domingo, 22 de maio de 2011

22/05/2011 - Corrida Pedra Branca para Empresas - Palhoça / SC

Corrida Pedra Branca para Empresas - Palhoça / SC 

Mais uma vez a Sports Do nos brinda com um excelente evento realizado na cidade de Palhoça: a Corrida Pedra Branca para Empresas. Já havia feito e pago a minha inscrição quando acabei ganhando outra nos sorteios do twitter. Acabei incentivando a participação de um colega de trabalho que prontamente aceitou o desafio. 

Para ter uma maior quantidade de participações foram disponibilizadas várias categorias que totalizavam 12 Km de percurso: individual, duplas e quartetos. Uma iniciativa muito boa. 

Participei dos 12 Km na categoria individual que se daria completando quatro voltas por dentro do condomínio Pedra Branca. 

Quem estreou na corrida, alem do meu colega de serviço Luiz Felipe, foi a nossa grande amiga, fotógrafa e agora corredora Marta Ventura, que participou da corrida de revezamento em dupla e chegou muito bem. 

Ao contrário da corrida anterior realizada em março, tivemos um lindo dia de sol. A largada foi dada aproximadamente às 9 horas, com cerca de 300 atletas tanto no individual como nas duplas e nos quartetos. Muitos atletas vindos de academias e assessorias esportivas de várias cidades do estado. Achei muito legal. No total participaram uns 500 atletas. 

Largadas assim geralmente são bastante tumultuadas, por isso tratei de me posicionar mais a frente. Consegui sair sem muitos atropelos e estava programado para fazer um ritmo confortável na primeira volta para conhecer o percurso. Quem disse que consegui. Naquela empolgação fechei os primeiros quilômetros em 4:22 / 4:30 / 4:15 (esse último quilômetro da volta muito duvidoso). 

Novamente paguei caro pelo começo forçado, e na segunda volta os tempos já subiram bastante: 5:04 / 4:41 / 4:41, e foi dando aquela vontade de desistir. Por essas parciais já consigo perceber como o meu rendimento vai caindo após um começo mais forçado. Mais de 40 segundos em um mesmo trecho de 1 Km. No final dessa segunda volta o Renato me alcançou e já estávamos bem próximo da Milena, que está cada vez mais rápida. Nesse momento conseguiram tirar uma foto bem legal enquadrando nós três. 

Iniciando a terceira volta, o rendimento caiu mais ainda, e o tempo do primeiro Km da volta saltou para 5min18s, seguido de 4:57 / 4:41. Isso se deve principalmente pelos morrinhos dessa parte do percurso. A essa altura o organismo começa a se acostumar e a vontade de desistir vai diminuindo de intensidade. 

Finalmente, na última volta meu tempo do primeiro quilômetro subiu mais um pouco, indo a 5min25s. Como já havia completado os 10 Km decidi então dar uma acelerada pra tentar fechar um pouco melhor a prova. Consegui passar pela Milena e fui tentando seguir mais forte, fechando em 4:49. Nos últimos duzentos metros, depois de muito sacrifício, consegui emparelhar com o meu amigo Renato. E acabamos terminando a corrida juntos. O tempo registrado foi de 57min19s, e esse último “quilômetro” do trecho foi de 4min23s. Fiquei contente por completar o percurso em menos de 1 hora. 

Posteriormente, segundo informações de GPS de amigos verificou-se o registro de 11,47 Km de percurso, e não os 12 Km. Por isso o último Km de cada volta estava baixo demais. 

Na chegada, uma excelente recepção com várias frutas, água e muito isotônico gatorade. Entreguei o chip, retirei a medalha de participação e tirei um foto que estavam oferecendo para os atletas. Legal que a foto seria entregue gratuitamente em seguida para os atletas. Até nisso os organizadores se preocuparam. Além disso, tivemos as já tradicionais fotos pós-corrida com a turma. 

Excelente evento e muito boa a organização. Tomara que tenhamos outra em breve. 

Nilton, Bruninho, Sebastião e eu. 
E o pessoal apareceu em peso 
Primeira volta
Na segunda volta o gás já estava acabando. 
Participação total. E, parabéns Marta.
Com cara de cansado, mas com o medalha.

Local: Show Pedra Branca - Palhoça / SC
Data: 22/05/2011
Horário: 9h00min 
Distância: 12 Km 

Inscrição: R$ 50,00
Kit: Número do peito, squeeze, camiseta dry-fit, sacola ecológica e chip. 

Tempo: 57min19s
Pace: 4:47 min/Km 

Colocação: 15 de 25 (categoria 40-44 anos) 
Colocação: 73 de 144 (masculino) 
Colocação: 74 de 181 (geral) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário