sexta-feira, 5 de abril de 2019

31/03/2019 - Meia Maratona Ilha da Magia - FLN/SC

Foto: Alexandre Santiago - Foco Radical
1ª Meia Maratona Ilha da Magia - FLN/SC


Essa foi a 1ª edição da Meia Maratona Ilha da Magia, sob a organização da ACORSJ. O evento fez parte da comemoração do aniversário de 346 anos da cidade de Florianópolis, ocorrido no último dia 23 de março. Veio com um percurso diferente, como o trecho até a AABB de Coqueiros e a passarela da Ponte Pedro Ivo Campos.

Não tinha nada programado para esse final de semana e decidi participar faltando menos de duas semanas para a prova. Como seria um percurso novo fiquei bem interessado, também por ser em trechos bem familiares, que normalmente percorro nos meus treinos longos para as maratonas. Não fiz treinos específicos, pois já vinha de uma outra meia maratona dentro do mês.

A entrega do kit foi somente na véspera, durante todo o sábado. Aconteceu em um local diferente, na Barbearia VIP, em São José, mesmo a corrida sendo em Florianópolis. Para os moradores da ilha ficou um pouco fora de mão. Pra mim foi bom, pois era pertinho de casa. Pensei que o local fosse ficar lotado para a entrega dos kits dos mais de 1300 inscritos, mas pelo menos nos horários que fui estava bem tranquilo e não peguei fila alguma. Gostei que no kit, além da camiseta e de um gel de carboidrato tinha um cupom de desconto de 50% para os serviços da barbearia durante o mês de Abril.

A Aninha não quis participar e foi me acompanhar para fazer o seu treino e a cobertura. O percurso é bem legal por causa disso, passando pela beira mar continental e na ilha, tem vários pontos possíveis de locação de bike Yellow. Tinha distâncias de 5 km, 10 km e 21 km., sendo que a única que atravessava a ponte para o lado da ilha era a meia maratona.

Nos dias que antecederam a prova o clima estava quente e com sol. Tivemos sorte que no dia da prova, apesar do tempo estar firme o céu ficou encoberto e o sol não apareceu. Muito bom para correr. Chegamos com uma hora de antecedência e as vagas próximas da largada já estavam escassas.

A largada e a chegada foram na ponta da beira mar continental, onde tradicionalmente são realizadas as corridas por lá. As largadas foram separadas. Às 7 horas largaram os atletas portadores de necessidades especiais. Em seguida foi a vez dos atletas dos 10 km e dos 21 km e por último os atletas dos 5 km, que foram a grande maioria.

Meu objetivo era fazer a meia maratona em menos de 1h45min. Levando-se em conta o meu condicionamento atual não seria fácil. Mesmo porque sabia que o percurso não era muito plano, complicando um pouco mais. Larguei na parte intermediária do pelotão. Quando fui me alinhar já estava cheio, pois estavam os atletas dos 10 km e 21 km. Para provas longas não vejo grandes problemas.

Inicialmente percorremos a conhecida beira mar continental, parte plana, e que permitiu um aquecimento para o restante da prova. Seguimos em frente durante 5 km, passando em frente ao Parque de Coqueiros, no sentido da AABB Coqueiros, onde foi feito o retorno para os atletas dos 10 km e 21 km. A minha intenção inicial era manter durante o pace abaixo de 5 min/km durante a prova toda. E inicialmente consegui, mas nesse ponto de retorno que foi no final de uma forte subida não deu para sustentar e escapou um pace de 5:08 min/km no 5º km. Tudo bem. Nada muito desesperador.

Voltamos até a altura do IFSC para acessarmos a Ponte Pedro Ivo pela passarela, com quase 8 km percorridos. O atletas dos 10 km seguiram reto para fecharem a prova, e se encontraram com os  atletas dos 5 km, que correram somente pela própria beira mar continental. Eu estava bem no meu objetivo, só quebrando um pouco na subida íngreme de acesso a ponte. Na passarela, no primeiro trecho subimos uma parte e depois descemos acentuadamente pela outra. A Aninha, que já tinha corrido até lá, ficou me esperando e fez um belo vídeo desse trecho.

Saindo da ponte, entramos pela Av. Beira mar Norte. É uma parte mais plana. Consegui correr ao lado da amiga Luísa por um trecho, mas não aguentei por muito tempo e tive que desacelerar pra me preservar para o final. Fizemos o retorno logo depois do Bar Koxixo's. Nesse ponto foi entregue uma pulseira de controle que deveria ser apresentada na chegada. Esse retorno aconteceu com pouco mais de 13 km percorridos.

Quanto a hidratação, segui o meu procedimento padrão de meia maratonas, beber meio copo de água e refrescar a cabeça com a outra metade, em todos os postos. Também bebi meio copo de isotônico. Não comi e nem usei gel de carboidrato.
Meu pace estava próximo dos 5 min/km ainda e fiz a passagem dos 15 km com 1:14:05. Nos quilômetros seguintes senti a perna pesar e não tinha como forçar. No 18º km passamos novamente pelo acesso a passarela da Ponte. É uma subida difícil e tive que me render a uma breve caminhada pra recuperar o fôlego. Pra recuperar o ritmo foi sofrido. Enquanto corríamos pela passarela dividíamos o espaço com alguns ciclistas. Se tivesse muitos atletas juntos esse trecho ficaria bem congestionado.

Após deixarmos a ponte entramos finalmente pelo beira mar continental para finalizar os últimos 2 quilômetros. Faltando cerca de 1 km para a chegada, a Aninha apareceu de bike e me acompanhou pela ciclovia incentivando e fazendo a filmagem. Eu estava concentrado tentando não quebrar muito o ritmo, pois a vontade de parar era grande. Sofri algumas ultrapassagens nessa reta final, mas não tinha condições de reação. Só recuperei uma no sprint final a poucos metros da chegada.

Vinha controlando o tempo e pelas minhas previsões completaria a meia maratona com pouco mais de 1h45min, ou seja, a menos que eu sprintasse bem antes, não conseguiria meu objetivo por pouco. De qualquer forma, ao avistar o portal de chegada acelerei tudo e concluí a prova com o tempo líquido de 1h43min53. Inicialmente fiquei muito contente pelo objetivo cumprido, mas em seguida verifiquei a distância que o GPS apontou, 20,77 km. Ou seja, faltaram cerca de 300 metros para o 21,097 km. E agora, será que daria ? 

Conforme alguns relatos e verificação em alguns aplicativos com GPS percebi que as três distâncias da prova: 5 km, 10 km e 21 km, faltaram cerca de 300 metros para completar as distâncias anunciadas. Nem a distância principal estava correta. Isso é muito chato para os atletas que participam e tem metas de tempo na distância. Até causa uma falsa ideia de melhora de desempenho gerando inclusive várias postagens em redes sociais com novos recordes pessoais.

Logo após cruzar o portal houve a conferência da pulseira de controle, entregue anteriormente no ponto mais distante da beira mar norte. Cheguei com muita sede e na área de hidratação tomei 2 copos de água, 2 de isotônico e 7 copos de Coca-Cola. Nunca me hidratei tanto e nem sei como foi possível. Ainda comi um pedaço de melancia e um bolo bem gostoso. Muito boa a recepção na chegada dos atletas. Retirei a minha medalha que foi entregue mediante ao ticket do número do peito. A medalha foi a mesma com as 3 distâncias gravadas na mesma. Particularmente acho que pelo menos a distância que dá nome a prova deveria ser diferenciada, sem ser genérica.

A Aninha ainda terminou o seu treino de 13 km e ficamos assistindo a cerimônia de premiação. Teve entrega de troféus para todas as 3 distâncias no geral e por categoria de faixa etária.

Apesar de não ser um percurso dos mais rápidos achei muito bonito e interessante, inovando até a Praia de Itaguaçu e voltando, e passando pela passarela da Ponte Pedro Ivo Campos. Tirando a questão das distâncias que poderiam ter a quilometragem correta, e a medalha única, a prova foi muito boa como um todo, principalmente quanto a sinalizações e hidratações no percurso. Uma excelente estrutura na chegada, com destaque a um lindo painel para fotos, guarda-volume, banheiros químicos, palco de premiação, e arena de chegada, que foi até liberada para consumo de todos no final.  

O resultado oficial foi divulgado posteriormente e também foi disponibilizado um bonito certificado, bem completo, junto ao desempenho de cada atleta.


Percurso 2019 (20,77 km)
Kit da Meia maratona de São José 2019
Retirada do kit na Barbearia VIP. Naito lá atrás...rs.
Eu e a Luísa na Beira Mar Norte quando consegui correr ao lado dela.
(Foto: Foco Radical)
Passarela da Ponte Pedro Ivo Campos, subindo...
(Foto: Ana Kátia Alves)
Passarela da Ponte Pedro Ivo Campos, descendo...
(Foto: Alexandre Carvalho - Foco Radical)
Lá vem a Aninha com a bicicleta da Yellow para me acompanhar
(Foto: Ana Kátia Alves)
Faltando menos de 2 km com a Ponte Hercílio Luz ao fundo
(Foto: Felipe Cruz - Foco Radical)
Acelerando para linha de chegada
(Foto: James Hilton Becker)
Acelerando para linha de chegada
(Foto: Foco Radical)
Chegada contra o relógio
(Foto: Confraria das Corridas)
Lindo painel para fotos
Missão cumprida para os dois. Eu 21 km e a Aninha 13 km + bike
Alguns amigos presentes
Medalha da Meia Maratona Ilha da Magia - 21km - 10km - 5km
Certificado completo.

Local: Beira mar Continental - Florianópolis / SC
Data: 31/03/2019
Horário: 7:00 hs (7:08 hs)
Distância: 21,097 km (20,77 km)

Inscrição: R$ 65,00 (em grupo)
Kit: Sacola, camiseta, gel de carboidrato, número de peito e chip descartável.

Tempo: 1h43min53s
Pace: 5:00 min/km
Tênis: Olympikus Pride 2

2019
Colocação: 008 de 028 (categoria 45-49 anos)
Colocação: 106 de 221 (masculino)
Colocação: 122 de 326 (geral)

Concluintes 05 km: 565 (317 feminino e 248 masculino)
Concluintes 10 km: 335 (129 feminino e 206 masculino)

Um comentário:

  1. Hanada
    Tudo bem?
    Sua descrição sobre as corridas no qual participa é fantástica. Sempre demonstrando o que foi positivos e o que deve ser melhorado...
    Acho bacana também quando descreve como se comportou na corrida em termos de esforço físico. Sabemos que vários fatores influenciam em nosso desempenho no dia da prova, para quem assim como eu está iniciando nas corridas (estou a 1 ano e 2 meses), ter essa visão de um atleta experiente e que descreve como ninguém sobre as provas que realiza, nos possibilita ir mais além.
    Parabéns pelos relato e o que vêm fazendo pelo esporte. Tenha certeza que você motiva outros atletas todos os dias.
    grande Abraço

    ResponderExcluir