domingo, 7 de novembro de 2010

07/11/2010 - Corrida de Caritas - Jurerê Internacional - Florianópolis / SC

Corrida de Caritas - Jurerê Internacional - Florianópolis / SC 

Essa foi a minha 50ª corrida rústica em aproximadamente 1 ano e meio de participações nesses eventos esportivos. Não tinha oportunidade melhor pra comemorar. Essa seria uma corrida beneficente, com objetivo de cunho social, visando arrecadar recursos para dar melhores condições às crianças vítimas de violências. Causa muito nobre. 

Essa também seria a primeira vez que participaria de uma corrida seguida de outra na véspera, com pouco mais de 12 horas de diferença. No dia anterior tinha corrido aproximadamente 8 Km. Como sabia que seria pesado, ao invés de participar da corrida com distância de 10 Km, decidi participar na de 5 Km mesmo. Melhor coisa que fiz. 

Dia da corrida, expectativa grande, acordei cedo e não consegui mais dormir direito. Preparei as minhas coisas e fui um pouco mais cedo para pegar o kit com camiseta do evento, squeeze e ingressos. Sabia que iria bastante gente, mas não imaginava que seria tanto. Muitos estudantes, muitos atletas e muita gente bonita participando. 

Encontrei com a nossa turma, que mesmo tendo participado na véspera iriam encarar os 10Km. Só eu e a Sueli que decidimos correr a de 5 Km. O meu objetivo nessa corrida era tentar chegar abaixo dos 23 minutos e de preferência abaixo do meu último melhor tempo na distância: 22min48s. 

Como tinha muita gente, minha estratégia foi largar no pelotão da frente para evitar a perda de tempo na dispersão. Fui bastante ultrapassado no início, mas foi melhor assim. Saí decidido a fazer a primeira parte do trajeto em ritmo normal e acelerar na segunda parte. Não havia as marcações no meio do percurso e a minha referência seria o ponto de volta que teria 2,5 Km. Mas estava tão concentrado que acabei esquecendo de olhar o cronômetro. Só lembro que tinha virado a mais ou menos 11min e alguma coisa. 

Hora de acelerar. Na volta, ao contrário da ida, fui ultrapassando o pessoal que ia se cansando ao longo do trajeto, e também conseguia aumentar um pouco o meu ritmo. Durante o percurso, apesar de estar quente, nem peguei água. Estava já quase no meu limite e ao chegar perto do portal de chegada ainda queria fazer as últimas ultrapassagens e conseguir melhorar o meu tempo. A essa altura já estava em dúvida se seria possível, pois o calor castigava. Nos últimos 200 metros segurei a respiração, dei um sprint final e consegui alcançar mais uns 3 atletas. 

Cheguei cravando o cronômetro em 22min46s. Somente 2 segundos abaixo do meu melhor tempo, mas diante das condições foi excelente. Depois da chegada, recebi a medalha de participação e simplesmente tomei 4 garrafinhas de água de 500ml. Além de comer ainda algumas frutas. Aguardei então o pessoal chegar da prova dos 10Km. Eu havia feito somente uma volta (5 Km). Não ia conseguir manter o ritmo se tivesse continuado. 

Nessa corrida, como havia muita gente e podium somente para os 3 primeiros colocados de cada categoria não tinha a mínima esperança de conseguir alguma coisa. A Laine Valgas da RBS prestigiou o evento e estava anunciando a premiação. Na minha categoria ela já havia anunciado o 2º e o 3º lugar. Pensei, realmente não terei a mínima chance mesmo. De repente ela anunciou o meu nome em 1º lugar da categoria. Nem acreditei e nem estava esperando. Foi uma sensação de susto com muita alegria, pois era a primeira vez que conseguia tal feito. Tá certo que os feras correram a prova de 10Km, mas pra mim valeu muito. 

Nem preciso dizer que adorei o evento em todos os aspectos, até mesmo vendo pelo outro lado também. Foi emocionante acompanhar a chegada dos mais idosos conseguindo completar o percurso, ver os filhos universitários incentivando as suas mães durante a corrida e gente que estava estreando, buscando a superação em cada passo. Todos estão de parabéns e com pelo menos 1 Kg a menos. Excelente organização e torço imensamente para que esse evento se repita o mais breve possível. 

Percurso 5 km
Eu, Nilton e o Renato aguardando o início da corrida 
Largada 
Chegando com o Nilton 
Missão cumprida 
Laine Valgas (RBS) anunciando a premiação 

Data: 07/11/2010
Hora: 9h00min
Local: Av. dos Buzios - Jurerê Internacional - Florianópolis / SC 
Distância: 5 Km 

Inscrição: R$ 32,00 
Kit: Camiseta, squeeze, Número do peito 

Tempo: 22min46s 
Pace: 4:33 min/Km 

Colocação: 1 de 10 (categoria 40-44 anos) 
Colocação: 19 de 118 (masculino) 
Colocação: 21 de 193 (geral) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário