quinta-feira, 18 de outubro de 2018

14/10/2018 - Corrida pela Paz 2018 - No Drogas - FLN/SC

Foto: Alexandre Santiago - Foco Radical
Corrida pela Paz 2018 - No Drogas - FLN/SC


Com essa edição completei a minha 10ª Corrida pela Paz - No Drogas. Venho participando dela desde o primeiro ano que comecei a correr em provas de rua, no ano de 2009. E tenho algumas lembranças da minha 1ª participação. Naquela época a inscrição era gratuita e o kit já tinha camiseta dry-fit.

A Corrida pela Paz foi evoluindo ao longo desses anos, mas sempre levando a bandeira contra as drogas - NO DROGAS. Nos últimos anos conta a organização da Corre Brasil, empresa referência em corridas de rua em Santa Catarina, e que contribuiu muito com a melhora na qualidade do evento.

O percurso se manteve ao longo da beira mar continental como nos últimos 3 anos, mas a entrega do kit, que anteriormente era feita na Loja Magazine Luíza do centro, passou a ser na Decathlon da SC-401, em Florianópolis. Apesar de ser mais afastada, achei melhor pela facilidade de acesso e estacionamento. Somente o horário da entrega ficou meio restrito: somente na véspera da prova (sábado) das 13 às 19 horas, sendo que eram mais de 1.600 atletas inscritos. Eu não pude ir, mas a Aninha foi e retirou o meu kit também. Havia a possibilidade de retirar o kit no dia da prova, mas somente o número do peito e chip, como padrão dessa organizadora. Não teve inscrições na entrega do kit, pois o evento atingiu o limite técnico de atletas.

Eu e a Aninha nos inscrevemos para a distância de 5 km. Nesse evento é a minha preferência de distância ao longo desses anos. Também havia opção de caminhada e 10 km. Como estou fazendo rodagens para acumular quilometragem para a maratona de Curitiba, faz muito tempo que não treino tiros e velocidade. Por isso não tinha grandes expectativas para um RP nessa oportunidade, mas queria fazer um pace próximo de 4:30 min/km, o que daria algo em torno de 22min30s.

Com a largada prevista para às 8 hs, chegamos a arena do evento quase 7 horas e tinha poucas vagas para estacionar perto. As condições climáticas estavam boas, com ameaça de um pequena chuva, que acabou não se concretizando, para alegria dos atletas. Não havia muito sol, mas ventava um pouquinho.

Para provas curtas em asfalto sempre aposto no tênis Piranha SP 5 da Asics, o mais leve que eu tenho, com 106 g.  Estou comentando, pois alguns amigos perguntaram no evento. Fiz um aquecimento melhor, algo em torno de 10 minutos para não sair com as pernas tão duras e frio. Para não ficar tão encaixotado na saída fui me alinhar para a largada com antecedência, antes do aquecimento geral. Já estava movimentado.

Após a largada dos atletas portadores de necessidades especiais, largaram todos os atletas das distâncias de 5km e 10km, às 8h06min. E posteriormente o pessoal da caminhada. Não peguei muito congestionamento e saí bem tranquilo. Acho que até demais. Ao finalizar o  1º km vi que tinha feito um dos meus piores paces de início de prova, 4:45 min/km. Normalmente em provas desse tipo era pra ter girado próximo de 4:20 min/km.

Seguimos pela avenida beira mar continental no sentido da Ponte Hercílio Luz. Já havia desanimado, uma vez que tirar esses preciosos segundos não seria nada fácil. Me esforcei dentro do que podia e o 2º km melhorou pouco, 4:40 min/km, mesmo enfrentando uma pequena subidinha, próximo do retorno.

Na altura do IFSC de Coqueiros foi o ponto de retorno para todos. Dispensei a hidratação durante a corrida e passei reto pelo posto. Com a compensação da descida, no 3º km o pace melhorou aí sim ficou próximo do esperado. 4:32 min/km, mas com um grande esforço. 

Os dois últimos quilômetros, como sempre, foram bem sofridos com aquela vontade enorme de caminhar. Mas resisti e consegui até fazer um quilômetro final melhor que todos os outros. A minha sorte foi que optei pelos 5 km, pois já estava bem cansado. Próximo do portal de chegada os atletas dos 10km fizeram o retorno e abriram uma 2ª volta. Eu, fiquei por ali mesmo.

Completei os 5 km com o tempo líquido de 23min03s. Muito longe das minhas melhores marcas nas últimas edições: 21min37 (2016) e 21min57s (2017). Foi a primeira vez que fiz um split negativo em uma prova rápida, terminando a segunda metade mais rápida que a primeira. Não sei o que aconteceu, mas acho que fiz uma largada muito tranquila, e/ou senti o treino de 21 km feito dois dias antes.

Tomei um copo de água, recebi a medalha, peguei um isotônico e fui correndo pra ver a chegada da Aninha. Demorei muito e ela já tinha chegado com o tempo de 25min23s. A sua meta era fazer sub-25min e foi por bem pouco. Tenho certeza que na próxima vai conseguir. Na classificação das categorias eu fiquei em 8º lugar (45-49 anos) e a Aninha em 6º lugar na dela.

Depois ficamos acompanhando a chegada dos atletas que estavam fazendo os 10 km, conversamos com vários amigos presentes no evento, assistimos a premiação com a entrega dos troféus e aproveitei pra fazer uma boa massagem feita pela equipe da Elementos Massoterapia. Foi muito bom, pois nessas provas de grande esforço sinto dores na lombar ao seu final.

Concluindo, tivemos mais um evento muito bem organizado com a excelente estrutura da Corre Brasil. Boa hidratação, banheiros químicos, premiação até o 5º lugar nas categorias por faixa etária nas duas distâncias, massagem pós-prova, guarda-volumes, além da distância aferida e do belíssimo certificado. Só sugeriria  a entrega do kit ser ao longo de todo o dia, na véspera, quando se tratar dessa quantidade de atletas.

Percurso - 5 km (1 volta) e 10 km (2 voltas)
Kit da Corrida pela Paz 2018
Chegamos. Prontos para correr !!!
Loucas e Loucos por Corridas
(Foto: Corre Brasil)
 Alguns amigos presentes na prova
Voltando pela avenida beira mar continental
(Foto: Foco Radical)
Sprint final
(Foto: Foco Radical)
Medalha da Corrida pela Paz 2018
Certificado da Corrida pela Paz 2018

Local: Beira mar continental do Estreito - FLN/SC
Data: 14/10/2017
Horário: 8:00 hs (8:06 hs)
Distância: 5km (4,99 km)

Inscrição: R$ 41,00
Kit: Camiseta, barra de fruta, pacote de snackes de granola, número de peito e chip descartável.

Tempo: 23min03s
Pace: 4:37 min/Km
Tênis: Asics Piranha SP 5

2018
Colocação: 008 de 023 (45-49 anos)
Colocação: 096 de 380 (masculino)
Colocação: 103 de 824 (geral)

2017
Colocação: 012 de 030 (45-49 anos)
Colocação: 077 de 369 (masculino)
Colocação: 086 de 807 (geral)

Nenhum comentário:

Postar um comentário