sábado, 7 de abril de 2018

01/04/2018 - Corrida de Páscoa do Pereba - FLN/SC


Corrida de Páscoa do Pereba - FLN/SC

Resultado
Fotos da Corrida FB (by Eduardo Hanada)

A Corrida de Páscoa do Pereba veio com uma novidade esse ano. Foi a 1ª edição, desde que comecei a participar das provas organizadas pelo amigo Analto Romalino em 2009, a ser realizada em uma manhã de domingo. Tradicionalmente as corridas eram sempre realizadas no período da tarde. Essa alteração foi atendendo a pedidos de vários atletas.

Gostei da ideia do novo horário pela manhã. As ruas estão mais calmas, o organismo está mais acostumado a correr e, depois das 10 horas já estamos livres para aproveitar o restante do dia de domingo, sem se privar de exageros no almoço.

As inscrições para as corridas do Pereba são feitas momentos antes da largada, que acontece na R. Médico Miguel Salles Cavalcanti - Abraão, em frente a padaria Vó Zulma. Não há kit de participação, somente o número do peito. O valor é bem acessível, R$ 20.


Dessa vez eu fui para participar e a Aninha somente para me acompanhar. Fazia um tempinho que não corria essa prova pra valer e queria sentir como estava o meu condicionamento nos altos e baixos desse percurso, que se mantém o mesmo ao longo das suas edições. É legal para fazer comparativos.

Logo começou a movimentação dos atletas e das crianças também, que acordaram cedo para participarem das provas infantis e receberem seus chocolates e medalhas de Páscoa. O amigo James, foi um dos que participou pela 1ª vez, viabilizado pela alteração do horário.

O dia estava bem agradável para correr. Lembro que nas provas à tarde geralmente está bem quente e muitas vezes até chovia. Meu objetivo era tentar melhorar o meu tempo nesse percurso, que tinha sido em 2014, 26min12s. Acho que vai ser difícil bater essa marca.

Fiz um breve aquecimento de 10 min pra não sair tão frio. Às 8h12min foi dada a largada principal, com cerca de 70 atletas. Eu saí empolgado até fazer a primeira curva à esquerda. Nesse ponto a pulseira do meu Garmin se soltou e caiu. Tive que dar meia volta para recuperá-lo. Não perdi muito tempo, mas tive que correr com ele na mão a corrida inteira.

Logo de início apareceu o primeiro dos morros. Nem dá tempo de esquentar direito. Mas na ida até que é tranquilo, pois ainda estamos descansados. Em seguida é compensado pela forte descida. Mesmo tendo que voltar pra pegar o Garmin me surpreendi com o pace do meu 1º km, 4:36 min/km.

No 2º km já pegamos outra subidinha, mas um pouco mais leve, e também consegui melhorar um pouco o pace, 4:31 min/km. Acho que foi por causa do amigo Jabson, que estava correndo ao meu lado e ditando o ritmo mais forte. Ele estava participando sem forçar para não arriscar alguma lesão, uma semana antes da sua participação no Revezamento Volta à Ilha. Por outro lado, eu estava quase morrendo.

Com quase 3 km percorridos fiz o retorno com o tempo de 13min33s. Peguei um copo de água no posto de hidratação, e comecei o caminho de volta, pelo mesmo percurso da ida. O ritmo foi caindo aos poucos, mas seguia na mesma tocada dos outros amigos atletas.

Duro mesmo foi o último dos morros, que aparece depois do 5º km. Várias vezes já caminhei nessa subida final, mas dessa vez desacelerei e subi continuamente, mesmo assim num esforço enorme. Depois de superá-lo foi só dar uma boa esticada na descida para finalmente cruzar a linha de chegada, que contou com a narração do Totó.

Achei que tivesse feito uma prova legal, mas o tempo líquido de 27min58s ficou mais alto do que eu gostaria. Muito longe dos meus bons tempos. Mesmo assim até que na classificação ficou bom. A Aninha estava na chegada dando uma força na entrega das medalhas e fez o registro da minha chegada.

Precisei de um tempinho pra me recuperar do esforço. Me hidratei com as bebidas que tinham, comi cuca, chupei sacolé e até cafezinho quente aproveitei. Além disso, muitas guloseimas estavam disponíveis para os atletas e crianças. Em seguida fui escolher o meu troféu e a medalha que é tradição nas corridas do Pereba. A minha medalha foi bem especial, um tanto insana !

Aguardamos a premiação naquele clima de confraternização com os amigos. Consegui uma boa colocação na minha categoria de 45-49 anos ficando na 2ª colocação. Tá certo que o Jabson me ajudou correndo somente para me acompanhar. Normalmente ele estaria disputando um saco do Pereba na premiação do pódio geral. Valeu, Jabson.

Logo já estávamos livres e abastecidos com tantas guloseimas ao final da prova. Muito bom esse novo horário, pois depois ficamos com o tempo livre e não precisamos nos controlar na comida na hora do almoço. Espero que continue nesse horário. 


Percurso da Corrida do Pereba - Corrida de Páscoa- FLN/SC
Aguardando a largada
O organizador das Corridas do Pereba, Analto Romalino da Cunha (Pereba)
Chegada. Tempo líquido: 27min58s
(Foto: Ana Paula Marcon)
 Pódio disputado. 2º colocado na categoria 45-49 anos.
Aninha que foi só pra me acompanhar
Fim de prova. Só alegria.
Quem vai chegando escolhe primeiro a medalha e o troféu

Local: R Médico Miguel Salles Cavalcanti - Em frente a Padaria Vó Zulma - Abraão - FLN/SC
Data: 01/04/2018
Horário: 08 h (8:12 Hs)
Distância: 6 Km (5,87 km)

Inscrição: R$ 20,00
Kit: Não tem. Somente o número de peito

Tempo: 27min58s
Pace: 4:48 min/Km
Tênis: Skechers Go Meb Speed 3

Colocação: 02 de 07 (45-49 anos)
Colocação: 20 de 53 (masculino)
Colocação: 20 de 66 (geral)

Nenhum comentário:

Postar um comentário