domingo, 13 de novembro de 2011

06/11/2011 - Corrida Rustica PRF 50 anos - FLN/SC

Corrida Rustica PRF 50 anos - FLN/SC

Menos de 24 horas depois da última corrida lá estava eu (o Ênio também), participando da 8a etapa do ranking da ACORSJ – Corrida Rústica PRF 50 anos. Corrida promovida também para comemorar os 50 anos da Polícia Federal.

Uma grande estrutura e grande arsenal de veículos, entre carros, motos e até um helicóptero, ficaram em exposição na arena próximo a largada, onde pudemos tirar várias fotos. Antes da corrida também passei por um posto de pesagem para poder medir a perda hídrica na corrida, registrando o peso inicial de 73 Kg.

O tempo estava bom, mas o vento da beira mar continuava por lá. E boa parte do percurso foi semelhante ao da corrida anterior. Apesar de saber que seria uma meta difícil pelas circunstâncias queria fazer o meu sub-47min nos 10 Km.

A corrida contava as distâncias de 5 Km e 10 Km, cujo percurso seria de 1 e 2 voltas respectivamente. Houve um pequeno atraso na largada e à medida que o tempo avançava o sol se tornava mais presente. Com uns 20 minutos de atraso foi dada a largada. Dessa vez eu estava decidido a não forçar muito na saída e tinha jurado me controlar.

Mesmo assim o 1oKm para mim sempre é o melhor. Passei com o pace de 4:34. Dessa vez bem mais controlado que no dia anterior que tinha passado a 4 min/Km. Ainda no 2o Km estava com o vento a favor e consegui manter um bom ritmo (4:39) indo no sentido do local onde trabalho, IF-SC reitoria, em Coqueiros. Nesse ponto era o retorno, onde aproveitei para tomar um copo de água. No 3o Km o ritmo já não era o mesmo (4:46), mas também não era nada catastrófico.

Cheguei então novamente a beira mar continental e por mais que me esforçasse não conseguia vencer a luta contra o vento e isso fez com que o meu retorno da 1a volta elevasse o pace do 4o e 5o Km para 5:02 e 5:00, respectivamente. Mais um copo de água e comecei a 2a volta, novamente com o vento a favor.

O pace caiu um pouco novamente ficando em 4:50 e 4:54 no 6o e 7o Km. Pelo menos estava abaixo dos 5 min/Km. Ao passar pelo ponto de retorno recebi uma pulseira que na chegada servia para comprovar a passagem por aquele ponto na prova de 10 Km. Agora faltava pouco, mas o sol já bem quente e o vento contra não dava trégua. A essa altura sofri algumas ultrapassagens, mas por outro lado consegui fazer algumas também. No 8o Km ainda mantive o pace em 4:58, mas no 9o Km não teve jeito e ele foi para 5:02.

Agora faltava somente 1 Km, pelo menos era o que eu imaginava. Pelas minhas parciais já tinha percebido que a marca sub-47min seria impossível. Mesmo assim, sempre nos últimos metros eu tento um sprint final, ainda mais se tiver como alcançar alguém ainda nos metros finais. E foi o que fiz, consegui recuperar uma posição e cheguei forte gastando as minhas últimas energias.

Cravei o cronômetro e para minha surpresa vi o tempo de 46min40s. De onde eu teria tirado tanto tempo pra chegar nesse tempo? Aí lembrei de verificar a distância do GPS: 9,62 Km. É, não tinha sido dessa vez. Com os metros que faltavam para os 10 Km meu tempo seria acima de 48 min. Tá difícil baixar esse tempo, mas uma hora eu chego lá.

Antes de me hidratar, passei novamente pelo posto de pesagem e verifiquei o meu peso, 71,9 Kg, ou seja, tinha perdido 1,1 Kg de líquido durante a corrida. Tinha que repor isso em seguida, e foi o que fiz. Acho que até mais. Missão cumprida. Agora só faltam mais 2 etapas para o fechamento do ranking ACORSJ 2011.

Beira mar Continental - dobradinha no final de semana

Bom número de participantes

Exposição dos veículos da Polícia Militar

Pesagem inicial para medir a perda hídrica da corrida

Agora só descansando

Local: Beira mar continental -  Florianópolis / SC
Data: 06/11/2011
Horário: 9:00 Hs
Distância: 10 Km   (9,62 Km)  

Inscrição: R$ 21,00 
Kit: Número do peito, camiseta e 2 barras de cereais  

Tempo: 46min40s
Pace: 4:51 min/Km


Colocação: 9 de 15 (categoria 40-44 anos)
Colocação: 67 de 127 (masculino)
Colocação: 72 de 148 (geral)

Nenhum comentário:

Postar um comentário