Páginas

quinta-feira, 16 de agosto de 2018

12/08/2018 - Circuito Banco do Brasil de Corrida - Etapa Florianópolis

Foto: Foco Radical
Circuito Banco do Brasil de Corrida - Etapa Florianópolis

Resultado 5 km e 10 km

Me lembro que no ano passado eu lamentava por esse circuito não estar fazendo parte do calendário das corridas de rua de Santa Catarina. E que bom que em 2018 a etapa de Florianópolis integrou a lista desse Circuito Banco do Brasil de Corrida. Posso dizer que foi uma das melhores corridas de rua que já participei.

A inscrição poderia sair bem em conta pra quem é cliente Ourocard função crédito, saindo por R$ 40 (metade do preço da inscrição com kit básico). Eu e a Aninha acabamos ganhando de presente de aniversário da minha irmã, Juliana. Ambos optamos pela distância de 10 km. Como seria em um percurso plano e em asfalto, eu queria testar como estava a minha velocidade nessas provas mais curtas, pois ultimamente só tenho treinado rodagem em função da maratona.

A entrega dos kits foi feita na Loja Centauro do Floripa Shopping e ocorreu somente no sábado, véspera da prova, das 10h às 18h. Segundo a organização estavam inscritos cerca de 1.800 atletas nas distâncias de 1km, 5km e 10km. Fui próximo da hora do almoço com o meu filho e estava bem tranquilo, sem fila alguma. Não teve grandes burocracias para retirada dos kits para terceiros. Peguei também o da Aninha e da Adriane. Para os inscritos ainda tinha 20% de desconto nos tênis ASICS da loja.

Uma grande estrutura foi montada ao redor da Praça Sesquicentenário, local da largada e chegada da corrida. Para garantir uma vaga pra estacionar mais próximo chegamos por volta das 5h45min da manhã, ainda escuro. Na arena, várias tendas de serviços disponíveis aos atletas, inclusive com organização com senhas. Tinha serviços de guarda-volume, massagens, teste de pisada, exame de bioimpedância e até uma espaço infantil para a criançada, além de vários painéis para fotos, inclusive com mensagem alusiva ao Dia dos Pais. Até o dia ajudou, com o tempo fresquinho, sem muito vento e sem chuva.

Já fazia uns 2 meses que não estava treinando velocidade e nem tiros, por isso a minha expectativa era chegar o mais próximo possível dos 45 min na distância de 10 km. Não consegui fazer um bom aquecimento. Fiquei conversando com os amigos e quando vi já estava na hora. No número de peito dos atletas estava escrito o pelotão de cada um, identificado por cores, para o posicionamento na largada. Tive a sorte novamente de estar no pelotão Quênia e sair lá na frente, junto com o Gustavo e a Virna do vôlei que eram padrinhos do evento. O acesso a cada uma das baias foi bem rigoroso com checagem atleta a atleta.

A largada, prevista para às 7 horas, foi pontualíssima. Todos os atletas da distância de 5km e 10km partiram inicialmente no sentido da Ponte Hercílio Luz. O bom de sair na frente é que pegamos a pista limpa, mas o ruim é que saímos cantando pneu. Até que consegui me controlar um pouco.

Fiz o meu 1º km com pace de 4:29 min/km. E queria tentar manter o pace próximo disso ao longo de toda a prova. Corremos até chegarmos embaixo da Ponte Hercílio Luz, onde foi feito o retorno, com cerca de 1,8 km percorridos. Voltamos pela outra pista da avenida beira-mar norte, que estava fechada para os atletas. Passamos em frente ao local da largada, com 3,6 km, e seguimos então no sentido do viaduto de acesso ao norte da ilha. Nesse momento já ouvia o locutor anunciar a chegada do campeão da prova de 5km, o amigo Leandro Heinze. Chegou sobrando. Meus parabéns !!!

Eu segui tentando manter o meu ritmo e consegui ir bem até o 5º km. Os atletas dos 5 km retornaram antes. Nós, dos 10km, continuamos reto até um pouco depois do bar Koxixo´s, onde completamos cerca de 6,8 km percorridos. Nesse ponto fizemos o retorno e depois seguimos finalmente no sentido do local da chegada.

Estava com a boca seca e peguei um copo de água na ida e outro na volta para hidratar e molhar a garganta. Um item a se destacar é que o percurso dos 10km não foi feito em duas voltas, como acontece na maioria das vezes nas corridas na beira mar.

Na volta, reparei que vinha sendo acompanhado logo atrás por umas motos batedoras. Era o amigo Geraldo Protta que vinha puxando a líder feminina dos 10 km, Ana Teixeira. Só lembro dele pedir para ela me acompanhar nesses pouco mais de 2 km e para eu puxá-la. Segurei um pouco o meu ritmo até ela chegar (8º km e 9º km) e fomos juntos lado a lado por um tempo. Um dos batedores se aproximou e disse que eu não poderia acompanhá-la sob pena dela ser desclassificada. Não entendi muito bem. Então, acelerei um pouco e segui um pouco mais à frente.

Já na reta final ela encostou novamente e correu para vencer a prova feminina dos 10 km na 1ª edição do Circuito Banco do Brasil de Corrida - Etapa Florianópolis. Foi legal de ver a sua chegada, pois acompanhei de perto todo o esforço que ela fez pra sustentar o ritmo. E a chegada ficou mais bonita ainda com a narração do amigo Giovanni Martinello (vide vídeo abaixo). Foi a 1ª corrida de rua da Ana Teixeira em Florianópolis e já chegou vencendo. Está de parabéns !!!


Eu cheguei tentando ficar na casa dos 45 min alto, mas não deu por alguns segundinhos. Mesmo assim gostei da prova que fiz. Cruzei o portal com o tempo líquido de 46min09s. Quando olhei o Garmin vi que o mesmo tinha registrado o percurso exatos 10 km. Aferidíssimo e bom para se tentar um RP ! Rapidamente dei uma respirada, me hidratei, retirei a medalha e peguei o isotônico (em saquinho) e algumas frutas.

Fui então ao encontro da Aninha ver a sua chegada. Dessa vez fiquei bem próximo do portal para os devidos registros. Ela veio bem animada e chegou até saltando ao cruzar a linha de chegada. Também fez uma excelente prova e ficou contente com o resultado.

A premiação foi rápida, pois foi somente para as categorias gerais. Não teve premiação por faixa etária. Já descansados aproveitamos um pouco da estrutura oferecida pelo evento: fiz massagem, tiramos foto com os jogadores de vôlei Virna e Gustavo e ganhamos uma camiseta autografada por eles, peguei uns balões com gás hélio para o "Gabi", e alguns amigos aproveitaram pra fazer o teste da pisada e o exame de bioimpedância. Outros ainda se divertiram dançando Zumba. Eu não pude ficar por mais tempo porque era Dia dos Pais e já tinha almoço programado com o filhão.

Me surpreendi positivamente pelo evento como um todo e gostaria muito que se mantivesse nos próximos anos essa etapa. Pontualidade. Percurso plano, em asfalto, e rápido. A distância de 10 km bem aferida, em apenas uma volta e com vários postos de hidratação. Uma excelente estrutura montada para receber os atletas com vários serviços e atrativos, inclusive para as crianças. Resultado rápido e com certificado. Disponibilidade do vídeo da chegada e fotos grátis pelo Ativo Foto Clube.


Percurso Circuito Banco do Brasil de Corrida - Etapa Florianópolis (10,02 km)
 Kit do Circuito Banco do Brasil de Corrida - Etapa Florianópolis
Amamos correr. Será ?
Painel para fotos - Dia dos Pais
No pelotão Quênia, com a Adriane, a Virna e o Gustavo do vôlei
 Acelerando, com a Ponte Hercílio Luz ao fundo
(Foto: Foco Radical)
Aninha acelerando na reta final
(Foto: Ativo Foto Clube)
 A cara feia era do Sprint final na chegada
(Foto: Ativo Foto Clube)
 Sessão de fotos com os jogadores de vôlei, Virna e Gustavo

Galerinha contente no final da prova. Ganhamos até balão de gás Hélio.
Eu e a Aninha com a atleta Aline Trancoso de Curitiba.
Do Instagram para a vida real. Super simpática.
Certificado
Medalha da prova, camiseta autografada e balões de gás Hélio

Local: Praça Sesquicentenário - FLN/SC
Data: 12/08/2018
Horário: 07:00 hs
Distância: 10km (10,02 km)

Inscrição: R$ 40,00 para correntista OuroCard (presente)
Kit: Sacola térmica, camiseta, chip descartável e número de peito.

Tempo: 46min09s
Pace: 4:37 min/km
Tênis: Asics Hyper Speed 6

Colocação: 10 de 019 (categoria 45-49 anos - aproximado)
Colocação: 48 de 199 (masculino - aproximado)
Colocação: 49 de 285 (geral - aproximado)

Concluintes 05K aproximado: 420 atletas
Concluintes 10K aproximado: 285 atletas

Nenhum comentário:

Postar um comentário