Foto: ILHA - Foco Radical
Santander Track & Field Run Series Villa Romana
Fotos da Corrida FB (by Eduardo Hanada)
Neste ano, a Santander Track & Field Run Series - Etapa Villa Romana foi a minha primeira prova oficial. Corrida que venho participando desde 2010, e que tem como principais características um percurso plano, rápido, em asfalto, e sempre com excelente estrutura para receber os atletas, num conforto de um shopping center.
O valor da inscrição pelas facilidades e qualidade dos serviços oferecidos são bem em conta, principalmente para clientes do banco Santander que tem 25% de desconto para até duas pessoas com pagamento pelo seu cartão. Como eu bobeei e só confirmei a inscrição no último lote acabei pagando um pouco mais, R$ 89,25, mas poderia ser bem menos se tivesse feito antes.
As distâncias tradicionais foram de 5 km e 10 km (em duas voltas), com uma boa novidade, as aferições para as duas distâncias estavam perfeitas. Nas outras edições somente uma delas estava correta e a outra dava uma certa diferença. Isso é muito bom e importante, pois para os atletas que buscam RP (Recorde Pessoal) esta prova é uma excelente oportunidade.
Meus melhores tempos nos 10 km foram nesta corrida e também era a minha distância preferida. Porém, como ultimamente não estou tão preparado e estamos em um verão muito quente preferi fazer novamente a distância de 5 km. Mesmo com a largada prevista para as 6 horas, o sol aparece logo cedo e com o calor excessivo fica bem complicado abrir uma segunda volta, ainda mais no asfalto.
O local da retirada do kit foi na loja da Track & Field do Shopping Villa Romana e aconteceu na quinta, sexta e no sábado. Fui retirar o meu na quinta-feira mesmo e estava bem tranquilo. Teve cupom de 15% de desconto na loja para os atletas inscritos, mas não precisei comprar nada. Gostei bastante do kit, principalmente de uma canequinha para café. Eles sabem escolher um mimo. Antigamente também gostava muito de uma meia que vinha no kit, bem boa para correr.
No domingo da prova, tivemos que madrugar para chegar às 5 horas no local da largada, no Shopping Villa Romana. Fomos eu, a Aninha (que não iria correr, mas foi me acompanhar), e o Enio do Podcast Por Falar em Correr, que também foi prestigiar o evento. É bom chegar cedo, antes de começarem a fechar as avenidas, pois o acesso ao estacionamento do Shopping, que é liberado para os atletas, vai ficando mais complicado.
Chegamos e ainda estava escuro. A estrutura da prova foi montada toda em frente a entrada do shopping. Tinhas diversos painéis para fotos, painel com o nome de todos os atletas, tendas para tomar um cafezinho, tenda de massagem da Elementos Massoterapia, guarda-volumes e até aquela estrutura para fazer os vídeozinhos girando 360 graus. Este ano o chip não foi mais aquele retornável, que precisávamos devolver no final da corrida. Ele já estava colado junto ao número de peito.
Ultimamente como tem feito muito calor e estou mais pesado não consigo mais correr com pace abaixo de 5 min/km, mesmo em distâncias mais curtas. Meu desafio nesta prova foi correr para fazer os 5 km abaixo de 25 min. Sinceramente achava uma meta bem difícil pelas condições atuais.
Como a ideia era correr mais forte nos 5 km fiz um aquecimento durante uns 10 minutos e fui me posicionar mais a frente, próximo do portal. Pontualmente às 6 horas foi dada a largada para as duas distâncias e lá fui eu com a intenção de manter o pace abaixo de 5 min/km durante toda a prova.
A largada é feita numa curva e congestiona um pouco no início, mas rapidamente ganhámos a avenida e podemos correr bem soltos. Queria sair forte, mas sem exagerar para não cansar muito rápido. Gostei do 1º km com pace de 4:49 min/km. Não fui na empolgação da galera e fiz o meu ritmo. Dentro das expectativas.
O dia estava quente, mas o sol não tinha aparecido neste início, escondido pelas nuvens. Fiz um 2º km controlado e cravado nos 5 min/km. Precisava de um pouco mais de gordura para a parte final. Mais uns 500 metros à frente foi o ponto de retorno para as duas distâncias, bem em frente a OAB, na avenida beira-mar norte. Olhei o Garmin e confirmei exatos 2,5 km. Pelo menos os 5 km estava bem aferido.
Fiz o retorno me esforçando para ganhar mais alguns segundos no 3º km e valeu o esforço, fechando com pace de 4:53 min/km. Faltavam só mais dois quilômetros, mas começou a esquentar e a vontade de dar aquela caminhada apareceu, mas consegui resistir. Para não perder tempo e nem o foco nem peguei água nos postos de hidratação, que estavam dando aquela água em lata. Fechei o 4º km no sacrifício para manter o pace em 5 min/km. Bem suado.
Faltava somente mais um quilômetro e já imaginava que daria o sub-25min, mas não dava pra bobear nessa reta final, pois não tinha muita gordura pra queimar. Fiz muita força, principalmente nos 300 metros finais. Não estava mais aguentando. Próximo da chegada já me gritaram que estava com 24 minutos e faltava somente alguns metros. Isso deu um gás pra terminar a prova e cumprir a minha meta.
Acelerei nos metros finais e cruzei a linha de chegada quase vomitando de tanto esforço. A meta estava cumprida. Meu tempo líquido ficou em 24min37 e a distância registrada ficou cravada em 5 km. Perfeito. Tive que me recompor por alguns minutos, pois cheguei bem exausto. Tomei algumas latinhas de água para hidratar, peguei umas frutas, caixinha de água de côco, e retirei a medalha. Gostei que ela identificava também a etapa e data da prova.
Depois fui assistir a chegada dos amigos com a Aninha e o Enio, que estavam próximos da chegada. Achei legal que enquanto estávamos por lá deu pra ver bem de perto um jacaré que passava pelo riozinho, bem em frente ao shopping. Observando a chegada dos atletas dos 10 km notei que o trecho final estava diferente dos outros anos. Foi acrescentado um trecho adicional próximo a chegada para fechar a distância correta. Muito bom.
O resultado da corrida saiu bem rápido e ficou disponível pelo app no celular. Fiquei na 3ª colocação na categoria por faixa etária dos 50-54 anos nos 5 km. Até que foi bom. Pena que as corridas da Track & Field Run Series não premiam as categorias por faixa etária, somente os cinco primeiros colocados gerais.
Kit da Santander Track & Field Run Series Villa Romana
Retirada do kit na loja do Track & Field no Shopping Villa Romana
Chegamos cedo
Painel com nome dos inscritos
Reta final, quase chegando
(Foto: FEC - Foco Radical)
Chegando e brigando pelo tempo.
Pós-prova com muito cafezinho
Medalha da Track & Field Run Villa Romana 2023
Presença de uma jacaré na Track & Field Run Series - Villa Romana 2023
Certificado Santander Track & Field Run Villa Romana
Data: 05/02/2023
Horário: 6:00 (6 horas)
Distância: 5 km (5,00 km)
Inscrição: R$ 89,25 (com cartão Santander com desconto de 25% e último lote)
Kit: Sacolinha, Camiseta, uma caneca de café, três pacotes de café, 2 pacotes de uma garrafinha de cappucino, um brownie Belive sem açucar (40g), número de peito com chip descartável.
Tempo: 24min37
Pace: 4:56 min/Km
Tênis: Saucony Kinvara 11
Colocação: 003 de 012 (50-54 anos)
Colocação: 090 de 255 (masculino)
Colocação: 123 de 528 (geral)
Nenhum comentário:
Postar um comentário