domingo, 27 de março de 2011

27/03/2011 - Corrida Rustica Cidade de São José / SC

Corrida Rustica Cidade de São José / SC 

Mais uma corrida no quintal de casa. Local onde normalmente costumo treinar. Apesar disso, gosto bastante de correr por aqui, pois é um percurso plano, com uma bela paisagem e já bem conhecido. 

Para essa corrida não estava muito disposto e ansioso como nas outras. Andava meio desanimado, sem poder treinar muito. Mas nem por isso deixei de ter a minha meta em mente: completar os 10 Km abaixo dos 47 min. 

Não precisei acordar tão cedo, pois além da largada estar marcada para as 9 horas, eu estava a menos de 1 Km do local. 

Ao chegar ao local da corrida, havia uma grande quantidade de pessoas, mas muito além do normal. Nas corridas preliminares teríamos alunos, professores e diretores de diversas escolas do município participando também. Muito legal a iniciativa, sendo a primeira vez que havia visto tanta criança participando. E emocionante mesmo foi ver a chegada dos atletas especiais, que provavelmente corriam pela primeira vez e que se superavam para cumprir o percurso e receber a sua medalha. 

Com isso a largada principal atrasou em pelo menos meia hora, fazendo com que o sol que já estava forte castigasse ainda mais os atletas. Para aqueles que correriam 5 Km seria uma volta pela Beiramar de São José e para aqueles que correriam 10 Km seriam duas voltas. Pouco mais de 100 atletas participaram da corrida de 10 Km. 

Larguei bem e só fui perceber que estava em um ritmo mais forte ao passar pela placa de 1 Km com o tempo de 4min09s. Gostei que a corrida estivesse com as sinalizações da Km. Depois disso tive que reduzir o ritmo para poder levar até o final. Nos próximos 3 Km passei com paces um pouco superior a 4min30s (4:31 / 4:36 / 4:36), mantendo um bom ritmo. 

Como estava quente não poupei nenhum posto de água para hidratação. Fechei a primeira volta, completando os 5 Km em 22min47s. Com esse tempo, apesar de cansado, estava animado para tentar o meu objetivo de tempo abaixo de 47min. Porém, a segunda volta foi bem mais desgastante, principalmente pelo sol intenso. Os paces começaram a subir se aproximando dos 5 min/Km nos Km que se seguiram (4:58 / 4:50 / 4:50). E não tinha jeito, estava no meu limite. Sofri algumas ultrapassagens e quando estava com aquela vontade que bate sempre de desistir, encontrei o Paulo pelo caminho, que me acompanhou e me deu uma força até o 9º km, mas mesmo assim fechei em 5:07. 

Bom, a partir daí, pra dar um ânimo no final, fui em busca de umas ultrapassagens, gastando as minhas últimas energias e após muita insistência consegui realizá-la a poucos metros da chegada, com um último sprint (4:54). Cronômetro travado em 47min28s. Não foi de todo mal pelo calor que acabou fazendo por conta do horário avançado, mas ficou faltando um pouquinho pra chegar no tempo que eu buscava. Agora vai ficar pra próxima. 

Muita hidratação e fruta pra se recuperar, e o caminho de casa dessa vez foi rapidinho. 

Criançada de várias escolas em peso na corrida 
Parceiros velhos de guerra 
Olha eu aguardando a largada 
Quero água 
Agora já estou terminando. Cansado por causa do sol intenso. 

Local: Beira mar de São José - Em frente ao Centro Multiuso
Data: 27/03/2011
Horário: 9h00min 
Distância: 10 Km (9,9 Km) 

Inscrição: R$ 25,00
Kit: Número do peito 

Tempo: 47min28s
Pace: 4:49 min/Km 

Colocação: 11 de 17 (categoria 40-44 anos) 
Colocação: 45 de 87 (masculino) 
Colocação: 48 de 102 (geral) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário