segunda-feira, 6 de setembro de 2010

06/09/2010 - Corrida Coruja 2010 - Etapa Cidades Irmãs

Corrida Coruja 2010 - Etapa Cidades Irmãs 

Essa foi uma corrida um pouco diferente aqui da região da grande Florianópolis. Além de ser realizada em um dia útil (apesar de ser véspera de feriado), foi realizada à noite. A minha expectativa era grande, pois meus amigos já haviam participado da edição anterior em Jurerê e todos haviam falado muito bem. O problema é que depois de um dia de trabalho já estava me sentindo meio cansado. Acho que prefiro correr de manhã cedo mesmo, pois estou mais inteiro. Mas a experiência de correr a noite também me agradou. 

Fui retirar o kit à tarde, depois de sair do serviço. Encontrei o Lucena, a Marta e o Renato. Todos esperando ainda pelo kit que não havia chegado. Demorou um tempinho pra conseguirmos, mas no final deu tudo certo. E fui para casa me abastecer e descansar um pouco. 

Voltei para o local da largada à noite e já estava bem escuro. A corrida seria realizada com trechos parte em São José e parte em Florianópolis, fazendo jus ao nome de Corrida Coruja Etapa Cidades Irmãs. Aliás, o portal que faz a divisão entre as duas cidades tem um visual fantástico à noite, muito bem iluminado e digno de ser cartão postal. 

Uma preocupação que surgiu antes do início da prova foi a não presença da Guarda Municipal de São José para auxiliar na organização do evento, principalmente para controle do trânsito na região, uma vez que a prova seria realizada em uma avenida movimentada e de alta velocidade. Ainda bem que a Polícia Militar estava presente e não tivemos grandes problemas, pois as pistas foram interditadas. 

Antes da largada, foram distribuídas pulseiras fosforescentes dando um toque especial e também servindo como um sinalizador durante o percurso. Em seguida foi anunciado o percurso tanto para a prova de 5 Km como para a de 10 Km (duas voltas). 

Todos os atletas se dirigiram para debaixo do portal, de onde seria dada a largada. Eram aproximadamente 100 atletas. O curioso é que estávamos todos ainda descontraídos e conversando, quando de repente alguém anunciou a largada e todos saíram correndo. Acho que não foi a largada oficial, mas foi a que acabou valendo. Depois não teve como segurar... 

Dessa vez não tivemos as marcações dos kms e mesmo sendo um percurso conhecido não consegui saber o ritmo exato que estava levando na prova. Larguei novamente sem forçar muito. Agora estou conseguindo me controlar um pouco mais nesse momento. Tentei acompanhar durante o início meu amigo Sérgião, mas já desisti no 1o. Km. Se continuasse no ritmo dele iria quebrar rapidamente. Em seguida passaram por mim o Renato e o Diego, e também foram logo se distanciando. 

No final da 1ª volta passei com o tempo de 22min46s. Talvez teria sido o meu melhor tempo nos 5 Km, mas não consegui precisar exatamente essa distância. O duro dessa passagem é imaginar que ainda temos outra volta inteira para completarmos a corrida. Boa parte dos atletas fez o percurso de 5 Km, mas a maioria eu acredito que tenha feito a de 10 Km. Segunda volta bem no sacrifício e para não ficar sem motivação, foquei em pelo menos conseguir ultrapassar mais um atleta que estava uns bons metros na minha frente. No meio da segunda volta até consegui ultrapassá-lo, mas também fui ultrapassado por outro. Acabou dando na mesma. 

Ainda bem que o percurso foi todo plano e apesar de muito esforço, deu pra terminar bem a prova, com o tempo total de 44min59s. Se realmente tivesse sido 10 Km para mim já seria um sonho esse tempo. Olhei o Sportband e o mesmo registrava 9,26 Km. Pace de 4min51s. Pelo menos para a distância esse é o meu melhor pace até o momento. Refiz o percurso pelo Mapmyrun e o mesmo marcou um pouco mais de 10Km, porém eu não sabia traçar o percurso novo próximo a divisa das duas cidades, que ainda estava com o mapeamento antigo. De qualquer forma foi bom. 

Cheguei com muita sede e fome, pois não havia jantado, é claro. Porém, pra minha surpresa e de muitos atletas dessa vez não havia nada para comer: nem uma frutinha, como é normal. Mas fazer o que... tive que descontar em casa. 

Fiquei aguardando a premiação, olhando as fotos, que a organização oferece (R$ 10,00) instantes depois do fim da corrida. Um serviço bem legal para guardar de recordação. 

Enquanto eu e o Renato estávamos conversando, chamaram os nossos nomes para a premiação da categoria 40-44 anos. O Renato ficou em 2° e eu em 3°.Puxa, que surpresa agradável. Eu nem tinha esperanças, pois a premiação até o 3° lugar é bem mais limitada. 

Um outro fato interessante que acontece nas corridas é a possibildiade de conhecer pessoas novas por meio desse blog, que curtem o esporte e que me reconhecem durante os eventos. É muito bom compartilhar experiências e esses momentos com os amigos. 

Parabéns, Renato. Apesar da nossa mascote Nina ter nos deixado, vai ficar a lembrança dos bons momentos, como as das suas fotos. Força mais uma vez, Renato e Marta. Vocês são guerreiros e estão sempre se superando. Ah, não posso deixar de registrar a nova máquina fotográfica da Marta: show !!! 

Parabéns também a todos os amigos, que aliás, foram todos devidamente premiados com troféus. 

Percurso
A nossa mascote vai deixar lembranças 
Eu e o Dyego 
Supervisual do Portal que divide São José - Florianópolis 
Surpresa inesperada é melhor ainda 

Data: 06/09/2010
Hora: 20hs 
Local: Portal Florianópolis / São José
Distância: 10 Km (9,26km)

Inscrição: R$ 35,00 
Kit: Camiseta, sacola e Número do peito 

Tempo: 44min59s
Pace: 4:51 min/Km 

Colocação: 03 de 04 (categoria 40-44 anos) 
Colocação: 27 de 43 (masculino)
Colocação: 28 de 50 (geral) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário