sexta-feira, 28 de dezembro de 2018

23/12/2018 - 15ª Corrida de Natal do Pereba - FLN / SC

15ª Corrida de Natal do Pereba - FLN/SC


No último final de semana participamos da 15ª edição da Corrida de Natal do Pereba. Uma tradicional corrida de rua realizada em Dezembro, sob a organização do amigo Analto Romalino. O percurso abrange as ruas dos bairros Bom Abrigo, Abraão e Coqueiros, em Florianópolis, e nos possibilita percorrer e admirar um lindo visual às margens das praias de Coqueiros.

Desde 2012 alguns amigos Loucos por Corridas participam dessa confraternização entre os corredores, onde alguns correm vestidos de Papais e Mamães Noéis, e distribuem guloseimas para as crianças no percurso. Eu particularmente abandono qualquer intenção de desempenho e corro só curtindo e agradecendo mais um ano de saúde e de conquistas pessoais.

Antigamente a corrida era realizada no meio da tarde e dessa vez passou para às 8:30 da manhã de domingo. Muito melhor, pois correr à tarde, depois do almoço, não era fácil e geralmente já estava mais quente e sujeito a pancadas de chuva.

Na entrega do kit tivemos uma novidade, com a distribuição de um gorro e uma camiseta vermelha alusiva ao evento para serem usadas durante a corrida e devolvidas ao seu final. Ficou bem legal com quase todos os atletas uniformizados dando aquele clima natalino.

A distância dessa prova é padrão e única, de aproximadamente 5,75 km. Não há outras opções. O percurso não é dos mais planos e são 4 subidas na ida e 4 na volta, sendo uma delas mais íngreme. O tempo ajudou. Estava seco e encoberto. Melhor pra correr como Papai Noel. Mesmo assim optei por não ir com a calça e nem a barba, e sim de bermuda.

Com a quantidade de atletas chegando, a largada atrasou um pouquinho para que desse tempo para todos se inscreverem, pois as inscrições são sempre feitas momentos antes da corrida. No total foram cerca de 100 atletas participando nessa grande corrida de confraternização.

Eu e a Aninha nem precisamos nos aquecer. Ela iria correr em ritmo de trote, levando o saco de guloseimas e distribuindo pelo percurso. E eu iria acompanhá-la junto com mais alguns outros amigos Noéis que também iriam distribuindo balas e doces. Vide vídeo a seguir.

Vídeo Corrida de Natal do Pereba 2018


No momento da largada estava tão entretido com o sininho, filmadora, saco de doces, que esqueci de acionar o Garmin e só lembrei alguns metros depois. Por isso acabei usando o registro da Aninha que estava correndo comigo durante todo o percurso. Ficou bonito de ver esse início com um verdadeiro tapete vermelho de atletas.

Alguns atletas correram forte e pra valer, mas um grupo foi só curtindo ao longo do percurso num ambiente bem descontraído, filmando, fotografando, distribuindo doces, acenando, dando Feliz Natal. No retorno com cerca de 2,9 km percorridos teve um posto de hidratação. Nem pude pegar água, pois estava com as mãos ocupadas. Também nem deu sede.

Durante a volta, vários carros passavam buzinando e desejando um Feliz Natal. No trote que nós fomos nem senti que tinha percorrido os quase 6 km. O tempo passou rapidinho e tudo foi bem tranquilo e divertido.

Chegamos com quase 40 minutos de prova. A grande maioria dos atletas já tinha terminado e já estavam aproveitando a bela recepção com as deliciosas guloseimas disponíveis. Eram doces, frutas, cucas, gelinho, aǵua, refrigerantes, sucos, achocolatados, e para a minha surpresa saiu até uma rodada de pastel de carne, frito na hora. É lógico que durou somente alguns minutos e sorte que consegui garantir o meu. Nunca tinha visto isso em uma prova.

Como é padrão das corridas do Pereba cada atleta que chegava escolheu a sua medalha e o seu troféu. Quem chega antes pode escolher os melhores. Depois teve a corrida das crianças e a cerimônia de premiação. Os cinco primeiros colocados gerais masculinos e femininos receberam o cobiçado saco do Pereba, recheado de produtos sortidos. Também teve a formação do pódio até a 5ª  colocação por faixa etária. Consegui ficar em 10º lugar dos 10 atletas da minha categoria !!!

Completamos com isso mais um ano de corridas em Santa Catarina com essa gostosa prova que vem melhorando e surpreendendo a cada ano. Mesmo com recursos escassos e limitados o amigo Analto consegue reunir os amantes do esporte para uma verdadeira festa de confraternização entre os corredores. Destaque esse ano para a camiseta alusiva ao evento e o pastel pós-prova. Está de parabéns pelo acolhimento aos atletas. Ano que vem também quero !!!

Agora só falta a última corrida do ano: a Corrida Internacional de São Silvestre, em São Paulo. 

 Percurso da Corrida de Natal do Pereba 2018
Alguns amigos presentes
 
Grupo de Noéis ainda no início
Foto retirada de uma filmagem feita de um veículo que passou
 Nossa chegada
 Pastel frito na hora no pós-prova
Com os amigos e o organizador da Corrida de Natal: Analto Romalino
(Foto: Confraria das Corridas)

Local: R Médico Miguel Salles Cavalcanti - Em frente a Padaria Vó Zulma - FLN/SC
Data: 23/12/2018
Horário: 08:30 h (8:51 hs)
Distância: 6 Km (5,83 km)

Inscrição: R$ 20,00
Kit: Camiseta de Natal com devolução após a corrida. Somente o número de peito

Tempo: 39min50s
Pace: 6:50 min/Km
Tênis: Nike Revolution 4 vermelho

Colocação: 10 de 10 (45-49 anos)
Colocação: 60 de 65 (masculino)
Colocação: 80 de 97 (geral)

Nenhum comentário:

Postar um comentário