninha no percurso
  Com os atletas do Corpo de Bombeiros pra fechar a prova
 No final só queríamos sombra e água fresca

Local: Beira mar continental no Estreito
Data: 18/02/2018
Horário: 8:30 Hs  (8:49 Hs)
Distância: 3 Km (3,22 Km)

Inscrição: Não teve
Kit: Não teve

Tempo: 22min13s
Pace: 6:37 min/Km
Tênis: Asics Hyper speed 6

Colocação: Não teve
Colocação: Não teve
Colocação: Não teve

Nenhum comentário:

Postar um comentário