domingo, 1 de maio de 2011

01/05/2011 - 2ª Corrida do Trabalhador - Balneário Camboriú / SC

2ª Corrida do Trabalhador - Balneário Camboriú / SC 

Aguardava ansioso por essa corrida. Com o percurso programado inicialmente igual ao ano anterior, eu buscava melhorar o meu tempo em pelo menos 5 minutos. Na última edição tinha feito em 51min29s, me recuperando de uma dor nas costas que incomodava. 

Momentos antes da largada foi anunciada a alteração do percurso. A corrida que seguiria pelas duas principais avenidas da cidade: Atlântica e Brasil, ficou restrita à Av. Atlântica somente, pois caso contrário o congestionamento se tornaria em um caos. 

Não havia tantos atletas como na última edição, pois o final de semana foi cheio de corridas pelo estado, nem por isso deixou de ser um grande evento e uma festa pelas ruas de Balneário Camboriú. 

As corridas com largada às 16 horas são meio complicadas para mim. Geralmente nos finais de semana nos dedicamos a comer um pouquinho mais, além de exagerar um pouco nas comidas mais pesadas. Mas lá estávamos nós. 

Para o percurso de 10 Km seriam duas voltas, saindo da Praça Tamandaré em direção a Barra Norte e retornando. 

Na largada me empolguei um pouco, saí forte junto com o pessoal de elite (mas só os primeiros metros). Paguei caro, e no final do 2º km já estava com a língua de fora. Não aprendo. O duro é que depois que você sai forte não tem como compensar e toda a corrida fica comprometida. Meu 1º km fechei em 4:22 e o 2º em 4:40. A partir daí começou a decadência. Nem diminuindo o ritmo consegui voltar ao normal. E a corrida foi ficando sofrida. Daquelas que a gente quer pedir pra sair. 

O interessante da prova é que durante todo o percurso havia gente assistindo, pois estávamos correndo pela principal avenida da cidade, com vários prédios, restaurantes e praia ao redor. Os únicos que não devem ter gostado muito eram os motoristas que por causa da corrida enfrentaram um bom congestionamento. 

O pace, após o retorno da primeira volta começou a aumentar 4:47, 4:52, 4:58 e não abaixou mais. Isso foi na primeira volta. Sinceramente acho que deveria ter participado da prova de 5 Km e ficado por aqui. Abri a segunda volta já bem mais cansado e não estava conseguindo manter o ritmo abaixo de 5 min/Km, e assim foi subindo 5:08 / 5:04 / 4:59. O esforço para chegar ao final foi enorme. Como me custou essa saída mais forte no início. Nem o sprint final consegui dar dessa vez. 

Consegui concluir a corrida com o tempo de 43min03s. Bem abaixo do tempo que eu queria. Pena que o percurso e a distância ficaram menores também (9,1 Km segundo GPS de amigos). Mas no final até que não foi tão desastroso. 

O destaque na premiação ficou para nosso amigo Nilton Generini, que conquistou mais um troféu na categoria, e que foi bastante comemorado por todos. É isso aí, Nilton, continue sempre assim. Em seguida, comi um churros na praia (pois ninguém é de ferro), enfrentei um baita temporal pra sair de Balneário Camboriú, e segui de volta pra casa. 

Nilton, o nosso grande vencedor da corrida 
Aquecimento nas ruas movimentadas de Balneário Camboriú 
Largada disputada. Dessa vez não deu pra sair na foto 
Corrida acompanhando a praia em quase toda a sua extensão 
Cruzando a linha de chegada 

Local: Praça Tamandaré - Balneário Camboriú / SC
Data: 01/05/2011
Horário: 16h00min 
Distância: 10 Km (9,1 Km) 

Inscrição: R$ 35,00
Kit: Camiseta e Número do peito 

Tempo: 43min03s
Pace: 4:44 min/Km 

Colocação: 7 de 11 (categoria 40-44 anos) 
Colocação: 37 de 51 (masculino) 
Colocação: 40 de 66 (geral) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário