Páginas

sábado, 9 de fevereiro de 2013

03/02/2013 - Corrida Rustica de Praia Portonave/Iceport - Navegantes/SC

5a. Corrida Rustica de Praia Iceport Portonave

Resultado
Fotos da Corrida

Ao contrário da maioria dos amigos "Loucos por Corridas", que foram participar da Corrida 30 Km da Ponta do Papagaio, eu decidi participar novamente da Corrida de Praia Iceport/Portonave, no município de Navegantes. 

A minha intenção era tentar melhorar o tempo em relação ao ano anterior que tinha sido de 51min48s. Estava até bem confiante em conseguir essa marca.

Levantei cedinho para me preparar e seguir para Navegantes. Foram uns 100 Km e aproximadamente 1h15min. Por lá já havia um bom movimento e as ruas na redondeza já estavam fechadas. Dei um jeitinho e consegui estacionar bem em frente a largada.

Fui retirar o kit e ainda bem que levei a lata de leite em pó, pois também estavam exigindo rigorosamente de todos. Tinha até um carro vendendo as latas de leite ao lado por R$ 12. Quem não tinha levado teve que se render.

Eu pensei que não fosse encontrar muitos conhecidos, mas o círculo de amizades nesse mundo de corridas é muito grande e vai crescendo a cada evento. Isso que é uma das coisas mais legais que esporte permite.

A largada, programada para às 8:30, teve um pequeno atraso. Havia as modalidades de 5 Km e de 10 Km, e todos saíram juntos. Eu fiquei mais a frente por causa da dispersão que é  complicado na saída pela areia macia. 

O início eu já sabia que seria por areia fofa, mas não estava contando que os 2 Km seguintes também seriam. Isso devido a maré que estava alta.

O meu 1º Km até que foi bem razoável, mas acho que devo ter me esforçado um pouco além do normal, e fui logo diminuindo nos quilômetros seguintes e perdendo várias posições.

1º Km – 04:43
2º Km - 05:12
3º Km – 05:16
4º Km – 04:53
5º Km – 05:00
6º Km – 05:07
7º Km - 05:09
8º Km – 05:16
9º Km – 05:19
940m – 04:53

Uma coisa que eu percebi nessa corrida, que foi toda pela areia, é que o que me incomoda mesmo é a variação do terreno por onde passamos, ora areia fofa, ora areia dura, ora água da maré. É muito chato ter que se adaptar a cada nova passada e pisada. Por isso prefiro os percursos em asfalto.

No início da prova saímos numa mesma tocada eu, o Fausto Egídeo, o seu Ademir e o seu Antônio pelo que eu me lembre. Quando comecei a perder o ritmo, o Fausto e o seu Antônio seguiram mais a frente. Eu já estava me arrastando no final do 3º Km. 

Pelo menos o tempo tinha colaborado. Não havia o sol intenso dos últimos anos e a temperatura estava  agradável, próxima dos 25 ºC.

Para minha felicidade começou um trecho com a areia mais dura que foi do 4ºKm ao 8ºKm. Mesmo assim era necessário fazer alguns zigue-zagues para fugir da água que avançava pelas areias, mas às vezes não dava tempo e molhar o tênis era inevitável. Nem nesses trechos eu conseguia o mesmo rendimento das ruas. 

Aos poucos fui me aproximando do amigo Fausto novamente, e uma vez próximo fui tentando acompanhá-lo, pois sei que ele tem o ritmo parecido com o meu. Estava em um esforço tremendo para conseguir isso. Às vezes eu até pensava em abortar a ideia e caminhar, mas ter um pacer durante a corrida acaba ajudando nessas situações.

Seguimos juntos até o final e na chegada aconteceu uma coisa bem interessante. Deu um rigoroso empate técnico de tempos. Tempo bruto de 50min54s e tempo líquido de 50min48s, ou seja, largamos e chegamos juntos no mesmo segundo. Se quiséssemos não conseguiríamos de novo.

Quanto ao meu objetivo de baixar o tempo já era. Na verdade eu até abaixei 1 minuto em relação ao ano passado, que foi de 51min48s, mas o percurso teve cerca de 400m a menos. Ainda não foi dessa vez que consegui baixar o pace dos 5 min/Km nessa corrida. Vai ficar para o ano que vem.

No final da corrida tivemos bastantes frutas, água e um isotônico quente, que só consegui tomar um copinho. Fiquei pra ver a premiação junto com o pessoal de Floripa Alexandre, Gislaine, Nathan e a esposa. Durante a premiação deu para perceber que o nível dos atletas estava bem mais alto em relação ao ano passado.

A prova foi muito boa, organizada, com a distância praticamente correta, infraestrutura legal, chip descartável e resultado geral rápido (ainda durante a premiação), além do valor da inscrição ser um dos menores de Santa Catarina . Se tivesse que dar uma nota como um todo seria nota 9.

Ah, esqueci de comentar que no kit, além da camiseta do evento tinha até camisinha. Primeira vez.

 Momentos antes da largada
Estamos quase chegando, Fausto !!!
Como eu sofro nessas areias fofas !!!
Eu o amigo Fausto chegando em um incrível empate técnico
 Nathan (viciando no mundo das corridas) e eu
Grande Florianópolis presente em Navegantes

Local: Praia Central de Navegantes / SC

Data: 03/02/2013
Horário: 8:30 Hs 
Distância: 10Km (9,94 Km) 

Inscrição: R$ 29 + uma lata de leite em pó 
Kit: Camiseta, camisinha, número de peito e chip descartável.

Tempo: 50min48s
Pace: 5:04 min/Km

Colocação: 13 de 19 (categoria 40-44 anos)
Colocação: 99 
de 174 (masculino)
Colocação: 108 de 211 (geral) 

4 comentários:

  1. Parabéns Eduardo,
    Fiquei sabendo que a prova estava bem difícil. Ainda bem que a temperatura colaborou esse ano. Nesse final de semana, fiz a corrida da Ponta do Papagaio. Gostei do seu tempo. Ah, eu conheço o Nathan, não sei se você repassou o seu blog para ele, eu vou repassar.
    Bons treinos, um forte abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Marcelo. Realmente esse ano com a areia mais fofa acabou ficando um pouco mais difícil. E como foi a corrida da Ponta do Papagaio ? Você acabou fazendo sozinho mesmo ? O Nathan eu conheci pessoalmente em Navegantes. Ele estava em Itajaí também. Já estamos em contato pelo fb. Bons treinos também e um abração. Até a próxima, amigo.

      Excluir
  2. Oi, Eduardo.

    Não sei não se você não está tomando gosto pelas provas em areia. ;)
    Nunca corri em Navegantes, mas acho que iria gostar também. Seu tempo foi excelente, principalmente diante do percurso na areia fofa. Não se cobre tanto...
    Este domingo tem a Corrida da Pinheira, vamos?

    Forte abraço e bons km's!

    Helena
    correndodebemcomavida.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Obrigado, Helena.
    rs... posso dizer que correr por pisos irregulares não é muito do meu agrado, mas como no verão não tem muitas opções vamos encarando esses desafios diferentes. Além disso tem o fator calor que derruba muito o meu rendimento. Pelo menos já deu pra descobrir que eu preciso desenvolver e fortalecer mais as minhas pernas. Estou encarando essas corridas entre areias e trilhas como um trabalho de base...rs.
    Domingo eu devo ir. Vou fazer a prova da Lua Cheia no sábado a noite e se estiver inteiro vou sim !!! Acho que vai ser a minha última na praia esse ano...rs.
    Um abração.

    ResponderExcluir