quinta-feira, 13 de dezembro de 2018

09/12/2018 - 2ª Meia Maratona São José - Florianópolis / SC

Foto: Foco Radical
2ª Meia Maratona São José - Florianópolis / SC

Já tinha encerrado as minhas participações em provas longas esse ano com a Maratona de Curitiba, no mês passado. Porém, durante a semana me bateu aquela vontade de fazer essa 2ª edição da meia maratona, nada programada. Mesmo porque acontece no "quintal de casa", onde costumo treinar quando tenho que fazer uma quilometragem maior.

A prova cresceu e deu um salto em número de inscritos, passando dos cerca de 600 atletas no ano passado para 1200 atletas esse ano. Além da distância principal de 21 km, que poderia ser feita individualmente, em dupla ou em quarteto, tinham as opções de distâncias de 5 km e 10 km. Praticamente metade dos atletas estavam inscritos nos 5 km. A organização ficou novamente por conta da ACORSJ.

A entrega dos kits foi no Supermercado Angeloni de Capoeiras, no sábado, véspera do evento. O local era bem próximo da largada o que facilitou para quem se hospedou na região. Mesmo tendo me inscrito sem o kit fui retirar o meu número de peito e chip com o Gabi na hora do almoço. Também retirei o kit da amiga Andrea Pasold do grupo Mulheres que Correm (@mulheresquecorremoficial) e que mantém o blog "A vida é uma corrida". Até que o movimento estava bem tranquilo, só havia uma pequena fila para os 5 km. Era necessário levar um quilo de alimento não perecível.

O clima durante a semana esteve frio e no dia da prova continuou fresquinho e bom para correr. Não estava muito quente e o sol estava encoberto. Mesmo morando a alguns metros do local da largada chegamos cedo, às 5:50. A Aninha dessa vez foi só me acompanhar e dar uma força, depois de um final de semana anterior puxado com as corridas de Angelina e da FATENP.

Eu fui bem despreocupado e descompromissado para essa meia maratona. Sabia que o percurso era pesado por conta dos morros do Abraão, por isso a ideia era só tentar melhorar o tempo do ano passado, que tinha sido um desastre, 1h51min38s. Assim, estava bem leve e sem ansiedade alguma para correr. Acho que isso foi bom.

Fiz cerca e 5 minutos de aquecimento e já fui me alinhar para a largada. Como é de praxe, primeiro saíram os atletas PCD´s com os seus guias. Minutos depois foi a nossa vez, com os atletas das distâncias dos 5 km e dos 21 km (individual, dupla e quarteto). E por último, depois de alguns minutos, os atletas dos 10 km.


Largada dos 5 km e 21 km. Vídeo: Ana Paula Marcon

Largamos pela pista da beira mar de São José, parcialmente fechada, no sentido de Florianópolis. Percorremos cerca de 900 metros até virarmos à direita e acessar a faixa de ciclismo da beira mar. Como nesse início eram muitos atletas corri boa parte do tempo pela calçada, pois estava mais livre e e estou acostumado. Meu pace inicial, ficou entre 4:46 e 4:56 min/km, sem forçar e correndo leve.

O retorno foi feito no final da beira mar (Praia Comprida) e voltamos novamente pela pista fechada parcialmente. Passamos em frente ao local da largada e os atletas dos 5 km encerravam as suas participações por lá. Nós, dos 21 km, seguíamos reto no sentido Florianópolis novamente, mas dessa vez, sem retornar pela beira-mar. Como a maioria dos atletas fez 5 km, desse ponto em diante o caminho ficou tranquilo e espaçado para correr.

Estava me sentindo bem com essa largada mais conservadora, mas sabia que depois dos 7 km a parte mais pesada da prova estava por vir. Ainda consegui manter o pace abaixo de 5 min/km até esse momento, mas iniciando os morros não teve jeito e diminuí um pouco o ritmo.

Havia vários pontos de hidratação e fiz uso dos copos de água em quase todos os postos. Que bom que estavam geladinhos e refrescavam bastante. Eu não conseguia vencer a sede. O amigo e fotógrafo da Foco Radical, Alexandre Santiago, fez um belo registro do exato momento em que eu me hidratava correndo e não queria perder o ritmo.


Logo acessamos a Rua João Meirelles e em seguida a Rua Rosato Evangelista, com 8,5 km. Nessa última cruzamos com vários atletas dos 10 km que subiam e já retornavam para concluírem as suas provas. Deu pra sentir a dificuldade de como seria a subida da volta. Com certeza o trecho mais pesado da meia maratona.

Chegamos então na extensa Rua Des. Pedro Silva e seguimos reto, margeando as praias de Coqueiros, entre subidas e descidas. No Clube Trintão, com pouco mais de 10 km percorridos ficava o posto de troca do revezamento, motivo pela qual havia uma boa concentração de atletas. Passei bem por ali e sabendo que estava na metade da prova, começava a ficar confiante. Os 10 km tinha fechado em 49:08. Deu até para posar para uma bela foto feita pelo amigo Jeffrey Messa.


Passamos em frente ao Parque de Coqueiros (12º km) e continuamos até passar por baixo da Ponte Hercílio Luz, ainda em reforma. O ponto de retorno para os 21 km foi no 13º km, e além de receber uma garrafa de isotônico, recebemos uma pulseira de controle que teoricamente seria conferida na chegada, para que os atletas mal intencionados não cortassem caminho e retornassem antes.

Com a sede que eu estava bebi quase toda a garrafa de isotônico e segui mantendo o pace próximo de 5 min/km. Na passagem do 15º km ainda estava dentro do ritmo, com o tempo de 1h14min05. Meu grande medo seriam as subidas no final, quando estaria bem mais cansado, e elas estavam próximas.

A pior parte foi no 18º km com a pior das elevações. Mentalmente pensei em subir trotando devagar, sem caminhar, mas fisicamente não deu, e andei morro acima por alguns metros. Dessa forma, não cheguei tão acabado no topo e logo consegui recuperar o ritmo. Meu pace nesse km 18 foi de 5:40 min/km.

Encerrados os morros, consegui restabelecer o pace abaixo de 5 min/km e até a alcançar alguns atletas que tinham me passado na minha breve caminhada. Sempre de olho no relógio. Já sabia que iria melhorar o tempo do ano passado, mas fazendo as contas rapidamente vi que dava até pra sair um sub 1h45min.

Quando entrei novamente pela Beira-mar de São José me animei e vim acelerando concentrado numa chegada bem forte, literalmente contra o relógio. Cruzei o portal de chegada com o tempo líquido de 1h45min11s. A Aninha que me esperava, teve que dar um pique maior ainda pra chegar no portal e fazer um dos melhores registros das minhas chegadas. Simplesmente ficou demais !!!


Não consegui o sub 1h45min, mas reduzi em 6 minutos o meu tempo do ano passado e acabei fazendo a minha melhor meia maratona de 2018. Justo nessa que tinha o percurso mais difícil e não seria a das melhores para se fazer tempo. Vai entender !!! Só sei que fiquei muito feliz e contente com o meu desempenho.

Na chegada, recebi a minha medalha, tomei uns copos de água, isotônico, comi um pedação de melancia e, como é de costume nas corridas da ACORSJ, tomei uns 3 copos de Coca-cola bem geladinhos. Que delícia depois de uma suada meia maratona.

Encontrei a Aninha e ficamos juntos com os amigos assistindo a premiação. Gostei do resultado. Fiquei na 6ª colocação na minha categoria (45-49 anos) e na 60ª colocação geral. Depois aproveitei para fazer uma boa massagem na lombar com a Equipe da Elementos Assessoria Eventos, que mais uma vez esteve presente prestando um ótimo serviço de apoio aos atletas.

Meia maratona muito boa e que veio para ficar, com um percurso desafiador passando pela Beira-mar de São José, Praias de Coqueiros, e Beira-mar do Estreito. Na 1ª edição eu tinha registrado um único detalhe que senti falta, o isotônico, e esse ano teve no retorno dos 21 km na beira-mar do estreito e na chegada. Estrutura e arena de concentração do evento excelente e distância precisa na meia maratona. Parabéns a organizadora ACORSJ e a toda a sua equipe. 

Percurso 2018 (21,13 Km)
Eu e o Gabi indo retirar o kit no Supermercado Angeloni de Capoeiras
Kit da 2ª Meia maratona São José - Florianópolis 2018
A Aninha foi me acompanhar, torcer e fazer os belos registros
Alguns amigos presentes na 2ª Meia Maratona São José - Florianópolis / SC 
No começo é só alegria. Com pouco mais de 2 km na Beira-mar de São José.
(Foto: Alexandre Santiago - Foco Radical)
  Volta na passagem pelo bairro Coqueiros
(Foto: Equipe Confraria das Corridas)
Passando para a Beira-mar do Estreito com a Ponte Hercílio Luz ao fundo
(Foto: Foco Radical)
Acelerando na reta final
(Foto: Ivone Griss)
 Massagem revigorante da Elementos Massoterapia, depois dos 21 km
Medalha da  2ª Meia Maratona São José - Florianópolis
Certificado da 2ª Meia maratona São José - Florianópolis 2018

Local: Beira mar de São José
Data: 09/12/2018
Horário: 7:00 hs (7:07 hs)
Distância: 21,097 Km (21,13 Km)

Inscrição: R$ 50,00 (sem kit)
Kit: Sacolinha, camiseta, sachê de café cappuccino 100g, barra de frutas 20g, quadradinhos de granola 35g, squeeze, número de peito e chip descartável.

Tempo: 1h45min11s
Pace: 4:59 min/Km
Tênis: Asics Gel Noosa FF

Colocação: 006 de 017 (categoria 45-49 anos)
Colocação: 054 de 137 (masculino)
Colocação: 060 de 179 (geral)

Nenhum comentário:

Postar um comentário