domingo, 3 de abril de 2011

03/04/2011 - 7ª Corrida Rustica Cidade de Bombinhas / SC

7ª Corrida Rustica Cidade de Bombinhas / SC 

Corrida em Bombinhas pra mim é sinônimo de altos morros e grande sofrimento nas subidas. Ano passado foi a primeira vez que corri por lá, concluindo o percurso em 1h01min08s. Ainda me lembro bem de como foi suada a minha participação. Após um ano queria avaliar como tinha sido a minha evolução, e buscava um tempo próximo dos 55 minutos. 

O percurso de 11 Km foi praticamente o mesmo, alterando somente a posição da largada, que dessa vez foi feita pela praia. Ainda bem que foi um trecho curto de praia, não chegando a 1 Km, pois esse não é o meu piso preferido. 

A largada foi dada às 9 hs, com pouco mais de 100 atletas. Acho que até poderia ter sido programada para mais cedo. O dia estava bonito, sem nenhuma nuvem no céu, e o sol estava radiante, excelente para os que foram curtir a praia, porém deixava a prova um pouco mais desafiadora. 

Larguei no pelotão do meio, e como já sabia da encrenca fui levando em um ritmo mais confortável. Mas acabei ficando sem referencial, pois não havia a marcação de Km. Saindo do trecho de areia, ganhamos as ruas da cidade, que em boa parte era de paralelepípedos. O 1º e o 2º km foram razoavelmente tranquilos em trechos mais planos. 

Depois é que a coisa foi ficando feia. À medida que avançávamos na prova começavam a aparecer as monstruosas subidas. Eu lembrava que eram pesadas, mas parece que ficaram piores. Sofri várias ultrapassagens nesses trechos. A vontade era de parar e caminhar, ladeira acima. Porém, o subconsciente dizia para seguir em frente, correndo em “slow motion”, mas correndo. A impressão que dava era que os atletas andando iam mais rápidos que eu “correndo”. 

Como o percurso era pelas ruas da cidade, havia muito trânsito de veículos o que também era um motivo de preocupação, pois em muitos pontos cruzávamos por avenidas. Novamente, pelo excessivo calor não poupei os postos de hidratação. Bom como não havia referenciais de Km, tive referenciais dos amigos que correm mais ou menos no mesmo ritmo, Renato, Egomar, Israel e um pouco mais forte o Dalto e o Paulo. 

Depois de encarar algumas subidas no 3º e 4º km, cheguei ao ponto de retorno já bem cansado, mas disposto a pelo menos manter o ritmo, que consegui somente até o Km seguinte. Depois disso já estava praticamente me arrastando pelo percurso, e novamente sofrendo ultrapassagens nas subidas. Logicamente após uma grande subida, tem uma grande descida, mas nada que compensasse a perda de tempo nas subidas. 

Então a minha luta seria contra o tempo do ano passado. Praticamente nem olhei para o relógio durante toda a corrida. Só quando cruzei a linha de chegada pude ver o tempo de 56min35s. Não foi o tempo que tinha como meta (em torno de 55 min), mas foram cerca de 4min30s a menos em relação ao ano passado. Fiquei satisfeito, houve progresso. 

Nem precisa dizer que cheguei exausto e passando um pouco mal. Mas depois de vários copos de isotônicos e água fui voltando ao normal. Aguardamos a premiação e valeu a pena, pois sobrou até um troféuzinho pela 7ª colocação, muito bonito por sinal. 

Essa semana estou completando 2 anos de participações em corridas e vou comemorar na Corrida 40 anos Unimed (minha idade por sinal). Espero que esteja bem. 

Domingo de calor intenso 
Concentração antes da largada 
Chegando acabado 
Esperando a premiação debaixo de uma sombrinha 

Local: Av. Vereador Manoel José dos Santos, nº 702 - Centro de Bombinhas / SC
Data: 03/04/2011
Horário: 9h00min 
Distância: 11 Km 

Inscrição: R$ 25,00
Kit: Camiseta e Número do peito 

Tempo: 46min35s
Pace: 5:09 min/Km 

Colocação: 07 de 13 (categoria 40-44 anos) 
Colocação: 54 de 49 (masculino) 
Colocação: 59 de 109 (geral) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário