domingo, 15 de maio de 2011

15/05/2011 - 1ª Meia-maratona de Balneário Camboriú / SC

1ª  Meia-maratona de Balneário Camboriú / SC 

Domingo, 15 de maio, 4 horas da manhã e o despertador toca. Dia da 1ª  Meia maratona de Balneário Camboriú. O tempo estava chuvoso e o frio já começava a castigar. Levantar ou não levantar ? Que preguiça, danada !!! É claro que tinha que levantar. Tomei um banho quente, tomei o meu café tradicional antes da corrida e parti rumo a cidade de Balneário Camboriú. 

Durante todo o trajeto para Balneário Camboriú choveu, e chegando lá, percebi que a chuva não iria nos dar trégua dessa vez, e foi o que aconteceu. Por causa dela a corrida teve um atraso de aproximadamente 45 minutos. Muitos atletas chegando mais tarde. Ainda bem que conseguimos um abrigo nas instalações do Parque Unipraias. Com isso já havia conseguido retirar o kit, que estava bem legal. 

Mais de 500 atletas participaram do evento nas várias modalidades: meia-maratona, corrida de revezamento, 5 Km, marcha atlética. Tenho certeza que a chuva assustou muita gente, uma pena. 

Meu objetivo para a prova era abaixar meu último tempo da meia-maratona de Florianópolis que havia sido de 1h47min, em março desse ano. Já imaginava ser difícil por não ter treinado tanto longas distâncias e pelo percurso apresentar um morro de tirar o fôlego. 

Larguei determinado a cadenciar o meu ritmo por volta de 5 min/Km, sem me esforçar muito no ínício, e estava indo bem, cumprindo o planejado. Nessa primeira parte corremos por toda Beiramar de Balneário Camboriú no asfalto todo plano, e as minhas parciais nos primeiros cinco quilômetros foram: 4:38 / 4:49 / 4:51 / 4:45 / 4:47. 

Acho bem legal quando temos as placas de sinalizações. Ajudam bastante no gerenciamento da corrida, principalmente em grandes distâncias. Após o 5º km chegou o tão esperado e temido morro (acho que o nome é morro da Rainha). Meu pace subiu para 5:42/Km. Não andei, mas fui tão lerdo quanto. Todo mundo aproveitando para me ultrapassar. Passado o morro, começou a descida, recuperei algumas posições e novamente entrei no meu pace objetivo, correndo praticamente constante até o 11º km, com os paces de 4:56 / 4:50 / 5:00 / 5:00 / 5:00. Não sei até agora como consegui correr o 9º, 10º e o 11º  km cravados em 5 min/Km. 

A essa altura já estávamos próximos da cidade de Itajaí, e iniciava o retorno em direção a Barra Sul de Balneário Camboriú. Mais ou menos nesse ponto estava sendo feito a troca no revezamento. E a chuva, ainda nada de parar. Continuava firme e forte. Com metade da prova completada, começou a bater o cansaço e aos poucos fui sentindo que o rendimento estava caindo. Com algumas placas de Km erradas tinha até batido um desânimo maior, pois havia registrado o último Km em 6min56s. Sorte que na indicação seguinte registrei o Km com 3min17s. Na média ainda estava razoável. 

Agora chegava novamente o trecho do morro, só que dessa vez eu já estava bem mais cansado. Insisti em não ceder a caminhada. Mas mesmo assim os tempos aumentaram e muito, passando da casa de 6 min/Km – 6:33 / 6:21. Após muito sacrifício ladeira acima respirei aliviado e segui rumo aos últimos 6 Km. A esse altura já não estava mais pensando qualquer objetivo de tempo. A minha preocupação era conseguir terminar. Esse finalzinho pra mim sempre foi o mais complicado, pois as pernas já não são as mesmas. Tudo vai ficando mais duro e dolorido. 

Ainda consegui virar o meu último quilômetro nos 5 min. Depois disso, foi subindo 5:13 / 5:20 / 5:18. Em algum desses quilômetros mais altos o Renato e mais alguns atletas passaram por mim. Até pensei em tentar acompanhar o Renato e voltar ao ritmo de antes, mas desisti da idéia, pois mal estava conseguindo me manter. Nos dois últimos quilômetros, que demoraram uma eternidade, ainda consegui aumentar um pouco o ritmo (5:09 / 5:03), mas dessa vez, não tive forças para um sprint final. Cheguei, definitivamente me arrastando, concluindo a prova com o tempo de 1h48min42s. Acima do esperado, mas mesmo assim contente com o resultado. 

Muito isotônico para recuperar, entrega do chip e recebimento da medalha e de mais uma camiseta. Missão cumprida com mais uma meia-maratona no currículo (4ª). Pose para fotos finais, e direto pra casa pra tomar um banho quentinho. Nem deu pra ficar muito, pois continuou chovendo !!! 

Aquecendo um pouquinho 
Grupo reduzido, mas sempre presente 
Com atraso de mais de 30 minutos estamos prestes a largar 
Recuperando as energias. Estava difícil até de segurar a medalha. 

Local: Av. Atlântica 6006 - Parque Unipraias – Barra Sul
Data: 15/05/2011
Horário: 8h00min 
Distância: 21,097 Km 

Inscrição: R$ 60,00
Kit: Número do peito, squeeze, camiseta regata, boné, hidratante e chip. 

Tempo: 1h48min42s
Pace: 5:10 min/Km 

Colocação: 18 de 32 (categoria 40-44 anos) 
Colocação: 148 de 235 (masculino) 
Colocação: 163 de 283 (geral) 




º 










Nenhum comentário:

Postar um comentário