sábado, 3 de novembro de 2018

28/10/2018 - Corrida Outubro Rosa - São José/SC

Foto: Foco Radical
Corrida Outubro Rosa- São José / SC


No último dia 28, finalizando o mês de Outubro, foi realizada sob organização da ACORSJ (Associação de Corredores de Rua de São José) a Corrida Outubro Rosa, com o objetivo de promover a conscientização e a prevenção do câncer de mama. O local escolhido foi a beira mar de São José, que se transformou em um imenso e bonito tapete rosa formado pelas atletas.

A adesão à prova foi bem grande motivada pela causa, e com grande participação do público feminino. Segundo a organização passaram de 1.200 inscritos na modalidades de caminhada e corridas de 5 km e 10 km.

A entrega dos kits foi feita na Loja Decathlon da SC-401, em Florianópolis. Para uma corrida no município de São José fica um pouco distante e podia ter sido mais próximo do local da prova. Eu a Aninha fomos na véspera retirar o kit e estava razoavelmente tranquilo. Só uma pequena fila para a distância dos 5 km que tinha um número muito maior de inscritos. Ainda bem que lembrei de levar o quilo de alimento não perecível, pois o controle para entrega do kit foi bem exigente nesse ponto.

Eu me inscrevi para a distância de 10 km e a Aninha nos 5 km. Como era de se esperar  o predomínio foi de atletas mulheres (558 concluintes). Os homens também marcaram boa presença e foram 386 concluintes. No total foram 944 concluintes na modalidade corrida, mais o pessoal da caminhada.

Durante a semana havia uma preocupação em relação a previsão do tempo que anunciava um ciclone no fim de semana. Isso deixou todos em alerta. Para a nossa alegria a previsão não se concretizou e a manhã de domingo amanheceu bonita, somente com um ventinho normal na beira mar.

As largadas estavam previstas para iniciarem às 8:20 hs, e foram feitas em 3 etapas. Primeiro largaram os atletas portadores de necessidades especiais, com grande participação do Instituto Paulo Escobar, que compareceu em peso. Em seguida foi a vez das mulheres, nas distâncias de 5 km e 10 km. E finalmente, próximo das 8:45 hs, foram os homens que partiram.


Como eu fiquei acompanhando e filmando a largada feminina acabei saindo mais atrás na masculina, pois já estava bem cheio quando fui me alinhar. Apesar de saber que o percurso é bem plano e conhecido, não estava treinado pra tentar bater qualquer RP, mas seria bom se fizesse um tempo próximo dos 46 min nos 10 km. Não estou fazendo mais treinos de tiros e velocidade até me recuperar totalmente e passar a maratona.

Meus inícios de prova estão mais contidos, sem exageros de paces muito baixos. Fazendo isso sacrifico qualquer chance de fazer um tempo final bom. Por enquanto vou preferir assim para não correr  riscos de ter uma lesão ou problema maior.

Nesse ano saímos pela avenida beira mar de São José por uma faixa da pista que estava fechada para os atletas. Seguímos até o final da beira mar onde foi feito o retorno, exatamente no km 2. Nesse ponto havia um posto de hidratação e aproveitei para pegar um copinho de água. O ritmo inicial nesse início ficou próximo de 4:40 min/km que é mais ou menos o pace que sigo em provas de meias maratonas.

Na volta já estava correndo ao lado das mulheres que tinham saído cerca de 5 minutos antes. A ciclovia ficou bem congestionada e acabei indo pela calçada da beira mar. Fui mantendo um ritmo regular por toda a prova. Corremos até o final da outra ponta da beira mar de São José e o retorno foi bem na divisa com Florianópolis, com exatos 4,5 km percorridos.

Completei a 1ª volta com o GPS registrando 5,1 km. Os atletas dos 5 km, tanto homens como mulheres, já ficaram por ali, no mesmo local da largada. A Aninha já tinha completado os 5 km quando passei. Segui reto, abrindo a 2ª volta. A essa altura a pista estava bem mais tranquila para correr, pois os atletas dos 10 km eram bem menos.

Eu não me lembro o motivo, mas o 7º km saiu mais alto que os outros. Foi bem no trecho chegando no 1º retorno da volta. Peguei outro copo de água, como na 1ª volta. Já estava com a boca bem seca. Desse ponto até o final fui tentando segurar o ritmo, mas com muita dificuldade. A ideia dos 46 min já era e eu corria só pensando em fazer o melhor possível para o dia.

Quase no final da beira mar a Aninha me aguardava e me ofereceu água. Eu nem consegui responder direito, só acenei que não queria. Estava tentando alcançar um outro atleta que estava mais a frente. Era o meu último quilômetro e foi o meu melhor, no meu limite.

Cruzei a linha de chegada bem esgotado com um tempo muito acima do que considero normal para essa distância, 48min04s. O meu Garmin registrou a distância de 10,21 km, e a passagem pelos 10 km ficou em 47min11s.

Recebi a linda medalha, em formato de laço, e fui logo procurar água. Como a fila estava grande descobri mais a frente refrigerante (Coca-Cola), melancia e bolo. Muito boa essa hidratação e guloseimas nessas provas da ACORSJ. Eu particularmente gosto muito.

Depois encontrei a Aninha, que ficou muito bem colocada na 29ª posição das 449 atletas dos 5 km. Ficamos conversando com os amigos, que descansavam e acompanhavam a chegada dos demais atletas. A premiação não demorou muito e estava bem animada com muito rosa. O Jabson novamente mandou muito bem e conquistou o 4º lugar geral nos 10 km.

Foi mais um excelente e grande evento, com boa hidratação e sinalização no percurso, banheiros químicos suficientes, guarda-volumes, serviços de massagem da Elementos Assessoria, água, refrigerante, frutas e bolos na chegada, resultado rápido, lindo certificado, além do dia ter colaborado também. Só as distâncias que ficaram com alguns metros a mais, provavelmente por conta da facilidade nos retornos. 

No final, como ainda era cedo ainda (10 horas), fomos tomar um bom café da manhã na Padaria Big Pan, que aliás, foi praticamente um almoço.

Percurso - 5 Km 1 volta e 10 Km 2 voltas
Kit da Corrida Outubro Rosa
Retirada do kit na Loja Decathon
Acompanhando a largada feminina
Correndo pela faixa fechada na 1ª volta,
(Foto: Foco Radical)
 Chegada. Tempo líquido 48min04s.
(Foto: Foco Radical)
Só no descanso e assistindo a chegada dos demais atletas.
  Muitos amigos e amigas presentes
(Foto: Maryangela Correa Domingues)
 Eu e a Aninha com a medalha
Foto: Ana Paula Marcon
 Eu, Aninha e a Fran da Elementos Assessoria
Certificado da Corrida Outubro Rosa

Local: Beira mar de São José / SC
Data: 28/10/2018
Horário: 8:46 hs (Largada dos homens)
Distância: 10 km (10,21 km)

Inscrição: R$ 40,00 (primeiro lote)
Kit: Camiseta, sacolinha, squeeze, sachê de capuccino, número de peito e chip descartável.

Tempo: 46min04s
Pace: 4:43 min/Km
Tênis: Skechers Go Meb Speed 3

Colocação: 010 de 023 (45-49 anos)
Colocação: 056 de 164 (masculino)
Colocação: 062 de 273 (geral)

Um comentário:

  1. 48:04 no resumo!!deve ter digitado errado! parabéns pela prova e pelo relato!! até aproxima!!!

    ResponderExcluir