terça-feira, 18 de setembro de 2018

09/09/2018 - II Corrida Desafio Av. das Torres - São José / SC

Foto: Foco Radical
II Corrida Desafio Av. das Torres - Troféu Eni Griss - São José / SC


Depois de 3 anos tivemos a II Corrida Desafio Av. das Torres - Troféu Eni Griss, em homenagem a nossa querida grande atleta que é exemplo de força de vontade, energia e inspiração para muitos corredores, em especial para os iniciantes.

Para participar estavam disponíveis as opções de caminhada 3 km, corrida de 5 km e 11 km. Como eu já conhecia o tamanho da encrenca e tinha participado da Corrida 10k Volta da Lagoa da Conceição dois dias antes, eu e a Aninha optamos por fazer os 5 km dessa vez. E não pensem que foi fácil.

Esse percurso com vários morros (contei 7 no total) também serviria para um bom treino para o Desafio Morro da Cruz, no final do mês, com o diferencial que a a subida nesse último é mais contínua e por mais de 2 km.

O local da entrega do kit foi no Bistek Supermercados da Av. das Torres, durante a tarde de sábado. Quem deixou pra última hora, podia fazer a inscrição, mas somente com a opção sem camiseta. A retirada foi bem tranquila e aproveitamos até pra fazer umas comprinhas no super. No kit, além da camiseta, tinha um saquinho de pipoca, uma barra de cereal, o número de peito e o chip retornável.

No domingo o dia estava bonito e a estrutura montada anunciava uma grande festa. Motivos não faltavam. A D. Eni (em recuperação) participando da corrida com troféu que levava o seu nome, o Enio do "Podcast Por Falar em Corrida" estava completando 200 provas com direito a bolo de chocolate, e muitas estreias como a da Manu, filha da Andressa de São Paulo. Uma mesa repleta de guloseimas, como cucas, tortas e doces. Parecia um café colonial.

A largada para as duas distâncias estava prevista para às 9 horas. Chegamos pouco antes das 8 horas e deixamos o carro no estacionamento do supermercado gratuitamente. Uma facilidade que ajudou bastante, pois as vagas nas ruas próximas já estavam todas tomadas.

Depois de encontrar e bater um papo com os amigos fui fazer o meu aquecimento no primeiro morrinho da prova para um reconhecimento. Deu pra sentir que não seria nada fácil. Aqueci durante uns 10 minutinhos.

Na edição de 2015 eu estava em melhor forma e tinha feito os poucos mais de 5 km em 24min42s. Ia ser difícil repetir e eu nem arrisquei sair tão forte. Fiz uma largada mais conservadora, pois logo nos primeiros metros já tinha o morro mais alto do percurso. Mesmo assim consegui um ritmo inicial bom no 1º km com pace de 4:47 min/km. Seguíamos reto pela avenida no sentido do bairro Areias. No início, mesmo com subida íngreme as pernas ainda respondiam bem.

Com cerca de 1,5 km percorridos, lá no alto do 2º morro foi o retorno da distância de 5 km. Os atletas dos 11 km, seguiram reto e foram mais uns 3 km à frente para depois retornarem. Fiz o retorno e ainda consegui manter o pace em 4:45 min/km no 2º km, mas já sentia a respiração bem ofegante

Na volta, estava acompanhado do amigo Thiago e da Tatiana. Vinhamos os três muito próximos naquele esforço brutal pra não caminhar nas subidas, o que estava muito difícil. Passamos novamente pelo morro inicial (o pior) e em seguida pelo local da largada, do outro lado da avenida. Nesse ponto havia um posto de hidratação e aproveitei pra dar uma refrescada. O ritmo já tinha caído bem mais com as pernas pesadas e a respiração a mil. Meu pace do 3º km foi para 5:13 min/km.


O percurso foi todo pela Av das Torres em grande reta de ida e volta. Agora estávamos indo no sentido do bairro Roçado, contrário ao da largada. Eu imaginava que esse trecho seria mais tranquilo, mas foram dois morros ainda pra ir e esses mesmos morros na volta. Ritmo constante nessa prova é impossível.

O 2º retorno ocorreu no final da avenida com pouco mais 4 km percorridos. Em provas de 5 km em percurso mais plano geralmente consigo manter os paces abaixo de 4:40 min/km, mas nesse percurso foi impossível e acabei os dois últimos quilômetros com pace próximo de 5 min/km e bem no sacrifício.

Cruzei a linha de chegada com o tempo líquido registrado pelo Garmin de 25min50s, tempo diferente ao apresentado no resultado. Provavelmente não houve registro inicial da largada e foi considerado o tempo bruto. De qualquer forma ficou bem mais alto que a de 2015 com mais de 1 min de diferença.

Cheguei, me hidratei, troquei o chip retornável pela medalha, comi uns pedaços de bolo de chocolate e limão, e fui acompanhar a chegada da Aninha que também fazia os 5 km. Sofreu um pouqunho pelos morros do percurso, mas chegou bem colocada, e conquistou a 3ª colocação da categoria por faixa etária.

Depois acompanhamos os amigos que ainda corriam nas distância de 11 km. Um dia quem sabe eu tente essa distância pra ver como é, mas por enquanto me contento com o sofrimento dos 5 km mesmo. Enquanto aguardávamos a cerimônia de premiação, teve muitos sorteios de brindes e também a corrida infantil. Não dei sorte dessa vez.

Assisti a premiação dos vários amigos e da Aninha, que novamente subiu ao pódio nessa prova. Teve premiação por faixa etária até o 3º lugar tanto para a distância de 5 km como nos 10 km. Eu fiquei na 6ª colocação da minha faixa etária 45-49 anos, que estava bem disputada.

O evento, organizado pela Mais Sport Eventos Esportivos, contou com mais de 250 atletas concluintes nas duas distâncias e teve um espírito bem familiar e entre amigos, sendo uma grande festa de confraternização em homenagem a querida D. Eni Griss, que não mediu esforços para participar e promover o evento. Estão todos de parabéns por mais um Desafio vencido !!!


Kit do II Desafio Av. das Torres - Troféu Eni Griss
 Retirada do kit do II Desafio Av. das Torres no Bistek Supermercados 
 A maior equipe "Somos Loucas e Loucos por Corridas", 
liderada pela homenageada, D. Eni Griss 
 Enio do Podcast "Por Falar em Corrida" completando suas 200 corridas, 
com Manu, Andressa, Ivone e Aninha. Parabéns !!!
 Amostra das subidas 
Quase metade da prova e fazendo força pra não caminhar na subida.
(Foto: Foco Radical)
 Chegando no retorno final
(Foto: Jacks Morgado) 
 Eu e a Aninha com a medalha
 Com a homenageada que deu nome ao Troféu - Eni Griss
Aninha conquistou o 3º lugar na faixa etária. Parabéns !!!

Local: Av. das Torres - São José/SC
Data: 09/09/2018
Horário: 09:00 hs
Distância: 5Km (5,26Km)

Inscrição: R$ 65,00 (em grupo)
Kit: Camiseta, barra de cereal, saquinho de pipoca, chip retornável e número de peito.

Tempo: 25min50s
Pace: 4:55 min/Km
Tênis: Skechers Go Meb Speed 3

2018
Colocação: 006 de 012 (45-49 anos)
Colocação: 031 de 081 (masculino)
Colocação: 032 de 145 (geral)

2015
Colocação: 003 de 008 (45-49 anos)
Colocação: 015 de 051 (masculino)
Colocação: 016 de 082 (geral)

Nenhum comentário:

Postar um comentário