quarta-feira, 12 de setembro de 2018

07/09/2018 - Corrida 10k Volta da Lagoa da Conceição - Florianópolis / SC

Foto: Foco Radical
Corrida 10k Volta da Lagoa - Florianópolis / SC


Essa foi a minha 11ª corrida Volta da Lagoa da Conceição. Prova essa que tenho feito desde que comecei a correr em 2009. Ao longo dos anos o percurso variou bem pouco, sempre contornando e dando uma volta na Lagoa da Conceição. Fato esse que impossibilita cravar a distância de 10 km para o percurso principal, passando uns 500m a mais. A seguir os links das postagens de todas as minhas participações anteriores, sempre na modalidade individual na distância de 10km. A contagem dá prova foi assim mesmo.


Apesar dessa edição acontecer no feriado da Independência do Brasil, sendo emenda para o final de semana, foram mais de 650 inscritos, distribuídos pelas modalidades: 10,5 km individual, 4 km individual e 10,5 km em revezamento/dupla. A organização foi da ACORSJ, como nos outros anos. Eu e a Aninha até cogitamos a possibilidade de formarmos uma dupla mista, mas a logística para troca no posto de revezamento fez a gente desistir e optarmos por fazer a volta inteira mesmo.

A entrega do kit foi na véspera do feriado, uma quinta-feira, das 10 às 20 horas. O local foi a loja da Decathlon da SC-401, em Florianópolis. Para atletas vindos de fora da grande Florianópolis foi possível retirar o kit no dia da prova um pouco antes da largada. Fui no começo da tarde retirar os nossos kits e de amigos. Estava bem tranquilo. Evitei o fluxo mais pro final do dia por conta do congestionamento em decorrência do feriado prolongado.

No dia da prova o tempo colaborou e tivemos um bonito amanhecer. A largada prevista para às 8:30 nos permitiu dormir mais que o normal e até sair de casa com o dia já claro. Chegamos por volta das 7:40 e as vagas mais próximas já estavam tomadas, mas em volta tinha muitas opções.

Minha expectativa para a corrida era melhorar o tempo do ano passado (52min11s), uma vez que o meu melhor tempo de 2015 (48min32s) seria quase impossível sem a devida preparação. Foram poucos treinos desde a Maratona de Floripa. As condições climáticas colaboraram bastante e estavam bem favoráveis, limpo, fresquinho e sem muito vento.

Fiz um breve aquecimento e quando fui me alinhar para a largada já não consegui me posicionar muito a frente. Tive que largar mais no bloco do meio. Era muita gente com uma saída estreita. Nessa primeira largada saíram os atletas que dariam a volta pela Lagoa (10,5 km), tanto do individual como os do revezamento em dupla. Os atletas dos 4 km largaram depois e não seguiram para a Lagoa da Conceição, correndo mais pela redondeza.

Logo após a largada passamos pelo centrinho da Lagoa ainda bastante congestionado de atletas. Em alguns momentos tive que usar a calçada pra não perder muito tempo. Mesmo assim saí mais contido nesse início, me poupando para a parte final.

Com quase 1 km percorrido entramos pela Av. das Rendeiras, passando pela pontezinha, em um curto trecho. Após a ponte viramos à direita na rua Vereador Osni Ortiga (SC-406). Nesse trecho inicia a vista mais bonita do percurso com a Lagoa da Conceição à nossa direita. Com o tempo limpo ficou um super visual (vide foto inicial). Esse trecho tem cerca de 3 km e é a parte mais plana, onde deu pra manter o pace em torno de 4:45 min/km. Ainda me preservando um pouco. Passei por um posto de hidratação e peguei um copo de água para dar uma molhadinha na boca e aliviar a sede.


No 5º km o ritmo começou a cair, apareceram as primeiras subidinhas e já estava me preparando psicologicamente para encarar o morro do Badejo, no 6º km. Antes de chegar nele passamos pelo posto de troca do revezamento para as duplas. O primeiro atleta da dupla se deu bem no trecho inicial, pois a pior subida ficou mesmo para o segundo atleta. O morro do Badejo é temido por ele ser bem íngreme em subida por cerca de 550 metros. Dessa vez eu resisti e não caminhei. Acho que deu certo não ter chegado tão morto nesse ponto.


Quando atingimos o topo do morro é aquele alívio do enorme esforço que fazemos durante a subida, e a recompensa é uma descida de mesma intensidade. Dá tempo de recuperar o fôlego e até se empolgar de novo. Ainda seguíamos contornando a Lagoa, mas agora sem vista para ela.

O pace inicial já não foi mais possível sustentar, pois as pernas começaram a pesar. O que ia nos distraindo eram alguns atletas que seguiam no mesmo embalo. Nesse trecho final corri bem próximo do amigo Ronaldo Urbano e de um outro atleta. Fomos alternando posições até o finalzinho da prova, quando não consegui mais acompanhá-los.

Os metros finais também castigam com uma boa subidinha e depois a passagem por uma pequena trilha em um terreno. Depois disso foi só arrumar a postura e acelerar para a linha de chegada. Deu até para dar um sprint final para cruzar o portal de chegada com o tempo líquido de 51min38s. Consegui melhorar pouco mais de 30 segundos em relação ao ano passado. Até gostei do resultado pelas condições.

Na área de dispersão, retirei a minha medalha e fui me hidratar com alguns copos de Coca-cola bem gelada que estavam servindo. Além disso, tinha água, isotônico e muitas frutas. Comi um pedacinho de melancia. Saí rapidamente e fui ver a chegada dos amigos e da Aninha. Ela chegou com 1h04min20s e também conseguiu melhorar o seu tempo em relação ao ano passado. 

O pós-prova foi bem legal. A maioria dos amigos das corridas estavam participando e depois ficaram por lá esperando pelo resultado e batendo aquele papo com o dia agradável que estava fazendo. Encerrando as atividades, partimos para um bom almoço com os amigos em um restaurante ali do lado da estrutura do evento, Restaurante Istepão, com buffet livre por R$ 18.

Num contexto geral essa edição saiu bem redondinha, com bom kit, uma boa estrutura na arena do evento, boa hidratação, medalha bonita, frutas e bebidas com fartura após a chegada. O percurso bonito e o dia lindo que fez também ajudaram a fazer mais um grande evento. 

Percurso Volta da Lagoa 2018 - 10,47 km

Kit da Corrida 10k Volta da Lagoa 2018
 Entregando o brinde para a atleta Marilei Grams
Solzinho bom nesse ano.
 No início em uma das partes mais bonitas do percurso
Foto: Confraria das Corridas
 No meio do percurso
Foto: Ana Kátia Alves
Aninha chegando pra completar a prova
 Sprint na reta final
Foto: Foco Radical
Chegada. Tempo líquido: 51min38s
Foto: Foco Radical
  Eu e a Aninha com a medalha 
Medalha da Corrida 10k Volta da Lagoa da Conceição
Certificado da Corrida 10k Volta da Lagoa da Conceição

Local: Em frente a Academia Power Club - FLN/SC
Data: 07/09/2018
Horário: 08:30 hs (8:43 hs)
Distância: 10,5 km (10,47 km)

Inscrição: R$ 50,00 (em grupo)
Kit: Camiseta, 1 copo de plástico, 1 sachê refil de cappuccino, 1 pacote de snacks de granola, sacolinha, número de peito e chip descartável.

Tempo: 51min38s
Pace: 4:56 min/Km
Tênis: Asics Noosa FF

2018
Colocação: 08 de 018 (45-49 anos)
Colocação: 72 de 254 (masculino)
Colocação: 81 de 387 (geral)

2017
Colocação: 10 de 020 (45-49 anos)
Colocação: 53 de 132 (masculino)
Colocação: 59 de 213 (geral)

2016
Colocação: 011 de 031 (45-49 anos)
Colocação: 099 de 289 (masculino)
Colocação: 108 de 423 (geral)

Nenhum comentário:

Postar um comentário